15 janeiro, 2013

Os «pedreiros»

Tenho cá um feeling que este livro do Vilela vai vender mais do que as «tablets» da Apple e da Androide que o pessoal moderno leva para a cama e para o WC, para deslizar as gordurosas pontas dos dedos pelo ecrã. Tem um título e uma capa muito sugestiva, digam lá se não tem?

Super-heróis com pés de barro

A confissão aconteceu diante da psicóloga dos norte-americanos: Oprah Winfrey. Apesar do embargo que subsiste sobre a entrevista, já se conhece o essencial: Lance Armtrong, 7 vezes vencedor do Tour, admitiu ter-se dopado ao longo da sua carreira. É triste para Armstrong e especialmente para o ciclismo o rótulo de «fraude» e «mentira» que foi colocado à modalidade e tão cedo não vai descolar. Já se sabia que não é possível ganhar a camisola amarela na Volta a França, depois de mais de 3 mil quilómetros a pedalar, e comer flocos de aveia, tabletes de chocolate, umas imperiais e bifes com batatas fritas. Treinos em altitude e transfusões de sangue são hoje a «bomba» que faz atletas medianos em super-heróis com pés de barro. No caso de Armstrong ainda se pensou que fosse a sua luta contra o cancro que o tivesse dotado de condições fisiológicas de excepção. Afinal não. No mundo do pedal o que falta mesmo saber é quem mentiu mais nas últimas décadas.Os patrocinadores vão debandar e o público reflectir antes de apoiar dopados em rampas de 10 por cento de inclinação. RIP ciclismo.

O Adrian Mole do fisco


O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro já se confunde com os pivôts de TV, tal é o número de vezes que acede aos convites das estações para comentar os novos desenvolvimentos tributários. O Tiago está é cada vez mais parecido com a personagem dos livros escritos por Sue Towsend, o adolescente borbulhento e com óculos fundo de garrafa, Adrian Mole. Para compor o ramalhete, esta noite na TVI, virou-se para o Zé Alberto Carvalho e, na óptica fiscal, disse: «É terrível ter filhos!».  As mulheres sabem bem o que isso é e o jornalista da TVI que tem 4 a seu cargo também deve ter uma ideia. A que porta foste bater, Tiago!