07 janeiro, 2013

Reis nos «matrecos»

Há tipos que não podem com os jornalistas porque só querem sangue e exultam com as tragédias. E às vezes tenho de dar a mão à palmatória. Mereceu um modestíssimo destaque a notícia que Portugal se sagrou campeão mundial de matraquilhos, em júniores. O feito aconteceu em França. Se isto fosse  noutro país, seriam encetados, de imediato, esforços para elevar os «matrecos» a desporto olímpico. Por cá acha-se que é um feito folclórico, semelhante ao jogo do berlinde ou da carica. Depois queixem-se que somos uns falhados...

Cristiano e Messi, um perfil psicológico


Ronaldo e Messi são dois génios do futebol. É difícil dizer qual é o melhor. Psicologicamente é que estão ambos nos antípodas. Messi é "escandalosamente" discreto, Ronaldo é despudoradamente egocêntrico. O  português é uma fortaleza mental, veio do nada e fruto do seu trabalho chegou ao topo. Treina de forma obcecada para obter a perfeição dos níveis físicos e para apurar os lances de bola parada. Ouso dizer que se um dia o mundo fosse preenchido por clones de Cristiano os psicólogos iam certamente à falência.
Bonito ou feio (lamento, mas não sei apreciar homens) é dotado de uma elegância invulgar. Irina, a «deusa» que o acompanha também ajuda, mas Ronaldo consegue a proeza de ser competente na moda, na publicidade e quem sabe um dia no cinema, sem descurar a progressão que faz dentro do campo.
Também acho que o português nunca vestiria o patético modelo de fato que a Dolce e Gabana fez de propósito para Messi. Mais apropriado para jogar «pacman» do que para assistir a uma cerimónia de gala. Falta a Messi o «star system» e a opulência «cor de rosa» que transborda em Ronaldo.  Mas o argentino leva 4 bolas de ouro consecutivas. E, como os óscares, os troféus e os golos é que ficam para a história.

Os treinadores passam e o Paulinho fica

A Academia de Alcochete começa a ser curta, em termos de área, para colocar as lápides dos treinadores que o Sporting «enterrou» nos últimos anos. «Enterra» técnicos e «enterra» milhões com as indemnizações que tem de pagar. Vercauteren foi o último «óbito». Se não for Jesualdo a por a equipa leonina a jogar, sugere-se a Godinho Lopes, se ainda não tiver sido «enterrado» da presidência de Alvalade, que a escolha para treinador de campo recaia no roupeiro Paulinho. A verdade é que os treinadores passam e o Paulinho fica.

A frase do dia



«O Porto já tem mais um clube satélite. O Braga é o Porto B, o Sporting é o Porto C», António Costa, director do «Diário Económico» no Facebook, sobre o negócio da troca de Izmailov e Miguel Lopes, entre FC Porto e Sporting, 7 Janeiro 2012