11 maio, 2010

A reabilitação do homem de branco

A avaliar pelos comentários à missa papal no Terreiro do Paço e à serenata junto à Nunciatura Apostólica está em curso um milagre da reabilitação da imagem de Bento XVI. Da estampada imagem de frio e distante, Ratzinger tem agora associado o registo de um caloroso e carismático líder religioso. Até já cria «empatia» com os jovens e tudo, como ouvimos da boca de D. Carlos Azevedo. Coisas da poderosa máquina trituradora e construtora chamada comunicação social.

Habemus «Prime Minister»

Quem espera sempre alcança. Cameron, um conservador com pinta de Tony Blair, chegou a acordo com Clegg e assume o cargo de «Prime Minister» britânico. Gordon Brown e o labour saem de cena, após uma longa estadia no poder.

Implosão

País paradoxal. Enquanto tudo se desmorona à nossa volta, qual prédio em implosão, a visita Papal decorre sem mácula, à semelhança, aliás, do que fizemos, igualmente de forma irrepreensível, com o Euro 2004 e a Expo 98. Os portugueses são, definitivamente, a melhor gente do mundo em matéria de hospitalidade, mas como diria um general romano: «Estranho povo este, que não se governa, nem se deixa governar». É o eterno problema. Prossigamos. O pior é que nos estão a ir ao bolso e ainda não percebemos. Aqui neste pedaço de terra os «carteiristas» usam fato e gravata e deixam-se conduzir em cobiçados bólides.

Habemus Papa


O espalhafato de Fátima

O serviço público escolheu a ultrapassada e bolorenta Fátinha Campos Ferreira para assegurar a transmissão directa da chegada de Bento XVI. No seu habitual estilo espalhafatoso e impreparado, Fatinha disse, ao melhor estilo de Júlia Pinheiro: «O Papa Bento XVI já está em espaço aéreo português!!!». Podiam ter arranjado um pivô melhor. Já chega o pastoso «Prós e Contras» dos serões das segundas.

Saudades de Scolari

Sob pena de chocar alguns anti-Scolari, começo a sentir enormes saudades do clube dos amigos do sargentão. Eram sempre os mesmos, mais ao menos davam confiança. Queiroz, com a sua escolha dos eleitos para o mundial, confirma que é um muito melhor formador de jovens do que propriamente um seleccionador de primeira água e com rasgo. Convocou demasiados jogadores que pouco jogaram pelos seus clubes, outros que ninguém faz a pequena ideia quem sejam (tipo o guarda-redes Daniel Fernandes que joga na Grécia ou até exilado Ricardo Costa) e teimou em não convocar o guardião Quim e o seu colega, Carlos Martins, claramente a merecer a chamada. Até o próprio Pepe, 9 meses após uma lesão gravíssima, é convocado, à condição, sem se saber o seu real estado de forma. Resta-nos confiar num milagre de S. Cristiano, caso contrário é muito provável que regressemos a casa no fim da primeira fase.
PS: A FPF deve andar com finanças abonadas ou então demonstra sinais de um insuportável novo-riquismo. Era dispensável o espectáculo hollywoodesco na Covilhã, incluindo a «convocatória» de um jornalista português da...CNN.