26 março, 2008

O regresso aos anos 50


«Hello, London, i'm here», parece dizer Carla Bruni, a primeira dama francesa, à chegada ao aeroporto de Heathrow. A mudança radical de estilo da senhora Sarkozy, de casual para sóbrio e rígido, levou a que alguns jornais a comparassem a Jaqueline Kennedy.

Esperança para um homem grávido

Thomas Beatie, natural de Oregon (EUA), é um transsexual no seu quinto mês de gravidez. Lá para Julho pode converter-se no primeiro homem a dar à luz uma criança, fruto de um processo de inseminação artificial. Beatie tomou esta pioneira decisão quando soube que a sua mulher não podia ser mãe. A revista Advocate, dirigida a homossexuais, tem a estória exclusiva.

As boas novas do "chefe"

Quando o "chefe" aparece é para dar boas notícias. Reservado para os subordinados fica o trabalho "sujo" de explicar as gafes e as contradições. Hoje, o "chefe" deu sinal de vida. Para dizer que já somos quase bons alunos em matéria de défice orçamental e que já existe margem para reduzir o IVA em 1 por cento. É só um rebuçadinho. A ano e meio de eleições dá para segurar os socialistas nas sondagens e preparar terreno para futuros choques fiscais previstos para o início de 2008. Há que ganhar eleições, custe isso o que custar. Através de frios calculismos. Resta saber o que é que essa baixa de impostos vai representar para o poder de compra do «Zé» povo. Provavelmente, quase nada.

A frase do dia

«A pergunta a fazer é esta: quando se baixar a carga fiscal - algo inevitável - como ficarão as contas públicas portuguesas?», Medina Carreira, Diário Económico, 26 Março 2008

«Beto Aranha novo treinador do Benfica»

A notícia no site de «A Bola», das 20h16m, apanhou-nos desprevenidos: «Beto Aranha novo treinador do Benfica». Mesmo puxando muito pelos neurónios, não houve forma de saber de onde vinha o sucessor de Camacho e Chalana. Clicando na notícia, lemos que «o brasileiro Beta Aranha» foi apresentado pelo Benfica como o novo treinador da equipa de...Futsal. Ufa!!! Por momentos pensámos que o putativo director desportivo havia sido desautorizado por Vieira.

Tragédia lusa à vista

A Grécia é a «besta negra» da selecção nacional. Três jogos, três derrotas. A sofrida no particular de Dusseldorf doeu menos que a tragédia helénica daquela noite do verão de 2004, no Estádio da Luz, mas deve ser motivo de grande preocupação. Mesmo sem Ronaldo, Deco e Nani, a produção foi francamente má. Pedir a vitória no europeu será um exagero, mas se ficarmos pela primeira fase, bem que Scolari pode apanhar um voo directo para o «Brasiu»...

As tácticas de Rui «Estebes» Santos

A revista «Visão» dá um cheirinho da entrevista que a «FHM» publicará amanhã com o comentador do momento, Rui Santos. Pela amostra, temos polémica garantida. O ex-jornalista de «A Bola» classifica de «viável» uma fusão entre Sporting e Benfica, ressalvando que «juntos seriam muito mais fortes e formariam uma equipa competititva». Sobre Pinto da Costa, afirma que se o presidente dos dragões fosse presidente da FPF, a selecção teria muito mais sucesso. Para finalizar, desvenda o segredo mais bem guardado, o seu cabelo. «Toda a minha vida as miúdas o adoraram, a minha família o elogiou e agora, coisa que não percebo, fala-se muito dele». Para falar francamente, também não entendemos. As gravatas do Rui são bem mais propícias a um inflamado debate.