12 dezembro, 2007

"Eu é mais bolos"

Continuando na senda revivalista, o You Tube é uma caixinha de surpresas e fonte de relíquias inesperadas. Inadvertidamente, encontrámos José Severino e o memorável "Eu é mais bolos". Uma pérola com mais de duas décadas, que apetece ver e rever, sem parar.
SKETCH HERMAN JOSÉ

O tal programa

O "Tal Canal" de Herman José, emitido no longínquo ano de 1983, foi eleito o melhor programa de televisão dos últimos 50 anos, num concurso promovido pelo DN, revista Time Out e Produções Fictícias. Para os mais nostálgicos, concedemos a oportunidade de reverem o inesquecível genérico. Ai que saudades!
TAL CANAL (1983)

Assobios para Sócrates

José Sócrates ficou lívido quando alguns deputados do Parlamento Europeu interromperam, por mais do que uma vez, o seu discurso em Estrasburgo, exigindo a ratificação do tratado europeu. Visivelmente irritado, à boa maneira socrática, mas sem nunca se descair, o PM português disse: «Eu gosto destes momentos parlamentares». Pois. O tu queres sei eu!

Privilégios para eleitos

O deputado do PSD José Raúl dos Santos teve um acidente de viação no Príncipe Real, em Lisboa, e interpelado pela polícia, recusou ser submetido ao teste de alcoolemia, invocado o seu estatuto de deputado. Já hoje, e depois do "24 horas" ter publicado a notícia, a comissão parlamentar de Ética aprovou, por unanimidade, o levantamento da imunidade parlamentar do deputado social-democrata. O ex-presidente da Câmara de Ourique vai prestar depoimento por escrito e na qualidade de arguido. Talvez muitos não saibam, mas o estatuto dos deputados prevê que os os parlamentares "não podem ser ouvidos como declarantes nem como arguidos sem autorização da Assembleia", ,excepto quando houver fortes indícios de prática de crime doloso a que corresponda pena de prisão cujo limite máximo seja superior a 3 anos.
De acordo com o capítulo relativo à imunidade parlamentar do estatuto dos deputados, "nenhum deputado pode ser detido ou preso sem autorização da Assembleia, salvo por crime doloso a que corresponda pena de prisão cujo limite máximo seja superior a três anos e em flagrante delito". Por outro lado, caso seja movido um procedimento criminal contra um parlamentar e este seja acusado definitivamente, cabe à a Assembleia decidir "se o deputado deve ou não ser suspenso para efeito do seguimento do processo".
Realmente, há "tachos" que valem mesmo a pena...

Um líder solidário

O jornal do regime madeirense vai passar a ser distribuído gratuitamente a partir de 2008. O Jornal da Madeira, detido quase na totalidade pelo governo regional e pela igreja, vai continuar a receber apoios do executivo insular, pese embora vender em banca pouco mais de 2 mil exemplares diários. 3,5 milhões de euros é o montante previsto no último orçamento regional. Segundo os últimos dados, o Jornal, como é conhecido na RAM, tinha um prejuízo de cinco mil euros por dia. A solidariedade de AJ Jardim não conhece limites.

A verdade inconveniente

O Ártico podia ficar sem glaciares durante os meses mais quentes até 2013, segundo os últimos estudos realizados com supercomputadores e que foram apresentados num congresso científico dos Estados Unidos. A verdade inconveniente está cada vez mais diante dos nossos olhos.

Santos regressa a casa

Reina uma grande agitação no panorama audiovisual. Nuno Santos transita da RTP para a SIC, uma casa que já foi sua, para o cargo de director de programas, substituindo o desastrado Francisco Penim. Balsemão não tolerou mais os maus resultados das audiências e despromove Penim para coordenador dos conteúdos da Imprensa Digital. Nuno Santos, a que Emídio Rangel chamou o "jovem turco", quando ambos se "pegaram" durante a militância no canal de Carnaxide, entra pela porta grande da SIC e vai poder estar mais perto da sua actual companheira, a jornalista Andreia Vale.