25 março, 2013

Mais outro pensionista desesperado

Dia histórico. O «citizen kane» português anunciou em comunicado que aos 75 anos, após 50 de descontos, vai meter os papeis para a reforma. Emocionante. Acontece que se os seus funcionários pensavam que o Balsemão ia calçar os chinelos e passar o dia a tratar do jardim do seu T1 na Quinta da Marinha o melhor é perderem a esperança. O homem já delegou funções no Pedro Norton e na sua vasta prole, mas promete andar por aí, como um dia disse o Santana. Diz ele que vai continuar a andar entre Carnaxide e Caxias, onde se localizam as sedes da SIC e do grupo Impresa, participando nas reuniões, trocando opiniões, influenciando, conspirando e dando umas dicas aos seus obedientes jornalistas. Basicamente, nada muda. A Segurança Social é que vai ter mais uma famélica boca para alimentar.

Troco de arrotos

Paulo Bento tem qualidades, limitações, mas de uma coisa ninguém o pode acusar: de falta de coragem para enfrentar o Papa Pinto da Costa. A partir de Baku, onde Judas perdeu as botas, o seleccionador nacional lançou um míssil teleguiado com destino ao Dragão, voltando a entrar em polémica com o treinador do FC Porto, sugerindo que continuasse a «debitar postas de pescada», caso não percebesse os seus argumentos para utilizar jogadores do clube do Dragão. Parece-me uma linguagem bem do povo, mas seria perfeito se tivesse utilizado o vocábulo «arrotar», fiel à expressão popular imortalizada pelo nosso povo.

Dino Sócrates

Ficou célebre a música «Meu Querido mês de Agosto», da autoria do malogrado Dino Meira, um emigrante de sucesso em França, que engrendava umas piroseiras musicais de fazer chorar as pedras da calçada. «Ainda ontem estava em França e agora já estou cá», era uma das passagens da letra. Bem apropriada ao vai e vem que o engenheiro vai passar a fazer nas próximas semanas.