11 julho, 2007

O sacríficio de um “desalinhado”

Apesar dos bons resultados no combate ao tráfico de droga, o destino de José Bráz, director nacional adjunto e responsável há anos pela direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária estava, há muito, traçado. O facto de ser um “desalinhado” em relação ao status quo político e as criticas à nova lei orgânica da PJ que transfere competências da sua directoria, foram-lhe fatais. “Há quem arregace as mangas, enfrente o crime com energia. E há as carreiras de gabinete”, disse esta semana Bráz, ao Correio da Manhã. Para bom entendedor...
O caso do desfalque de centenas de milhares de euros das apreensões de droga, em que se pode acusar Bráz, em último caso, por omissão, parece ter sido cirurgicamente colocado na agenda mediática para acelerar a sua mais do que anunciada demissão. 1-0 para o ministro da Justiça, Alberto Costa. Enquanto isso, com a crise instalada na PJ, a polícia perde semanas de trabalho e os prevaricadores ganham tempo de manobra.

A sétima maravilha de Cristiano

Especulam os tablóides, e não só, que Cristiano Ronaldo perdeu-se de amores por Bipasha Basu, uma actriz indiana de Bollywood que apresentou o espectáculo das “7 Maravilhas”. Dizem as más línguas que o casalinho, depois de sair do BBC, em Belém, foi direitinho pernoitar para o Hotel D. Pedro, às Amoreiras. O beijo mágico, que vários meios de comunicação reproduziram em foto, entre os quais a “Flash”, em Portugal, está a dar a volta ao mundo e é notícia em todo o Planeta, especialmente no Reino Unido, Brasil e Índia. Se tiver tempo, faça uma busca no Google pelo nome de ambos e verá que existem quase 22 mil registos sobre o eventual romance. Para já.

Júdice e a mulher de César

O mediático advogado, José Miguel Júdice, foi convidado por António Costa para gerir a frente ribeirinha lisboeta. Até aqui, nada de grave, mas o caso muda de figura se dissermos que Júdice é mandatário nacional do candidato socialista, dono do mais importante escritório de advogados de Lisboa e um dos sócios do restaurante mais "in" e caro da capital, o "Eleven", no alto do Parque Eduardo VII. Tudo isto somado dá muitos interesses imobiliários, muitas pressões e algumas tentações. Mais uma vez, emerge a velha história da mulher de César. Não basta ser, há que parecer. O mesmo se aplica a Manuel Salgado, o arquitecto que se apresta para assumir a vice-presidência da CML.

Harry Potter, quase adulto

No quinto filme da sequela Harry Potter, denominada "A ordem de Fénix", o jovem protagonista já apresenta barba, tem um tom de voz grave e enamora-se pela primeira vez. Com o livro de JK Rowling quase nas livrarias, o filme promete, mais uma vez, esgotar uma sala de cinema próxima de si.