12 março, 2011

Em directo da manif

É um dos momentos da manifestação da geração à rasca que invade as ruas de Lisboa. Mão amiga fez-nos chegar este instântaneo de grande valor iconográfico. É o chamado jornalismo-cidadão. Para os mais pitosgas aqui fica a mensagem: «Fernanda Câncio e EU, o que temos em comum? Somos ambos f****** pelo Sócrates!».

Pérolas da malta «à rasca»

A «Geração à rasca», que hoje faz a sua marcha a nível nacional, começou o dia a mimosear o grande chefe com pérolas destas no Facebook: "O Sócrates não tem o curso completo...Faltam-lhe 3 cadeiras: A... cadeira eléctrica, a cadeira de rodas e uma cadeira nos cornos!". Se o SIS vier ter comigo, nem sob tortura digo que fui eu que escrevi. I'm inocent. Foi apenas uma citação, como agora se diz.

Enterrados e sem safa possível

Nem de propósito, venho do cinema Londres onde se projectou a estreia nacional do filme «Buried» (Enterrado). Um camionista americano é capturado por tropas rebeldes no Iraque e enfiado num caixão de madeira, em paradeiro desconhecido. O único meio de contactar com o exterior é um telemóvel, com pouca rede, que vai perdendo bateria à medida que os 90 minuto do filme se esgotam. Paul Conroy liga a meio mundo para ser salvo, mas quando tudo parece bem encaminhado, o imprevisto acontece. É de facto uma boa metáfora do estado actual do país. Enterrados. Com areia até ao pescoço e à espera que alguém nos resgate. Se não for pedir muito. Os que preferirem podem substituir o protagonista do filme pela figura do Primeiro-Ministro, para assim se sentirem muito mais aliviados do ponto de visto psicológico. A terapia vale bem a pena. Alerta-se que o filme não é aconselhável a pessoas com claustrofobia e horror a cobras e à escuridão.

PEC IV

Já parece uma sequela ao melhor estilo Rocky ou Rambo. O Governo lança o PEC IV, ao que parece sem dar cavaco ao próprio presidente e aos parceiros sociais. Passos Coelho diz que não viabiliza. A crise política parece iminente, apesar de Sócrates estar a fazer tudo para não lhe tirarem o tapete, nem à lei da bala. Cheira-me que vamos, muito em breve, a eleições dar uso ao Cartão do Cidãdão, a melhor invenção que há memória do socratismo.