30 junho, 2007

Os terroristas não tiram férias

Não há muitas dúvidas que as ameaças terroristas vão aterrorizar as férias dos europeus, e não só, nos próximos dois meses. Depois de Londres, sexta-feira, hoje foi a vez de um carro ter sido literalmente “arremessado” contra a entrada principal do terminal 1 do aeroporto de Glasgow, na Escócia. O nível de segurança interna na Grã-Bretanha foi aumentado para “critico” o que prenuncia que novos ataques estão iminentes. Com o problema do IRA aparentemente resolvido, a pista principal desemboca num nome: Al-Qaeda. Tal como nos atentados de 7 de Julho de 2005, suspeita-se que não estejamos na presença de uma célula operacional desta multinacional do terrorismo, mas sim de indivíduos ou pequenos grupos inspirados pela mensagem do líder espiritual, Osama Bin Laden e de seus acólitos. Convenhamos que quem tem programada uma viagem para a Grã Bretanha nas próximas semanas, não fica com muitas razões para estar tranquilo.



29 junho, 2007

Relações fortes e obsessivas

Para grandes males, grandes remédios. Um juiz do tribunal de Manresa, na Catalunha, decretou a prisão de um casal para evitar que ambos continuassem a agredir-se. Sérgio, 29 anos, e Vanessa, 25 anos, fizeram queixa um do outro às autoridades em cinco ocasiões nos ultimos dois meses, desobedeceram à determinação judicial de permanecerem afastados e ao magistrado não restou alternativa: a detenção do par de namorados catalães. "Uma relação patológica de convivência", foi como o juiz classificou esta união de facto com uns laivos de sadismo.

A Frase do dia

“Os líderes europeus sabem que Sócrates não é um José Mourinho, nem um Figo ou um Cristiano Ronaldo da política. Nao há ninguém que o cobice”, João Marques dos Santos, Correio da Manhã, 29 Junho, 2007

Brasil a ferro e fogo

Uma operação policial numa das favelas mais problemáticas do Rio de Janeiro acabou numa verdadeira chacina. O pior é que não há fim há vista para um país onde a delinquência e o bandistismo sao o modo de vida de milhões. É dificil levar a sério uma nação onde os malfeitores e os barões da droga controlam as operações pelo telemóvel...a partir da cadeia. A poucos dias de organizar os jogos Pan-Americanos, o Governo de Lula prepara uma dos mais impressivos esquemas de segurança alguma vez vistos naquelas paragens.

Este blog atingiu os 1000 visitantes

As estatísticas, como as sondagens, valem o que valem. Os números não são, nem nunca foram, a minha obsessão, mas alguns devem ser, senão celebrados, pelo menos evocados. É o caso do simbólico registo de mil visitas que este blog atingiu hoje ao fim da tarde, quando ainda não completou um mês de vida. O meu agradecimento a todos os que o têm frequentado.

Madrid, capital gay

O bairro madrileno de Chueca, em Madrid, vai acolher este fim de semana mais um encontro do Orgulho Gay Europeu

