17 outubro, 2007

O "cowboy" da paz

Palmas, pelo menos por uma vez, para George W. Bush. Recebeu e condecorou o líder espiritual Dalai Lama, lançando a ira em Pequim. Luís Amado, José Sócrates e Cavaco Silva não tiveram a mesma coragem.

Bélgica ingovernável

A crise institucional belga não parece ter fim. As eleições legislativas de 10 de Junho provocaram um enorme imbróglio político, colocando a nu as divisões entre flamengos e valões, em termos linguísticos, culturais e territoriais. Há quatro meses sem governo, o país que centraliza a burocrática máquina europeia, está em "piloto automático" e já se fala que a Monarquia pode estar ameaçada. Comparado com este cenário, o pobre, periférico e triste Portugal, assemelha-se a um paraíso.

Pobres, mas com caixas multibanco

Segundo a Agência Lusa, Portugal é o país europeu com mais caixas multibanco por habitante, revelou o Relatório do Banco Central Europeu (BCE) sobre o desenvolvimento estrutural da banca na Europa. Com 1.508 ATM (caixa multibanco) por cada milhão de habitantes, o sistema de pagamentos revela representar "um enorme grau de conveniência" para os portugueses. País curioso e díspar este em que vivemos. Dois milhões pobres, mas com telemóveis e caixas multibanco para dar e vender.

Voila c'est fini

O Eliseu não confirma, mas o Nouvel Observateur garante que o casal Sarkozy-Cecilia deixou de o ser na passada segunda-feira, 15 de Outubro. O par não é visto junto em público desde o mês de Agosto. A França perde a figura da primeira dama, mas Sarkozy passa a ter mais liberdade para trocar bilhetinhos misteriosos com as suas admiradoras secretas.

MA-KU-KU-LA

A "estrelinha" de Scolari voltou a brilhar. A lesão de Nuno Gomes fez com que o treinador chamásse de urgência o avançado do Marítimo, Makukula. Os 20 minutos em campo mostraram um ponta de lança com mobilidade e pouco dado a hesitações. Makukula abriu o caminho à vitória, colocando Portugal a 4 pontos do apuramento para o Euro 2008.

A frase do dia

«Para ir ver chouriços não é preciso ir de coletes à prova de bala», Francisco Moita Flores, criticando o “espalhafato” da ASAE, em vésperas da inauguração do Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, Jornal de Notícias, 17 Outubro, 2007