14 junho, 2007

“Deixem escrever o Mantorras”

O conhecido comentador António Lobo Xavier disse, há uns meses atrás, aquando do lançamento do livro da ex-alternadeira, Carolina Salgado, que «hoje, qualquer bicho careta escreve um livro». Sábias e premonitórias palavras as do gestor da Sonae. Com efeito, soube-se agora, que o avançado «fura redes» benfiquista, Pedro Mantorras também vai ter, em Julho, a sua obra nas livrarias: «Deixem-me falar» é o titulo da pérola literária que vai ser escrita pelo jornalista da TVI, José Gabriel Quaresma. Mantorras, um fenomeno quase sobrenatural do mundo do futebol, que estabelece uma química jogador-adeptos sem paralelo e que devia merecer um estudo de investigadores especializados, promete grandes revelações. Assegurados estão os depoimentos de Eusébio, Mourinho,Luis Filipe Vieira e...José Eduardo dos Santos. Com padrinhos destes...


O último fôlego reformista

A agenda do Conselho de Ministros de hoje esteve anormalmente carregada. Uma mão cheia de reformas foi aprovada a todos o gás, isto porque no próximo dia 1 de Julho, Portugal assume as rédeas da grande «nau» europeia, provavelmente para gerir muitas tormentas. Sócrates sabe, e ele sabe que nós sabemos, que nos próximos seis meses o executivo estará em "político automático", comandado pelo "clone" do PM, Pedro Silva Pereira, e não se mexerá uma palha. Em 2008, ano prévio a eleições, já não são precisas reformas, mas sim começar a dar umas “migalhas” ao povinho, que se costuma contentar com pouco.

O coleccionador de processos


Saldanha Sanches não pára de denunciar as alegadas práticas que a Associação Nacional de Municípios, liderada pelo impagável "Saddam das Beiras", aparentemente teima em não reconhecer. Admirador confesso de Rui Rio, o fiscalista foi hoje, pela enésima vez no espaço de 8 dias, à SIC-Notícias afirmar que «a corrupção é um problema político antigo», não se mostrando nada incomodado com o processo que os municipios ameaçam mover-lhe.
Saldanha é um homem de coragem, é verdade, mas também sabe que tem as "costas quentes". O jeito que dá ter como esposa a justiceira «Mizé»...

Isaltino mais à frente

Não satisfeito com o Tagus Park, Isaltino quer agora erigir um «Oeiras Valley» no seu concelho, criando para o efeito uma nova agência para a promoção das empresas e captar novos investimentos. Será que o Bill Gates foi informado?


Alguém sabe de José Maria Martins?

Para os mais distraídos com os casos Madeleine e do Cabo Costa, o julgamento do caso Casa Pia ainda não terminou. Aliás, para ser mais preciso, nem tem fim à vista. Faltam (apenas) 300 testemunhas para ouvir no tribunal de Santa Clara, quando já decorreram quase 3 anos de julgamento. Como uma desgraça nunca vem só, uma das juízas decidiu engravidar, suspendendo as sessões. Só por curiosidade, onde é que anda o advogado do "Bibi"?

Quando os lóbis uivam...

Como somos a favor da transparência, chamou-nos a atenção uma breve num jornal de grande circulação.O primeiro seminário de lóbi vai realizar-se no proximo dia 19 no CCB, em Lisboa, subordinado ao tema «Influenciar as instituições – Defender os interesses”. Estarão presentes especialistas nacionais e estrangeiros. Será que aparece lá alguém da Maçonaria? Rigorosamente, a não perder.

"Choque tecnológico" assolado por mau tempo

O "choque tecnológico" ainda não chegou ao Instituto de Meteorologia. Em dia de alerta amarelo em algumas zonas do país, o site do organismo do Estado está inacessível. Basta uns dias de chuva fora de época e o site http://www.meteo.pt/ fica "ko" ou é reduzido ao mínimo da informação para facilitar os acessos.

PS: Os próximos três dias não se adivinham risonhos para quem gosta de praia. Recomenda-se um chapéu de chuva e uma gabardine. Melhorias só lá para 2ª feira. E sem grandes certezas.