A lotaria europeia

Os partidos políticos estão cada vez mais iguais, os respectivos líderes mais previsíveis e ao sabor do marketing, comandados pelos omnipresentes spin doctors. A diferença entre os políticos é apenas a habilidade e a capacidade oratória. Uns com mais jeito, outros com menos aptidão para o ofício. Sócrates tem presença, boa figura, uma oratria satisfatória, à custa de muito ensaio, mas falta-lhe conteúdo e sobretudo rasgos. Foge de declarações públicas como o diabo da cruz e procura passar por entre os pingos de chuva cada vez que uma borrasca se abate sobre o seu executivo. Prometeu muito, está a cumprir pouco. O grupo de reflexão “Compromisso Portugal” sugeriu a revisão do programa eleitoral do Governo. E se, pura e simplesmente, se extinguissem as promessas eleitorais?
150 mil empregos, 3 por cento de crescimento e o referendo do tratado europeu, foram apenas algumas juras, não de amor, mas de compromisso político. Afinal, deles, nem pó.
A estratégia socialista é semelhante ao sketch dos “Gato Fedorento” sobre Marcelo Rebelo de Sousa: “Vai haver consulta popular sobre a Europa? Pode-se discutir, mas referendar, nem pensar. E os princípios da Flexissegurança? Podem ser debatidos, mas é dado adquirido que são para aplicar”. Actualmente, os ventos não são favoráveis para São Bento: o ímpeto reformista abrandou, as tricas e as gaffes aumentaram e os casos Charrua e Balbino minam a imagem do executivo. O barómetro TSF/DN, hoje divulgado, revela que os índices de popularidade do PM, dos ministros e do Governo, nunca alcançaram níveis tao baixos. Agora, que há quase duas semanas que não se fala da Ota e de Alcochete (vai-se confirmando a teoria da conspiração de alguns analistas) só resta a Sócrates e seus correligionários esperar que lhes saia a “taluda” europeia. Só o êxito da presidência portuguesa, que se inicia dia 1, pode inverter este ciclo negativo. Não somos adivinhos, mas o passado tem demonstrando que, Sócrates, tal como Guterres, é um homem de sorte. Previdente e metódico como é, apostamos em como já comprou bilhete.


Londres, o alvo favorito dos terroristas

O espectro terrorista volta a pairar sobre Londres. Praticamente dois anos depois dos fatídicos acontecimentos de 7 de Julho de 2005, um novo atentado parece ter sido evitado pela polícia. Em pleno centro da capital britânica, em Piccadily Circus, junto à elegante zona dos teatros, um carro foi encontrado abandonado com um cilindro no seu interior, com gasolina e pregos. Os ingredientes fundamentais para uma explosão que, a avaliar pela localização do engenho explosivo, podia provocar uma onda expansiva que causaria largas dezenas de vítimas. A Scotland Yard investiga, mas este é, certamente, o primeiro aviso ao novo Governo britânico de Gordon Brown. Segundo dados não oficiais, as autoridades inglesas abortam todos os anos centenas de ataques terroristas visando a capital londrina.

28 junho, 2007

A frase do dia

"O CCB é apenas um episódio da crescente "berardização" do país", Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 28 de Junho, 2007

Diz-me a que velocidade circulas, dir-te-ei o tamanho...

“Conduzes depressa. Ninguém acredita que sejas bem dotado”. Este é o lema de uma campanha rodoviária na Austrália para tentar reduzir a sinistralidade nas estradas daquele país. O mote publicitário visa relacionar o excesso de velocidade com a falta de demonstração de virilidade masculina. No video publicitário, várias mulheres levantam o dedo mindinho com ar de desprezo pelo condutor que circula a alta velocidade. A conclusão é imediata: vão depressa, logo, têm um pénis pequeno. Sabendo da tendência dos portugueses para meter “prego a fundo”, a conclusão é óbvia...

Um capacete divino

O Vaticano está a investigar se o aparatoso acidente em que o piloto polaco Robert Kubica saiu ileso no GP de Formula 1 em Indianápolis se pode considerar um “milagre”. O curioso é que o devoto piloto usa em todas as corridas um capacete onde tem inscrito o nome do Papa João Paulo II, falecido em 2005, também ele de nacionalidade polaca. O Vaticano deverá solicitar nos próximos dias um testemunho formal de Robert Kubica. Kubica circulava a 280 kms/h quando o seu bólide se despistou.


Marcelo "trama" Saldanha

Confirma-se. Saldanha Sanches foi mesmo vítima de um “ajuste de contas” nas provas de agregação para professor catedrático, de acordo com as palavras do próprio. Os truques "pidescos" voltam, outra vez, a atormentar a vida de um dos mais iconográficos resistentes do fascismo. Parece confirmar-se também, que Marcelo Rebelo de Sousa votou pelo chumbo do fiscalista. Tricas políticas na faculdade.

