08 janeiro, 2010

O mestre das artes marciais

Hugo Monteiro, o primo de Sócrates, também conhecido nos mentideros por o «jovem herói de Shaolin», foi hoje ouvido no DCIAP, precisamente hoje (só pode ser coincidência), o dia em que se legalizaram os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, e declara ao Expresso que está «tudo esclarecido» sobre o caso Freeport. O especialista em arte marciais, regressado do seu retiro espiritual no oriente, afirma que foi autorizado pelo primeiro-ministro a usar a relação de parentesco para conseguir um contrato com o outlet de Alcochete. Realmente espera-se que o Sócrates tenha bons e fiéis amigos, porque com familiares destes só se enterra...

A igreja estava toda iluminada...

A edição electrónica do «Expresso» antecipa o cartoon de António na edição deste sábado. Cavaco e Sócrates sobem ao altar, de véu e grinalda. Se fosse há 20 ou 30 anos talvez desse direito a processo. Agora, observa-se, sorri-se e passa-se a página. Reflexos de uma liberdade de expressão, a espaços, adulta.

Ódio de morte

Primeiro foi o Dakar a debandar de terras africanas, agora é a Taça de África em futebol em risco de sofrer um boicote, após a selecção do Togo ter sido alvo de uma emboscada quando entrava de autocarro, no enclave de Cabinda, em Angola, o país organizador do certame que começa este fim-de-semana. Foram 20 minutos de intenso tiroteio entre os rebeldes e a a polícia angolana que escoltava a selecção do Togo, tendo o motorista do autocarro morrido e 7 pessoas ficado feridas, incluindo dois jogadores togolenses. Emanuel Adebayor, jogador do Manchester City e estrela da companhia, escapou ileso.
O acto foi reivindicado pela FLEC, uma organização separatista que faz da guerra o seu quotidiano. Estranha-se que Angola tenha escolhido para sede de um dos grupos do torneio o enclave de Cabinda, uma das zonas mais tensas do país. Este é um mais um exemplo de que ninguém está seguro em África e que é um risco agendar qualquer acontecimento desportivo para este continente. Só ter petróleo, não é condição suficiente para tudo fazer. Veremos como corre o Mundial da África do Sul, no próximo verão.

A legalização de um mito

A crise na estatística dos casamentos vai, certamente, recuperar a partir desta tarde. O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado pela Casa da Democracia. O Primeiro-Ministro está «muito contente», a Igreja ainda não se pronunciou. Bem a propósito, o Canal Sapo publica um artigo sobre os 5 mitos associados à homossexualidade. A ler. Não vale rir. O assunto agora é sério e está legalizado.