30 agosto, 2009

E agora algo completamente diferente...

Na RTP N, Joaquim Aguiar, eminência parda das presidências de Eanes e Soares, avança com a teoria de um «governo tripartido» saído das próximas eleições, integrando PS, PSD e...CDS, ao melhor estilo de um governo de salvação nacional. Começo a perceber melhor porque é que o Prof. Marcelo diz que o próximo executivo só vai durar dois anos.

«Dr. Merdaíl» e os «negócios» de Scolari

O jornalista do «I» só queria fazer umas perguntinhas a Sérgio Conceição, mas o ex-jogador do FC Porto e da Lazio «partiu a loiça» toda do outro lado da linha telefónica. Gilberto «Merdaíl» e Scolari foram os detonadores da fúria. A parte final da conversa é a mais explosiva e que aqui reproduzimos:

E o Eriksson?
Sim, pensei nele. É um gentleman. Mas prefiro o Sacchi. Com Eriksson, joguei a época inteira e fui suplente na final da Taça das Taças. Sabe porquê? Porque ele gostava muito do Mancini e este andava quase de braço dado com o Mihajlovic, ao ponto de ter sido seu adjunto no Inter. Ora, o Mihajlovic era o melhor amigo do Stankovic, agora no Inter. Nessa final, adivinhe quem jogou? Stankovic, pois claro! Eu, banco! Eriksson é um gentleman mas não alinho com pessoas que fazem panelinha com os outros. É igual ao Scolari.
Então?
Agora, não tenho tempo para isso.
Para isso, o quê?
Para o Scolari. Se lhe contasse coisas sobre ele, nunca mais saía daqui.
Diga só uma, então.
Só uma? Não posso! Não consigo! Como é que vou falar de um homem que chegou a Portugal, saiu daí sem ganhar nada e ainda é bem-visto? Dou valor é ao Queiroz, que ganhou dois títulos mundiais com os juniores. E também ao Humberto Coelho. Bolas, com ele, ganhávamos a dar espectáculo. Mas alguém duvida de que o Euro-00 foi o expoente máximo da geração de ouro? Alguém duvida? Não brinquem comigo!
Com Scolari...
Estive nove meses, mas a primeira reunião dos capitães - eu, Couto, Figo e Rui Costa - foi suficiente para o entender. Chamou-nos à parte e disse-nos que estava ali para treinar a selecção e dar o salto para um grande europeu. Mas estamos a brincar ou quê? Mas que é isto? Um homem na selecção, que deve ser um privilégio, o maior privilégio, e ele só pensava em sair para um grande da Europa. Mas brincamos ou quê? Falava em seriedade e disciplina. Aliás, afastou carismáticos, como Baía e João Pinto, com base na disciplina. Isso é tudo muito bonito, mas ele não aplicava a regra. Nos almoços da selecção, a mesa dos jogadores é sempre maior que a dos treinadores, porque há mais jogadores que treinadores. Com o Scolari, não! A nossa tinha 18/20 pessoas. A dele era maior. Mas estamos a brincar? Mas estamos onde? Ele levava os amigos brasileiros, os amiguinhos da Nike. Sim, porque ele é patrocinado pela Nike e entre um jogador da Nike e um da Adidas, escolhia sempre o da Nike. Mas depois, lá vinha com a lengalenga da disciplina. Então mas eu, que nasci em Coimbra, em Portugal, deixo-me ficar? Numa situação destas, deixo de agir? Mas estamos onde, pá? Que é isto? Ele ganhou o quê? Foi a uma final em casa e perdeu-a [Euro-04]. Mas há mais.
Quem?
O Dr. Merdaíl. Disse Merdaíl? Enganei--me. É Madaíl, Madaíl. Depois do fiasco do Mundial-02 [Portugal eliminado na fase de grupos por EUA e Coreia do Sul], escondeu-se atrás de uma carcaça, atrás de um campeão do mundo [o Brasil venceu esse Mundial-02, com Scolari a seleccionador]. Isso é atirar areia para os olhos dos outros. Desculpe lá, mas apetece-me partir a loiça toda. Nasci aí, em Portugal, e não aceito que arruínem o nosso futebol.

O sonho do engenheiro

A SIC e o intrépido repórter Ferrão apanharam o engenheiro visivelmente contrariado durante o banho de multidão depois do comício de Santa Cruz. Os eternos 500 metros para o restaurante foram uma tortura para Sócrates: «Ainda falta muito?», questionava, visivelmente incomodado com os beijinhos, abraços e autógrafos. O secretário-geral lá acabou por apanhar o carro rumo ao repasto.
Apostado em reatar amizades e agradar a todos, Sócrates acabou o seu comício no Oeste agradecendo a Zé Pedro dos Xutos, a tal banda que criou polémica ao lançar a célebre música contra um tal «engenheiro», o apoio prestado ao PS e leu numa cábula o refrão de um clássico da histórica banda portuguesa, aproveitando o facto de estar junto ao Atlântico: «aqui ao luar, ao pé de ti, ao pé do mar, só sonho fica, só ele pode ficar». O engenheiro está na fase do sonho. Será que no dia 27 de Setembro desce à terra?