14 julho, 2009

A praça que está no centro do debate

Os residentes nas imediações da Praça de Espanha, em Lisboa, ou somente os que por lá passam ou trabalham todos os dias úteis da semana, devem estar eufóricos. António Costa exigiu mais segurança ao MAI e está quase pronta uma esquadra num palacete readaptado, perto do antigo Teatro Aberto. Esta noite, o ex-presidente da Câmara e candidato a novo mandato, Santana Lopes prometeu resolver o «entupimento» de tráfego vindo da Avenida dos Combatentes para a concorrida Praça, com a abertura de um desvio directo para Cascais. O ex-Primeiro-Ministro prometeu também manter o IPO na zona, caso seja eleito. Infelizmente, ainda ninguém se pronunciou sobre o destino a dar ao inenarrável «bazar» da Praça de Espanha. Ou falta coragem ou falta gosto aos senhores políticos. Investigue-se!

O humorista mas pouco e a rádio perfeita

Sou um leitor atento de sondagens e outros estudos de opinião. Já estou como o outro, valem o que valem, mas não podem ser desprezadas. Na televisão, o destaque vai mesmo para a completa desgraça em que caiu Herman José, «atropelado» pelo «TGV» de Carnaxide. Aconteceu o impossível, o canal de Queluz perdeu o serão dominical. O programa do humorista foi apenas o quarto mais visto. Conhecendo-se o feeling de Moniz para estas coisas, só pode haver uma grande dívida de gratidão do director-geral da TVI para com Herman para explicar esta contratação. No meio radiofónico, e no plano inverso, o realce vai inteirinho para uma estação do grupo Renascença. A RFM é um verdadeiro fenómeno de audiências e não pára de subir, reforçando sistematicamente a sua quota de mercado. Há quem lhe chame a rádio perfeita. Talvez seja fruto da inspiração cristã.

O INE da 5 de Outubro

O Ministério da Educação devia mudar de nome para Instituto Nacional de Estatística (INE), tal é a obsessão de Maria de Lurdes Rodrigues e da sua «tropa» pelos números. Bem apanhada a manchete de hoje do «Público». Há uma semana, os resultados do 12.º ano a Matemática foram um desastre e consequência de «menos trabalho e menos estudo». Agora, a perfomance do 9.º ano na mesma disciplina, «deve-nos encher de orgulho», segundo a mesma «Milu». Já esta noite surge a informação de que os exames de Física e Química contêm incorrecções na apresentação dos problemas. Não há nada a fazer. Continua em marcha o processo de formação de mentecaptos «Made in Portugal».

Alegre, o agregador

Manuel Alegre apelou à eterna compagnon de route, Helena Roseta, para integrar a candidatura do PS à Câmara de Lisboa. Se o poeta Alegre falou, está falado. Serão cerca de 5 ou 6 por cento de votos que poderão ir direitinhos para a candidatura de Costa, dificultando a vida a Santana Lopes. Alegre, o agregador, já está em campanha para Belém, em 2011. Com ou sem Cavaco.

A saúde de Cavaco

Cavaco Silva cumpre amanhã 70 anos de vida. A Agência Lusa, num trabalho de antecipação, ouviu politólogos, os suspeitos do costume, que elogiaram a experiência, maturidade e «sapiência» do Presidente. «Politicamente falando, [o Presidente da República] está bastante vigoroso", diz André Freire. «A moderação, a serenidade, a experiência, a sabedoria, são aspectos positivos da idade», acrescenta Adelino Maltez. Enquanto isso, continuam a circular rumores sobre a alegada enfermidade que afecta Cavaco e que Belém procura a todo o transe ocultar. Especula-se que, sabedor que pode ser obrigado a retirar-se em 2011, Cavaco terá imprimido maior exigência à sua presidência antes do que seria previsto, caso fizesse, como seria previsível e óbvio, um segundo mandato.

Uma Justiça de película

Uma película espelhada foi a solução que o Ministério da Justiça arranjou para «ocultar» o juiz Carlos Alexandre, no seu local de trabalho no Campus da Justiça. De facto, afasta olhares indiscretos, mas todos sabem que ele continua lá, permeável a um tiro ou que alguém se lembre de raspar a pelicula colocada no vidro, que agora se distingue de todos os outros naquele Campus. Entretanto, o magistrado continua no ponto de mira.