Foice em Seara alheia

Desconcertante, chamamo-lo assim para ser cordial, é o artigo escrito pela ex-vereadora da CML, actual directora de campanha de Carmona Rodrigues e arguida no caso Bragaparques, Gabriela Seara, publicado hoje no CM. A prosa, é altamente laudatória para o mais recente autarca lisboeta e amigo pessoal de Gabriela, da primeira à última linha e atinge dimensões surrealistas quando se diz: “(...) (Lisboa) é uma cidade onde já se circula melhor, se estaciona melhor, onde a segurança é das melhores da Europa, onde há menos sinistralidade, mais prédios reabilitados (...)”. A avaliar pela amostra, Gabriela Seara, que padece de um patologia benigna chamada “carmonite”, deve ter andado em passeio por Marte nos últimos anos...

Testemunho de um não fumador

“Viver sem fumar é como escrever sem pontuação”, Vasco Pulido Valente, Público, 28 Junho


O autor deste blog, um não fumador convicto, mas que rejeita teorias fundamentalistas, acusou o toque do comentário feito no post anterior e foi ler o artigo de VPV que agita as massas. Ponto prévio: VPV é um militante intransigente do fenómeno tabagista. Como eles, há outros e outras, que me são bem familiares. Respeito, tolero, mas acho que tudo tem limites. Contudo, sou dos que discorda que se ergam novos “guetos” em bares, cafés, restaurantes com base numa senha persecutória intolerante para com os que gostam, sofregamente e muitas vezes como um reflexo condicionado, de levar um cigarro à boca. O que se exige é tolerância mútua.
Sou novinho, mas lembro-me bem daquele anúncio em que em pleno restaurante uma senhora a degustar a sua refeição era invadida por uma espessa nuvem de fumo vinda de um fumador inveterado que nem ligava à vizinhança para saciar a sua necessidade. Perante a indiferença do cavalheiro, a senhora indignada, disse: “Espero que a sua refeição não esteja a incomodar o seu fumo”. Lapidar. Pedagógico. Isto foi há uns bons 20 ou 25 anos. Da prevenção passou-se à repressão. Duvidamos se será boa política. E com toda esta discussão estéril lá se vai enganando os papalvos, desviando as atenções do que realmente é importante nesta sociedade desigual, corrupta e cheia de vícios, bem mais perniciosos que o fumo.



O regresso das "raparigas picantes"

As Spice Girls ("raparigas picantes" em tradução literal) estão de volta e preparam-se para anunciar hoje uma digressão mundial para os próximos meses

As "trapalhadas" de Correia de Campos

Correia de Campos rivaliza com Mário Lino na disputa pelo título de ministro mais hilariante. Depois da tropelias do "deserto" da margem sul protagonizadas pelo camarada Lino, ontem foi a vez do ministro da Saúde regressar aos seus dislates, sugerindo a um médico presente numa conferência que os medicamentos fora de prazo no valor de 1700 euros fossem dados a pobres. O gabinete de Correia de Campos já veio corrigir as declarações do ministro, mas, por azar, os microfones estavam lá. A tão elogiada estrategia comunicacional do executivo faz, por vezes lembrar, as "trapalhadas" do Governo Santana.

27 junho, 2007

Meia hora para comer?

Extraordinárias as recomendações da comissão técnica do Livro Branco a propósito da revisão do código de trabalho: redução de férias, trabalhar mais horas, possibilidade de diminuir salários e redução do período de refeições para... 30 minutos. Mas será que os portugueses estarão pelos ajustes? Meia hora para almoçar? E as senhoras conseguirão ocupar esses escassos minutos nas compras? Será o lóbi do fast food a mexer os cordelinhos junto dos socráticos?
Originalidades, à moda portuguesa, e mais uma protagonizada por um Governo que se auto-intitula de socialista, mas que demonstra, a cada dia que passa, uma atitude competitiva e um pendor ofensivo francamente neo-liberal, como diria o retirado Gabriel Alves.

