19 agosto, 2007

Prestar contas

Em Inglaterra, as autoridades divulgaram publicamente esta semana o montante dos dinheiros públicos gasto na investigação da morte do ex-espião russo, Alexander Litvinenko. Espera-se que as autoridades nacionais tenham o mesmo comportamento quando estiver encerrado o Caso Maddie. Diz-se à boca pequena que se trata da maior despesa de sempre da história da Polícia Judiciária. Transparência é preciso e os contribuintes sérios gostam de saber para onde vai o dinheiro dos seus impostos.

Um exemplo para os que nos governam

Os elementos do conselho de administração do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, prescindiram das viaturas de serviço que lhe estavam atribuidas devido ao cargo que ocupam, preferindo que o custo dos automóveis, umas largas dezenas de milhares de euros, fosse investido na aquisição de equipamento de que esta unidade hospitalar carecia. Um exemplo raro, que se saúda, mas que até à data só mereceu 3 minutos em dois boletins informativos da RTP.

A frase do dia

"Se vir a política como uma prova de Fórmula 1, é impressionante como cada vez se demora menos tempo a ir às boxes. Mas não deve regressar-se à pista antes de o reabastecimento terminar. E deixar passar quem quer e pode voltar primeiro", Pedro Santana Lopes, Jornal de Notícias, 19 de Agosto, 2007