05 dezembro, 2008

A frase do dia

«Hoje, ao deitar a mão ao bolso para pagar a bica, senti as moedas, constatatei a minha habitual falta de liquidez e senti-me um verdadeiro Banqueiro. E uma sensação de poder de tal forma inebriante que mandei vir um rissol», in blog Arcebispo de Cantuária, 5 Dezembro 2008

«Ditadores» ou líderes determinados

Não vale a pena usar o argumento que sondagens «valem o que valem». Se as eleições fossem hoje, o PS ganharia, folgadamente, a roçar a maioria absoluta. Confirma-se que a crise económica e até a guerra dos professores são factores que acabam por capitalizar votos para o partido do Governo. Sem alternativa no maior partido da oposição, os eleitores voltam-se, quase numa competição futebolística entre Sporting e Benfica, para o voto útil nos socialistas. Estes sinais da opinião pública podem parecer masoquistas, dados os tiques de autoritarismo e propagandísticos demonstrados, mas vem-me à memória uma entrevista de um conhecido português que afirmou que os portugueses «gostam de ditadores». Ou líderes determinados, para usar um eufemismo...

Rebelião no «quartel» laranja

30 dos 75 deputados do PSD anteciparam o fim-de-semana prolongado e baldaram-se a uma votação que, por via do facto de meia duzia de parlamentares socialistas ter furado a disciplina de voto, podia ter, pura e simplesmente, suspenso o processo de avaliação dos professores. Paulo Rangel foi chamado à pedra pela «generala» da Lapa, cujo «quartel» está quase a ser alvo de um golpe de Estado político-partidário.

O acerto aperta-se

Dias Loureiro e Jorge Coelho accionistas de gestora de um fundo financiado por fraude ao IVA
Manuel José Dias Loureiro e Jorge Coelho são accionistas da Valor Alternativo, uma sociedade anónima gestora que administra e representa o Fundo de Investimento Imobiliário Valor Alcântara, que foi constituído com imóveis adquiridos com o produto de reembolsos ilícitos de IVA, no montante de 4,5 milhões de euros. A Valor Alternativo e o Fundo Valor Alcântara têm a mesma sede social, em Miraflores, Algés, e os bens deste último já foram apreendidos à ordem de um inquérito em que a Polícia Judiciária e a administração fiscal investigam uma fraude fiscal superior a cem milhões de euros.
Fonte: Público Online
Emitirá o senhor Presidente da República mais algum comunicado?

«Plágio, nós???»


O guitarrista Joe Satriani interpôs uma acção judicial contra a banda britânica Coldplay, acusando-a de ter plagiado «uma parcela substancial do original da música «If i could fly», de 2004, no grande êxito de 2008, «Viva la Vida». Se ouvir as duas músicas no Youtube verá que as semelhanças são grandes.

Os fóruns da nossa democracia

É uma delícia ouvir os fóruns da manhã e da tarde nas televisões, SIC-Notícias e RTP-N, e na rádio, Antena 1 e TSF. As intervenções sobre política estão, ultimamente, quase tão encarniçadas quanto as do futebol. Sao autênticas claques, umas impiedosas contra Sócrates, outras dando ânimo a Ferreira Leite. Uns dizem que o Governo socialista é pior que o de Salazar, outros dizem que a ex-ministra das Finanças não percebe nada do assunto. Tal é o facciosismo que, por vezes, dá a ideia que os telefonemas têm origem no Largo do Rato ou na S. Caetano à Lapa. Só pode ser uma leve suspeita.