10 dezembro, 2007

Tablóides em guerra aberta

Vai acesa a polémica entre Correio da Manhã e 24 horas. O jornal da Cofina entregou no Tribunal de Comércio de Lisboa uma providência cautelar contra o jornal da Controlivest, por causa de uma rubrica chamada "Gracinhas do Correio da Manhã", da seccção "Quentes e Boas", habitualmente publicada na página 5 deste periódico. Octávio Ribeiro, o director do CM, tem sido sistematicamente o alvo a abater. Mas também não deve ter motivos para estar muito preocupado. O CM supera, sem oscilações, os 100 mil exemplares diários, enquanto o 24 horas, que começa a ser conhecido como "Titanic" do Marquês de Pombal, já nem chega a 40 mil exemplares diários. Não há por aí outro caso Casa Pia para resgatar do fosso o pasquim herdado por Joaquim Oliveira?

Opinião política

O "novo" PSD de LF Menezes quer estar em todas as frentes e marcar a agenda diariamente. Até aqui nada a apontar. Só se crítica é a ânsia de aparecer por aparecer em foruns que não são para políticos botarem faladura. A propósito de mais um crime relacionado com a noite do Porto, o n.º2 de Menezes na Câmara de Gaia, Marco António Costa, ligou para o programa "Opinião Pública" da SIC-Notícias, para desenvolver uma descarada acção de campanha política, visando criticar o Governo. Bastava a Marco António chamar a imprensa e teria tempo de antena, escusava de estar a tirar minutos à genuina opinião popular.

Bye bye, England

José Mourinho rejeitou o convite da Football Association (FA) para treinar a selecção inglesa. Mourinho esteve semanas nas manchetes da imprensa londrina, que o davam como certo a treinar a equipa até há pouco liderada por Steve McClaren e que falhou escandalosamente o apuramento para o Euro 2008. Uma estratégia inteligente do técnico português que aguarda que Anceloti, no Milan, ou Rijkaard, no Barcelona, caiam de maduros. O nosso palpite vai para o regresso de Mourinho à capital da Catalunha, local onde ouviu assobios e impropérios de natureza diversa na temporada passada. Como se diz "special one" em catalão?

A "presidenta" que vai decorar a Casa Rosada

Depois do Chile, agora é a vez de outro país sul-americano, a Argentina, ter uma "presidenta". De seu nome Cristina Kirchner, sucede ao marido, Nestor, na cadeira do poder da Casa Rosada, em Buenos Aires. No país das pampas, diz-se em tom jocoso que «os Kirchner inverteram os papéis: primeiro o marido arrumou a casa, agora Cristina vai decorá-la», em alusão à tentação desmesurada da nova Chefe de Estado pela moda, decoração e outras excentricidades relacionadas com a imagem e as compras.

"Isaltinar" em tribunal

Isaltino Morais vai mesmo a julgamento, pronunciado por uma meia dúzia de crimezecos sem importância, a que vulgarmente se denominam de "colarinho branco". Apesar de termos a noção que os desejos que a seguir expressamos são impossíveis de concretizar, aqui vão eles: que o julgamento não se arraste eternamente e que o presidente da Câmara de Oeiras tenha a dignidade de, pelo menos, suspender o mandato até conseguir ou não limpar o seu nome. Afinal, Marques Mendes, até tinha razão.