Regime verbal

De acordo com as gazetas, o FC Porto está à beira de contratar os serviços da agência de comunicação LPM, iniciais de Luis Paixão Martins, um fervoroso "leão" que assessorou com êxito Socrates, em 2005, nas legislativas, e Cavaco, em 2006, nas presidenciais.
A braços com danos colaterais gerados pelo "apito dourado" e pela famigerada obra de literatura de cordel, Pinto da Costa (PC) profissionaliza, deste modo ,uma área que desde sempre andou ao sabor dos humores e dos ódios de PC. Os avisos de Fernando Póvoas, o nutricionista da moda e novo vice presidente portista, para o clube rever a sua estratégia de comunicação não caíram em saco roto. Um sinal que o FC Porto vai continuar a enveredar pela dieta verbal?

Nem o mediatismo lhe valeu...

Saldanha Sanches chumbou hoje nas provas de agregação como professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A sua tese mereceu a reprovação de 6 dos 9 elementos que constituíam o júri. Terá sido vendetta dos fustigados autarcas que infiltraram alguns dos seus apaniguados no jurado?

O novo inquilino do mítico n.º10

Blair sai de cena e do número 10 de Downing Street, em Westminster. Gordon Brown deixa a sua residência oficial do número 11 da mesma rua e ocupa a vaga de Blair que abandona o cargo. Originalidades britânicas.

Para meditar...

Segundo uma notícia publicada no Jornal de Negócios, o sr. Comendador (leia-se Mr. Berardo) gerou 1,417 notícias em apenas onze dias. Como perguntava ontem um cronista, será ele que é grande ou o país é que é pequeno?

O ansiado video

Quem procura, sempre alcança. Aqui está o video de Cicarelli, não no Youtube, mas no Google Video. Agora que o tempo de praia está ai, deleitem-se e tirem ideias...
VIDEO DE CICARELLI

A bela Moura e os "monstros" Stones

Se Berardo é o português do momento, Ana Moura é a sua compatriota no feminino, on the top. Cantou "No Expectations" com a banda mítica e ainda posou para a fotografia com Woods e Richards. Apostamos que esta "boleia" que os Stones ofereceram a Ana lhe vai dar ainda mais projecção internacional e uns milhares de discos vendidos.

Cicarelli on the beach

A justiça brasileira deliberou que a modelo Daniela Cicarelli não tem direito a indeminização nem a impedir a veiculação de imagens na TV e na internet da sua "transa" em plena praia no sul de Espanha, com o namorado Tato Malzoni, em Agosto de 2006. O video, convenhamos que não tem o nível das filmagens do arquitecto Taveira, mas é o que se pode arranjar.
Contudo, após busca aturada no You Tube não foi possível encontrar esta imperdível "jóia" do vídeo amador. Prometemos não desistir e, já agora, quem o encontrar, que avise...

26 junho, 2007

“BB” desanca os socialistas

Se não teve oportunidade de ler a entrevista de Baptista-Bastos (BB) no suplemento “Ipsilon” do “Público” de sexta-feira passada, aqui deixamos um best off em três tempos da peça assinada por Alexandra Lucas Coelho, curiosamente uma das jornalistas que BB mais elogia. O jornalista e escritor, com 50 anos de carreira e 10 romances editados, não poupa criticas ao Executivo PS: “Este Governo é contra nós. Não gosta da gente”. Para o Primeiro-Ministro, “BB” também não é simpático e atira-se como gato a bofe: “Sócrates é um indivíduo de uma insegurança total que camufla a fragilidade com arrogância”. Indignado com certas atitudes dos socialistas, o homem que se celebrizou por perguntar “onde é tu estavas no 25 de Abril?”, diz ainda que “só quem não conhece o país é que faz a pouca vergonha de acabar com os centros de saúde”. “BB” acrescenta que “está assustado com o caminho que o país toma” e sobre o espectro ideológico onde se situa, reconhece que “tem muita dificuldade em saber onde está a esquerda”. Desassombrado, mas fiel aos seus ódios de estimação, “BB” afirma ainda que “Lobo Antunes é um armário de adjectivos”. Goste-se ou não da personalidade, uma entrevista de vida, rigorosamente a não perder.

