21 janeiro, 2008

É um automóvel? Não, é uma Segway!

No outro dia, em plena Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, o autor destas linhas quase que foi derrubado por um acelera, que fintava os peões de forma estonteante, até desaparecer, em poucos segundos, do nosso horizonte. Não, não era um automóvel. Era uma Segway, a nova moda da mobilidade citadina. A polícia e os vigilantes de centros comerciais já utilizam este novo brinquedo altamente ecológico. O comum dos cidadãos ainda se mostra renitente. O preço é um óbice. Os ganhos de tempo e de circulação, uma vantagem.

"ASAE - prepotência ou autoridade?"

O CDS-PP, partido do contribuinte, dos reformados e dos oprimidos, criou um endereço electrónico para receber testemunhos e opiniões de pessoas sobre abusos, ou injustiças, das inspecções da ASAE e reflexões sobre a legislação actual. "ASAE - prepotência ou autoridade?", é o mote de uma exposição da autoria do deputado Helder Amaral, o tal que alegadamente deu uma estalada em dona Maria José Nogueira Pinto, num quente congresso nacional dos centristas, em Óbidos.
Se já se sentiu lesado pela "nova PIDE do século XXI", sem Silva Pais, mas com António Nunes, segundo os relatos mais azedos, envie um mail para: conteoseucaso@cds.pt

As crianças também mentem

"Expiação" até pode ser eleito o melhor filme do ano pela Academia de Hollywood, mas a película não me convenceu. As interpretações de James McAvoy, Keira Knightley e a fotografia do filme são passíveis de merecer um estatueta, mas tudo o que superar essa fasquia, será um excesso. A receita não é original: transpor para cinema um êxito estrondoso da literatura de Ian McEwan. Já a moral da história consegue ser inusitada: as crianças também mentem. Não sei porquê, mas fez-me lembrar a ex-provedora da Casa Pia, Catalina Pestana...

Emigrantes à força

A propósito da morte de quatro portugueses trabalhadores da construção civil num acidente rodoviário em Valladolid, a TVE emitiu no seu telejornal nocturno uma "peça" sobre os nossos compatriotas que cruzaram a fronteira em busca de melhores condições de vida. Segundo a reportagem, são mais de 70 mil portugueses a trabalhar em Espanha na construção civil, em particular em zonas próximas à raia. De segunda a sexta estão em Espanha, o regresso ao nosso País faz-se ao fim de semana. "Aqui temos trabalho e sempre pagam", disse um dos trabalhadores lusos em "portunhol". Por isso é que se estes 70 mil não tivessem emigrado, provavelmente a taxa oficial de desemprego em Portugal superaria os dois digitos.

A frase do dia

"O PS parece que começa e termina no Governo (...) O Governo parece o comité central do partido", Manuel Alegre, SIC-Notícias, 21 Janeiro 2008

A Feira...da agricultura

Segundo o registo fotográfico captado no "Expresso" de sábado, nos terrenos abandonados da Feira Popular de Lisboa, em Entrecampos, já se iniciou o cultivo de couves e outros sucedâneos. O impasse Bragaparques e CML continua. 40 milhões de euros já foram gastos. Com a agricultura dos campos em crise, cultive-se na cidade!

Barcelona, capital europeia da Jihad

Segundo os especialistas em terrorismo, Barcelona, é desde há 1 ano, a capital europeia da Jihad. A operação da polícia espanhola, que desarticulou potenciais células terroristas, não é pois de estranhar. O epicentro das acções aconteceu no Bairro Raval, na zona do turístico «casco viejo» da cidade condal, onde reside 70 por cento da comunidade paquistanesa na Catalunha. Ao que parece em Portugal, os alegados terroristas só circulam, não se fixam. Será que eles sabem mesmo que o "rectângulo" não é parte integrante de Espanha?