03 julho, 2008

Be quiet, man!

Parabéns, sr. comendador. O seu museu cumpre um ano de vida, totalizando mais de 500 mil visitantes. Bem nos lembramos que há ano a agenda mediática foi monopolizada pelo black dressed man. Entretanto, o «Furacão» passou e fez alguns estragos. Mr. Berardo está much more calm. Caladinho, como por aqui se diz. Só lhe fica bem. Numa altura em que é um acto patriótico preservar a lingua portuguesa, ouvi-lo é quase uma heresia. Pode furar os tímpanos mais sensíveis.

Loucos pela bolha

Num mundo global em que as bolhas vão rebentando, nasce em Portugal o «jogo da bolha». Chegar ao centro da «bolha» é hoje o objectivo de muitos portugueses desde quadros médios e altos de empresas, até estudantes. As maiores apostas chegam aos 10 mil euros. Os pobres estudantes só conseguem investir 800 euros. Parece que já há milionários, mas teme-se que este «jogo» seja burla, um conto do vigário ou uma nova «Dona Branca» no século XXI. Há mais «novos pobres» na calha.

Humor português do sul

Eu resisto!

Maria de Lurdes Rodrigues já tem um cognome: a «resistente». Se permanecer no cargo até às eleições, em 2009, a ministra da Educação entrará num top restrito dos que sobreviveram na pasta um mandato. Um fantástico recorde. Não está mal, sabendo-se que em 46 anos passaram pelo edifício da 5 de Outubro, 29 ministros.
PS: Valha a verdade que a Lurdes ainda mantém a pasta porque o nosso PM é muito teimoso

«Troféu» de guerra

Regressada à civilização, após 6 anos na profunda selva colombiana, Ingrid Betancourt foi um dos «troféus» mais disputados por diversos chefes de Estado. Muitos quiseram envolver-se nos esforços para o seu resgate. Uribe, Chavez e Sarkozy, como não podia deixar de ser, foi dos mais activos. Esta madrugada apareceu com os filhos da franco-colombiana no Palácio do Eliseu e de seguida meteu-os num Airbus fretado pela Republica francesa rumo a Bogotá para o momento emotivo da história. Diz-se que o Airbus regressará a Paris com...Ingrid Betancourt. Apoteótico para os níveis de popularidade de monsieur le president.

O ladrão amável

Os assaltantes de dependências bancárias de Vizela são de outra cepa. Senão vejam: esta semana, um jovem aparentando menos de 30 anos, entrou no Banif da cidade e chegado ao balcão mostrou ao funcionário um papel com o seguinte conteúdo: «Isto é um assalto. Dê-me só o dinheiro. Sem violências. Desculpe lá. Obrigado». O bancário, emocionado pelo teor simpático da mensagem, pegou em 2 mil euros directamente para as mãos do larápio que se encontra em paradeiro desconhecido. Com um guião destes qualquer um se emociona. Ainda para mais quando os bancos nem precisam. «Ladrão que rouba a ladrão, tem 100 anos de perdão...»

Já limparam a «porcaria»?

Conhecendo como conhece o futebol português, é intrigante pensar na possibilidade de Carlos Queiroz aceitar o convite para treinar a selecção portuguesa. Não é de crer que a «porcaria» denunciada pelo próprio professor, já na era Madaíl, tenha sido expurgada da Federação Portuguesa de Futebol.

Nereida, vai (pouco) formosa e não segura

O «Correio da Manhã» de hoje expõe as abundantes gorduras localizadas de Nereida, a namorada de Cristiano Ronaldo, nas recentes férias na Sardenha. É um facto que não há mulheres perfeitas, mas o quadro que a fotografia demonstra não é o mais famoso, ainda por cima para uma jovem com vinte e poucas primaveras. Talvez fosse boa ideia o Cristiano, se gosta mesmo da garota, desembolsar uns trocos dos seus aforros para proporcionar um tratamento eficaz para a sua «mais que tudo».

Livre, 2321 dias depois!

A notícia por que muitos esperavam, mas que parecia impossível, consumou-se hoje. A política colombiana Ingrid Betancourt foi hoje libertada pelo exército colombiano do cativeiro de 6 anos na posse das FARC. Militares colombianos infiltraram-se no seio das forças armadas revolucionárias e lograram tirar da selva Betancourt, de aparente boa saúde, na companhia de mais 14 reféns. Significa isto que a paz está próxima na Colômbia ou será um sinal que as FARC estão em processo de desagregação?