A coisa aqui tá preta

O candidato social-democrata à CML, Fernando Negrão, em entrevista ao Rádio Clube Português meteu uma argolada das grandes, ao confundir o IPPAR com a EPUL e a EPUL com a EPAL, chamando à empresa municipal, empresa de abastecimento de água de Lisboa. “Tenho um problema com siglas”, admitiu Negrão, mas, de pronto, prometeu que daqui para a frente recorrerá ao “truque” de “dizer os nomes por extenso”. Ó doutor, não vale a pena o esforço, só faltam três semanas para eleições.

A metáfora do país “caixita de fósforos”

Estando longe da nossa ideia transformar o senhor comendador no “bombo” do blogue, perdão da festa, não resistimos a reproduzir em formato de link o artigo de hoje do Diário de Notícias de João Miguel Rodrigues, do qual destacamos esta sentença lapidar sobre a figura que concentra as atenções mediáticas: “Que Joe é mexido, não há dúvida. Mas esta avalanche mediática só é possível porque Portugal não chega a ser um jardim à beira-mar plantado: é mesmo uma caixita de fósforos, comprometida pela humidade”.

Bem vindos ao Centro Comercial Berardo (CCB)

Cultura a preço de saldo e borlas para sócios de clubes da primeira divisão,funcionários públicos, aposentados, donas de casa, veteranos de guerra, pintores frustrados, etc, etc, é esta a receita do senhor comendador para a adesão massiva dos portugueses ao Centro Comercial Berardo (CCB) – não, não leram mal, é mesmo uma espécie de Colombo na zona histórica de Belém: animação ao melhor estilo kitsch, DJ’s all night long e pequenos almoços de madrugada, não auguram nada de bom para um espaço que o Estado cedeu de mão beijada ao sr. Berardo.Cultura não é sinónimo de elite, mas também não pode ser confundida com uma feira. Mas está bom de ver que o êxito em termos de espectadores da exposição de Amadeu Souza Cardoso, no final de 2006 na Gulbenkian, depressa será esquecido. A onda Berardo veio para ficar.

Mega escândalo em Belém

Já se sabia que Mega Ferreira, presidente do CCB e o senhor comendador Berardo, estavam longe de coexistir pacificamente. Há uns meses, o mentor da Expo 98 tinha revelado as suas dúvidas quanto à qualidade da exposição que se apropriou de quase todoo CCB. Hoje o verniz estalou. Mega Ferreira, demitiu-se ou foi demitido (ainda está por apurar a verdade dos factos) pelo sr. comendador, que aconselhou o ainda presidente do CCB “a curar-se de problemas mentais ou de saúde” (sic) que possa ter. Isso é que é falar senhor comendador...

A "madrasta" Merkel

Os traumas do passado entre polacos e alemães permanecem bem vivos. A madrugada de negociações em Bruxelas sobre o futuro da Europa voltou a mostrar que as cicatrizes dos conflitos mundiais do século XX ainda existem. Um semanário polaco parodia a chanceler Merkel, que sugeriu que a Polónia ficasse fora do pacto de 27, mostrando-a numa fotomontagem a amamentar os gémeos Kaczynski, presidente e primeiro-ministro da Polónia, apelidando-a de "A madrasta da Europa". Veremos até que ponto a bem disposta frau Merkel vai tolerar esta brincadeira.

25 junho, 2007

Rui Rio, enquanto jovem

Mão amiga fez-nos chegar por e-mail uma foto que dá mostras como, enquanto "teenager", Rui Rio se divertia à grande demonstrando a sua aparente virilidade. Será este o segredo para ter mão dura e endireitar as contas da Câmara do Porto e ajoelhar Pinto da Costa?

