25 fevereiro, 2009

Atropelados

Depois de ter atropelado o Benfica no sábado, o Sporting foi atropelado pelos tanques alemães do Bayern (0-5), no seu próprio campo. Uma dupla personalidade desportiva pouco explicável, assente numa gritante falta de eficácia e desconcentração nos momentos-chave. No fundo, o futebol português é mais ou menos isto. Dá uma certa vontade rir, ouvir dizer que falta a Portugal ganhar, nomeadamente em selecções, uma grande competição futebolística. Contentemo-nos com as qualificações e já vamos com muita sorte.

Ordem para desinfectar!

Sem espaço e sem projecto no espaço político nacional, Manuel Monteiro integra o movimento «Missão Minho de Braga», tendo exigido a demissão do autarca Mesquita Machado, «face aos indícios de enriquecimento que alegadamente transparecem de uma investigação policial, arquivada pelo Ministério Público», publicada no «Correio da Manhã». Conta o mesmo jornal hoje, numa notícia breve, que Monteiro e Machado se cruzaram, acidentalmente, num restaurante da cidade minhota, tendo o «dinossauro» bracarense ordenado, alto e bom som, que «desinfectassem» a louça em que Monteiro tocou dentro do referido espaço, bem como as mãos dos empregados que cumprimentou. De facto, há uma espécie de surto de «lepra» em Portugal, que leva a que ninguém, muito menos as autoridades, se aproximem de titulares do poder político há mais tempo em funções, arquivando-se, misteriosamente, fundados indícios ou, pelo menos, fortes suspeitas de ilegalidades.
A carta da polémica

A ex-«santanete» e o «eixo do ódio»

Santana Lopes começa a andar (de novo) por aí. O seu blog começa a ser alimentado com mais assiduidade e os «bitaites» políticos e jornalísticos do ex-PM começam a emergir. Num recente post, PSL bate sem dó nem piedade em Clara Ferreira Alves, a comentadora do «Eixo do Mal». Diz o candidato à Câmara de Lisboa: «(...) Há participantes desse debate que levam aquilo meio a brincar, o que parece ser a ideia inicial do programa. Mas aquele azedume, aquele mau estar com a vida, com tudo e com todos, mas, principalmente, quero crer, consigo própria, é intolerável. Sabe-se lá porquê mas não deve gostar de se ver ao espelho e até devemos respeitar isso: cada um pensa o que quer de si próprio. Agora, tempo de antena dado a quem é tão sectário, tão insultuoso, tão desagradável, é um desperdício. é que os outros, apesar de tudo, pensam, gritam , debatem, riem. Ela odeia, é o eixo do ódio. Que tristeza!». Curiosamente, foi este senhor que, na condição de autarca da capital, convidou a Clarinha para dirigir a Casa Fernando Pessoa, facto que até levou que apelidassem a senhora de «Santanete». Um flagrante caso de comadres que se zangaram. Será que a senhora vai partir a loiça na tertúlia do próximo sábado?

O último reduto da liberdade

Do blogger Vítor Maganinho recebemos um lancinante grito de revolta plasmado num movimento, por si promovido, que denominou «De Luto Por Portugal - Eu Luto contra a corrupção neste país». «Os blogues são o que nos resta de liberdade (ainda), tudo o resto está dominado», diz Maganinho, que tenta com esta iniciativa «criar um movimento de revolta da sociedade civil». Não posso estar mais de acordo. A campanha, limitada e idealista, é certo, vale o que vale. Ainda assim, não deixo de me associar à iniciativa, exaltando o seu carácter simbólico.

Outro que não fez nada

Todos os dias a Justiça portuguesa nos surpreende. O Tribunal da Relação de Guimarães anulou, hoje, os dois crimes de peculato pelo qual o ex-presidente do Vitoria de Guimarães, Pimenta Machado, havia sido condenado em Fevereiro de 2008 a quatro anos e três meses de prisão com pena suspensa, disse fonte judicial.
O acórdão reduziu, também, o crime de falsificação de documentos a que o ex-dirigente havia sido condenado, fixando a pena em 200 dias de multa a 20 euros por dia.
Em 2008, o tribunal havia condenado ainda Pimenta Machado ao pagamento, no prazo de um ano, de 210 mil euros de indemnização ao Vitória de Guimarães, pena que foi também revogada pela Relação. O sítio está cada vez mais parecido com uma república das bananas.

A dupla temível

Duas pessoas mascaradas assaltaram à mão armada, na madrugada de hoje, um hotel na localidade de Fervença, Alcobaça, informou fonte da GNR de Leiria.
Os suspeitos, um vestido de palhaço e outro de macaco, “roubaram 800 euros com ameaça de arma de fogo ao funcionário da recepção”, disse a mesma fonte.
Os indivíduos colocaram-se depois em fuga, num carro de cor vermelha, onde se encontrava um terceiro indivíduo, adiantou.
Segundo a GNR, o roubo, que ocorreu às 05:20, está a ser investigado pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária.