23 agosto, 2007

Um juiz cheio de boas intenções

O Tribunal da Maia condenou hoje dois condutores responsáveis pela morte na A3 de uma jovem a visitarem semanalmente, durante meio ano, uma unidade hospitalar de politraumatizados para se consciencializarem acerca dos efeitos da condução perigosa e agressiva. Além desta pena acessória, um dos condutores foi condenado a pena de prisão por três anos, suspensa por igual período, e outro a cadeia por ano e meio, pena também suspensa por igual período.
Nada de especial até aqui, mas o juiz Henrique Carvalho, que pelos vistos é adepto de medidas profilácticas e de boas intenções, levantou a interdição de conduzir aos dois indivíduos que uma instância judicial anterior decidira aplicar. A estudante Ana Isabel Miranda, tinha 25 anos, e morreu esmagada dentro do seu carro quando a "picardia" entre os condutores agora punidos terminou numa ultrapassagem desnecessária que ceifou a vida à jovem. O magistrado quer que os condenados aprendam com os seus erros observando de perto casos dramáticos de estropiados em acidentes de viação, mas permite que estes homicidas prossigam a sua saga. O "terrorismo" rodoviário segue dentro de momentos...

Costa, o bombeiro para todas as ocorrências

Todos os incêndios deviam ter o final (rápido) como o que hoje deflagrou na zona de Sintra. Um gigantesco fogo ameaçou o Parque Natural da frondosa serra e muitas casas de fim de semana de ilustres da nossa praça, como Mário Soares e o novel edil de Lisboa, António Costa, este ainda a manter residência em Fontanelas. Com a sua residência em perigo, Costa puxou dos galões, pegou célere no telefone e ordenou que o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa rumasse para o local da ocorrência, para grande alívio de Fernando Seara, o autarca sintrense. Perante o aparato da mobilização de meios, a meio da tarde já estavam no teatro de operações 400 bombeiros, 100 veículos e 3 aviões. Ao fim da tarde, o incêndio ficou dominado. Viva a solidariedade entre autarcas...de partidos opostos. E, já agora, não menos importante, convém dizer que o Costa, apesar de ter visto a sua bela piscina esvaziada pelos soldados da paz, salvou a casita dele...uffffff!

Jovens vão tomar de assalto a SIC

No próximo dia 6 de Outubro a SIC completa 15 anos de vida. O canal de Carnaxide vai permitir a 15 jovens, que nasceram no mesmo ano e mês da sua primeira emissão, Outubro do ano de 1992, a possibilidade de poderem participar no dia a dia de uma estação televisiva. “A SIC é minha”, é como se chama a iniciativa que acontece precisamente num dos períodos mais negros da história da estação em matéria de audiências. Se os adolescentes tiveram arte e engenho para a coisa, admirem-se que Balsemão despeça alguns dos responsáveis da SIC pagos a peso de ouro, Penim devia ser a primeira vítima, e admita nos quadros esta mão de obra barata e sem memória, como hoje sói dizer-se.

Prostituição rima com corrupção

O final do ano promete ser de arromba para o cinema português. "Call Girl"e "Corrupção", são dois filmes, o primeiro de António-Pedro Vasconcelos e o outro de João Botelho, com estreia marcada para vésperas do Natal. "Call Girl" conta a história da corrupção de um autarca-modelo alentejano (Nicolau Breyner) que é seduzido por uma prostituta de luxo (Soraia Chaves,na foto que ilustra este post).
Por seu turno, "Corrupção" conta a história que todos sabem: um poderoso presidente de um clube de futebol (Nicolau Breyner, o homem está em todas!) perde-se de amores por uma alternadeira em pleno "calor da noite", papel a cargo da menina que adora a Austrália e depois relata os seus diários em livro, Margarida Vila-Nova.
Uma autêntica descida aos infernos do pior que a sociedade tem, mas que demonstra como o cinema pode transmitir, sem ficcionar, a fiel imagem de um País.

Os recauchutados "pneus" de Sarko

Está no Eliseu há apenas 100 dias, mas é uma fonte inesgotável de notícias para a imprensa. As suas férias continuam a gerar polémica, desta vez por causa de uma fotografia que, alegadamente, foi retocada no "Photoshop". A revista Paris-Match publicou a 9 de Agosto uma foto onde Sarkozy aparece a remar numa canoa, sendo visível a olho nu o seu proeminente "pneu" lateral. Agora, é a vez da revista "L'Express" denunciar que a foto foi alvo de retoque no computador. Curiosamente, ou talvez não, o dono da Paris Match é amigo pessoal do presidente gaulês. Se é bom observador, descubra as diferenças nas duas fotos que publicamos.