05 novembro, 2008

Os trabalhos de Obama

Obama tem razão: a América é um país onde tudo é possível. Um negro chega, pela primeira vez, à Casa Branca e comenta-se que em 2012 Sarah Palin pode ser a «cabeça de cartaz» dos republicanos. O presidente eleito da nação mais poderosa do mundo aguarda, nos próximos 4 anos, duros desafios: economia interna e mundial, Iraque, Afeganistão, terrorismo, Médio Oriente, relações com a Europa, Rússia,etc. O estado de graça está garantido por algum tempo, mas não tarda que comecem a cobrar. A Aministia Internacional chegou ao cúmulo de fixar em 100 dias o prazo dado à nova administração democrata para consertar o caos deixado por Bush. A tarefa deste novo «Messias» promete ser hercúlea. De uma dimensão só comparável às ameaças que vão pairar sobre a sua integridade física. Ontem, poucos terão reparado, o púlpito onde proferiu o discurso de vitória em Chicago estava separado do público por uma parede de vidro à prova de bala. Todos os cuidados são poucos. Obama é e será um alvo a abater. A «Obama family» recebe as chaves da Casa Branca no dia 20 de Janeiro de 2009. Votos de uma boa estadia. E que as «piquenas» Sasha e Malia não façam muitos estragos na mobília.

O fenómeno

Obama e Michelle foram hoje os nomes mais escolhidos pelas grávidas do Quénia e da Serra Leoa que deram à luz, no dia em que o democrata Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos. Uma mesma mulher deu o nome do presidente eleito e da sua mulher a um casal de gémeos, no hospital de New Nyanza, em Kisumu, a capital da região de onde é originária a família paterna de Barack Obama - Agência Lusa, 5 Novembro 2008

Democracia das bananas

Começam a faltar palavras para caracterizar a democracia madeirense. O deputado do Partido Nova Democracia, José Manuel Coelho, desfraldou uma bandeira nazi em pleno parlamento regional e lançou ainda acusações graves ao presidente do Governo Regional: «Eu tive três presidentes de câmara que receberam ordens de Alberto João Jardim para me matar». A sessão foi interrompida e o caso vai ser reportado ao Ministério Público. A política na Madeira é cada vez mais um caso de polícia.

Hoje, apetece ouvir...

Will.I.Am and friends - Yes, we can (VIDEO)

«Obamania» nas primeiras páginas



Humor...negro

George W. Bush - Os meus parabéns, caro senador Obama. E muita sorte - até porque vai precisar dela. O outro foi cruxificado por ter andado em cenas íntimas com a estagiária aqui na Sala Oval, mas eu fiz muito pior do que isso: forniquei a América e o Mundo. Boa sorte e boa noite!

Yes, he did it!

Primeiras ilações, ainda a quente, das históricas eleições nos Estados Unidos: os americanos não mentem, o preconceito racial não pesou, decisivamente, nos resultados finais e as empresas de sondagens estão de saúde e recomendam-se.