“Tesourinhos” (alguns) deprimentes

Leitura obrigatória para jornalistas e pessoas ligadas à política ou actividades conexas, "Pela boca morre o peixe”, da autoria de João Pombeiro, compila dezenas de frases que marcaram a política portuguesa desde o 25 de Abril, ao mesmo tempo que descreve vários momentos emblemáticos dos 33 anos de regime democrático. Eis algumas das tiradas mais hilariantes:
“Jardim, queres dinheiro? Vai ao Totta...», de Cavaco Silva;
“Seis vezes três dezoito (..) um milhão (..) portanto, é fazer a conta”, de António Guterres
“Não, não e não! Nem que Cristo desça à Terra”, de Marcelo Rebelo de Sousa
“O país está de tanga”, Durão Barroso
“Não sou Maria-vai-com as outras, mas gosto imenso que elas venham comigo”, Santana Lopes.
“Cumpri o regulamento no artigo 69. Curioso número...”, Mota Amaral
“Tesourinhos” da política, alguns mesmo deprimentes, mas de consulta obrigatória para apreciadores e coleccionadores. A edição é da Esfera dos Livros.

Eu? Não ouvi nada

Pinto da Costa e Luis Filipe Vieira continuam animada troca de galhardetes em periodo de defeso. As facturas da srª. Leonor Pinhão, o “calor da noite” de Fortaleza, o filme "O Padrinho", e o “estrebuchar do morto” foram alguns highlights da diarreia verbal que acometeu os dois dirigentes. Perante isto, o presidente da Liga desvaloriza as questiúnculas entre os dois dirigentes, enquanto o secretário de estado do desporto, Laurentino Dias, parece que não existe. Que é feito do codigo de ética para o futebol proposto pelo ex-ministro Arnaut?

“Façam a vontade ao Zé”

O justiceiro dos pobres e dos oprimidos declarou-se, uma vez mais, disponível para uma coligação pós-eleitoral com os socialistas. Sá Fernandes, “o Zé” para os mais íntimos e para a malta do berloque de Esquerda, está com sede de poder, mas não nos admiraria que a postura do advogado, que denunciou as tropelias do sr. Névoa da Bragaparques, desse uma fantástica cambalhota se o seu objetivo fosse consumado.

Um “flirt”, por Lisboa

“Zézinha” Nogueira Pinto gosta de estar bem com Deus e com o Diabo. Depois da ruptura com Carmona e do seu afastamento do CDS, a ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é agora seduzida por António Costa como trunfo eleitoral para as semanas que restam até às eleições. O plano da Baixa-Chiado, idealizado por Nogueira Pinto é o argumento invocado pela candidatura de Costa para o "flirt" político em período de pré-campanha, mas com esta estratégia o ex-MAI, que segundo a postura do próprio, é presidente antes mesmo de o ser, tenta pescar votos um pouco mais à direita.

24 junho, 2007

William & Kate

Segundo os especulativos, mas quase sempre bem informados, tablóides londrinos, o príncipe William recomeçou o seu namoro com Kate Middeleton, depois de um hiato de tempo separados. O casal deverá comparecer no proximo dia 1 de Julho, na homenagem a Diana de Gales, a realizar no novo Estádio de Wembley. As revistas cor de rosa não vão perder a oportunidade para registar esse momento...real.

Mais uma tirada do "amazing" Joe

"Às vezes quero apresentar a minha mulher e esqueço-me do nome. Não se chateia porque sabe que eu não bato bem da cuca! Ninguém é perfeito", Joe Berardo, in "Sol", 23 Junho, 2007

Os trabalhos de Vitalino

Um verdadeiro achado jornalístico, remetido para as páginas interiores da revista "Única", tem a ver com a reportagem feita nos passos perdidos do Parlamento sobre o lóbi. Muitos deputados quando confrontados pelo jornalista com essa palavra não esconderam algum embaraço. Ninguém admitiu influenciar as decisões no hemiciclo em favor dos seus próprios interesses, mas se atentarmos na actual declaração de interesses de Vitalino Canas, é caso para ficarmos preocupados: deputado e porta-voz do PS, Canas é desde 2002 consultor da Fundaçao Stanley Ho e das Fundações Oriente e Agan Khan. Quando o tempo lhe permite, ainda faz uma perninha como advogado e administra empresas. Um case study que nos faz deixar no ar pergunta do autor da peça: pode um politico com assento no parlamento ser consultor da fundaçao pessoal de um dos maiores investidores em Portugal?
É por estas e por outras que a instituição parlamentar está desacreditada. Também por 800 contos, ninguém se esforça muito...





