10 dezembro, 2009

A frase do dia

«Vara é um artista português. Palavras para quê? Malabarista como o da pasta medicinal Couto, venderia a mãe como o Oliveira de Figueira», José Manuel Fernandes, ex-director do «Público», in Facebook, 10 Dezembro 2009

A verdade da mentira

Depois de assistir à entrevista de Armando Vara a Judite de Sousa, fica-se com a leve sensação que a técnica usada pelo entrevistado para tentar desmontar a entrevistadora é semelhante à do seu amigo Sócrates, só que o Primeiro-Ministro mente muito melhor do que o vice-presidente do BCP.

Oferta de emprego

O colega de lides bloguisticas, João Gonçalves, acaba de «empregar» uma pessoa no seu aclamado «Portugal dos Pequeninos». Chama-se Tiago Moreira Ramalho e é identificado na parte lateral da página como «colaborador». Eu chamaria à coisa mais «ajudante» ou «escravo» do «autor», como Gonçalves se auto-denomina. Ao fim de dois anos e meio de prosas diárias, também começo a sentir algum desgaste. Apetece mesmo, especialmente ao fim-de-semana, contratar os serviços de um competente blogger para manter a «Civilização», pelo menos ligada à máquina. Alguém quer dar uma mãozinha?

Um senhor da guerra com bom ar

Obama está a fazer tudo para passar por entre os pingos da chuva da polémica entrega do virtual Prémio Nobel da Paz. Para minimizar o impacto da cerimónia, decidiu ficar apenas 26 horas em Oslo. Botou discurso, recebeu o dito galardão do presidente da academica nórdica e até rejeitou jantar com o monarca noruguês. As palavras de agradecimento foram sintomáticas, afirmando que as suas «conquistas foram pequenas para merecer o prémio». Borrou a pintura quando disse que «às vezes a guerra está justificada». Obama também é um senhor da guerra. Só que bem parecido, simpático e um ar encantador.