01 dezembro, 2009

Música celestial em cerimónia soporífera

Não desfazendo, o melhor da cerimónia do novo Tratado de Lisboa foi mesmo a actuação de Rodrigo Leão. Registámos as tentativas de Judite de Sousa e da sua compincha Márcia Rodrigues para boicotarem a primeira música interpretada pelo ex-Sétima Legião, mas depois de as senhoras se terem calado, um ambiente quase celestial instalou-se na tenda improvisada em Belém. Não disponho de «palmometro», mas creio que as maiores ovações foram mesmo para o autor do aclamado disco «A Mãe».

Vou ali e não volto

No dia que celebra a Restauração, em que o desemprego já atingiu os 2 dígitos, alguns jornais lançam hoje inquietantes pistas sobre o futuro do país. O «I» diz que o PS já se prepara para eleições antecipadas. Por seu turno, no «DN», Mário Soares alerta para a possibilidade de Sócrates se «fartar», o mesmo é dizer abandonar o cargo, de ser o «bombo da festa» nos diversos processos judiciais que o têm salpicado. A foto tirada hoje no encerramento da cimeira ibero-americana até parece premonitória, com Cavaco a apontar a saída ao Primeiro-Ministro. Porventura, para um «tacho» na nova arquitectura europeia. Será que aquilo que muitos previam vai acontecer antes do que se pensava?

Há um novo «rei» no futebol mundial

Pelo menos temporariamente, Cristiano Ronaldo perdeu o trono de melhor do mundo. Messi é o seu justo sucessor. A votação do argentino no prémio da «France Football» dobrou a do português.

Tratado de quê?

O autarca Costa providenciou uma grande festança no Parque das Nações para comemorar a entrada em vigor do Tratado de Lisboa. Foguetório e cantores de primeira água apenas seduziram duas ou três centenas de lisboetas, enregelados pelo frio e completamente desconhecedores do que se estava ali a celebrar. Mais valia terem gasto o dinheiro na reprodução da brochura que acompanha a edição de hoje do «Público», onde em traços gerais se explica o que é o Tratado, baptizado com o nome da capital portuguesa, para distribuição nas ruas, nos transportes públicos e nas escolas.