03 junho, 2012

Libertem o meu reembolso

Dizem as gazetas e replicam os telejornais televisivos que hoje é o Dia da Libertação dos Impostos. O que quer dizer que a partir de amanhã é que vamos começar a trabalhar para o nosso bolso, depois de termos estado 155 dias a suar para encher os cofres do Estado. Já agora, a talhe de foice, já passaram 30 dias desde que remeti o meu IRS e reembolso nem vê-lo. Então, gasparzinho? «Eu não minto, eu não engano, eu não LU-DI-BRIO» (sic)

Fervor monárquico


O dia de comemoração do jubileu de diamante de Isabel II foi a prova que a realeza britânica respira boa saúde e a rainha é uma referência incontestável. Uma parada náutica com mil embarcações ao longo do Tamisa e 1 milhão de britânicos espalhados pelas margens do rio londrino. O «Verão» britânico não ajudou, mas a festa realizou-se com grande fervor monárquico. Ainda assim fez-se uma espécie de «Pic-Nic» do Continente, sem o Tony Carreira e as vaquinhas.

A «droga» do momento


Citava ontem Lobo Antunes, João de seu primeiro nome, que não havia Prozac para as nações. Mas há, pelo menos, um sucedâneo, apesar do efeito limitado. Chama-se Rock in Rio, é um mega-parque de diversões, tipo Disneylândia, com uma pontinha de Woodstock, onde decorrem uns concertos ao fim da tarde e à noite. Come-se no chão, em cima de caixotes do lixo, fuma-se substâncias no limiar da legalidade e bebe-se demasiado, para delírio das cervejeiras. Mais de 200 mil pessoas estiveram na Bela Vista nos 4 dias de evento, que termina hoje. Passei por lá e vi toda a gente bem disposta. Alguns até demais. Sai-se de lá como se tívessemos levado uma tareia, mas vale a pena o banho de multidão. Pena não haver mais «drogas» desta à borla para o povo desfrutar.

Tranquilamente pessimistas

Os portugueses normalmente espalham-se quando sonham alto. Quando as expectativa são altas, a desilusão é directamente proporcional. É precisamente o oposto que acontece com a selecção de Paulo Bento. A jogar mal, a obter maus resultados e inserida num grupo letal, estão reunidos os ingredientes para tudo correr mal no Euro 2012. Ou não.