18 agosto, 2009

Dar prata aos porcos

É o melhor do mundo no triplo salto. Mas hoje, como dizem os espanhóis, «no pudo ser». Ficou com a prata e uma folha de serviços invejável para quem tem apenas 25 anos: campeão do mundo em 2007, vice-campeão do mundo em 2009, campeão olímpico em 2008. Quando o material que vem na bagagem dos atletas não é ouro, a histeria mediática é subitamente amenizada, mesmo em pleno Agosto. Neste país com umas infraestruturas desportivas dignas do terceiro mundo, ainda há «extra-terrestres», poucos sabem mas nascido na Costa do Marfim e de origem cabo-verdiana, que teimam em se manter por cá. Se não o meterem nos píncaros, pelo menos não se esqueçam de o ir buscar ao aeroporto.

Fé em Jesus

Metade dos leitores da «Civilização» que votaram na sondagem que aqui colocámos acham que o investimento de Vieira e Rui Costa vai ser rentabilizado. O Benfica será campeão, com a ajuda de Jesus. 28 por cento consideram que Paulo Bento vai ser mesmo «forever» no Sporting e arrecadará o seu primeiro campeonato em Alvalade. Apenas 14 por cento dos que responderam, acreditam que Jesualdo vai conseguir colar os cacos em que ficou a equipa azul e branca depois das saídas de Lucho, Lisandro e Sissoko. Apenas 1 leitor aposta em outra equipa. Talvez seja uma qualquer equipa de...arbitragem.

Ar fresco no Verão

Pelo arrojo, criatividade e capacidade de ser irreverente, o destaque vai inteirinho para a portuguesíssima «Time Out». Ideal para os que estão de férias e para os que não estão e precisam de espairecer ao fim da tarde ou ao fim de semana. Na edição de amanhã, os melhores restaurantes de praia, os melhores lugares para ler fora de casa e as novas versões do «Monopólio» e do «Trivial». Ao contrário da restante imprensa nacional, este título consegue mesmo surpreender.

Abaixo de cão

Vai elevado o debate de "ideias" na blogosfera. Aqui e aqui fica demonstrado o nível patenteado pelos que se auto-intitulam os representantes da esquerda e da direita em Portugal.

«BelémGate»?

Sócrates chama «disparates de verão» à notícia veiculada pelo «Público» sobre a alegada «vigilância» que estaria a ser exercida por S. Bento junto dos assessores de Belém, citando um «membro da Casa Civil do Presidente». Partindo do pressuposto que o jornal não está a inventar e a fonte existe, e sabendo-se também que de Belém só sai o que Cavaco deixa, não deixa de ser preocupante este recado. Isto depois de dois deputados do PS terem insinuado que os assessores do presidente colaboraram na elaboração dos programas do PSD. Começa a passar a mensagem que, a «guerra» entre Belém e S. Bento começa a ser feita por sinais de fumos nas páginas dos jornais