17 abril, 2012

Deixem-nos trabalhar!

O enviado do Papa a Portugal nem quer ouvir falar do fim dos feriados de 15 de Agosto e 1 de Novembro. Governo e o Cardeal Policarpo tinham selado o acordo para extinguir os dias de festividade religiosa, mas a Santa Sé rejeita esta pretensão. Já não bastava o "emplastro" do Ribeiro e Castro para chatear com o 1 de Dezembro, agora vêm os beatos de Roma empatar as cruciais reformas que o nosso governo quer, a todo o transe, implementar. Deixem-nos trabalhar!

Céu encoberto, períodos de chuva forte


O arquitecto Saraiva dá mais uma cambalhota no projecto que ia mudar a imprensa em Portugal e derrotar o «Expresso». Ia, disse bem. O barco angolano chamado «Sol» continua a afundar e a orquestra que dirige o título continua a dar música. Com as vendas a pique, Saraiva decidiu mudar de gráfica, alterou o preço de capa de 3 para 2 euros e assume a «colagem» com o "Público». O jornal que inicialmente se dizia valer por si próprio e rejeitava liminarmente a oferta de brindes, afinal já deu tudo que havia para dar. O último mimo são cadernetas de cromos do Eusébio, resultante de uma parceria com o Benfica. São 200 mil cadernetas para oferecer com a compra do jornal da próxima sexta-feira. Outro título com a sentença de morte anunciada. Será até os angolanos quiserem manter um título financeiramente ruinoso, mas que pode ser influente em termos políticos.

Dinâmica versus estagnação


Está interessante o despique pela liderança nos canais de informação contínua. A TVI-24 surge com um novo élan na era José Alberto Carvalho: imagem dos pivots uniformizada e sofisticada, interactiva, múltiplas plataformas e muita atenção aos «breaking news», ao melhor estilo da Sky britânica. Por seu turno, a SIC-Notícias parou no tempo. Os monótonos foruns do meio da manhã ou da tarde jamais são interrompidos por um rodapé informativo ou por qualquer tema que justifique. Falta um abanão em Carnaxide. Pode não haver dinheiro, mas é preciso mudar a atitude.

Uma nova peça de museu

Dia histórico, um «boneco» para mais tarde recordar. O «Discovery» aproveitou a boleia de um Boeing 747 modificado da NASA e viajou de Cabo Canaveral até Washington DC, onde será instalado no Museu Nacional do Ar e do Espaço. A guerra das estrelas faz-se agora em terra.

Frase do dia, depois de uma prova de bejecas


«(Passos Coelho) é provavelmente o melhor Primeiro-Ministro desde Sá Carneiro», Alberto da Ponte, presidente da Central de Cervejas, Diário Económico, 17 abril 2012