“A voz do dono” admite conspiração

A capa da revista “Única” do “Expresso”, que dá um desmesurado destaque à entrevista com a super star Angelina Jolie, publica provavelmente as duas grandes “pérolas” do jornalismo deste fim de semana.
A primeira, a pré-publicação do livro de João Gabriel, intitulado “Confidencial – A década de Sampaio em Belém”, revela um ajuste de contas do ex-Presidente, mas, feito, cobardemente, por interposta pessoa, mais de dois anos passados dos factos. Gabriel dá o nome à coisa, mas as ideias são de Sampaio. A voz do dono, como é comum dizer-se. Do trecho publicado na “Única”, ficamos com uma certeza: a confirmação da tese da conspiração sempre invocada por Santana e plasmada nos telefonemas de Belém para figuras gradas do PSD, incentivando-as a concorrer contra PSL. Santana fica assim com mais trunfos para continuar a ser o “menino guerreiro”, ferido, é certo, mas vivo e a espernear. O homem vai continuar a andar por ai.

23 junho, 2007

A frase do dia

"Se se derreter parte da Gronelândia, o efeito sobre Manhattan será muito pior que o atentado do 11 de Setembro", Al Gore, 23 Junho, 2007

Blair abandona politica e converte-se ao catolicismo

Blair: "Santo Padre, não acha que vou ser um católico praticante exemplar?"
Bento XVI: "Não duvido, mas antes terás de passar pelo Inferno e pedir perdão pelos teus pecados na guerra do Iraque"


A historiadora contra-sistema

Na entrevista que concede ao jornal "Ensino Magazine", a historiadora Maria Filomena Mónica (MFM) mostra-se impiedosa com os políticos e com o sector educativo em Portugal. A autora de "Bilhete de Identidade", que vendeu mais de 50 mil exemplares, considera inadmissível que um país que fez a revolução socialista, em 1974, seja o que mais desigualdades apresenta a nível europeu. Para os que leram as memórias de MFM ficam desde já informados que o livro não terá sequela.

22 junho, 2007

O magnetismo de Stonehenge

24 mil pessoas juntaram-se no monumento megalítico de Stonehenge para presenciar o solstício de Verão

Indiana Jones na terceira idade

Harrison Ford vai voltar a encarnar a personagem de Indiana Jones, o arquéologo a que Steven Spielberg deu vida. Aos 65 anos, Ford vai interpretar a quarta série do filme que foi um sucesso de bilheteira nos anos 80.

Frases para maiores de 18

"A pornografia não é um trabalho fácil", Cicciolina, entrevista ao Expresso-TV, 22 Junho, 2007

Mizé 3 - PC 0

A super procuradora, Maria José Morgado, "Mizé" para os íntimos e maoístas, colecciona acusações contra Pinto da Costa. O presidente do FC Porto já soma 3 acusações por parte do Ministério Público. Ninguém nos garante que a prova seja feita em tribunal e que PC seja condenado, mas garantido é o clima de turbulência em torno da equipa de futebol azul e branco e o silêncio do "Papa" por mais uns tempos. Que tal promover o hiper-mediático, rei das dietas e novel vice-presidente portista, Fernando Póvoas a porta-voz da nau portista?

Thierry Henry, o novo "catalão"

Pela módica quantia de 24 milhões de euros, o Barcelona assegurou o concurso do francês Thierry Henry, proveniente do Arsenal. Se com Ronaldinho, Messi, Deco, Eto e agora com o francês, o Barça não ganha no próximo ano o campeonato, o melhor é dedicarem-se a outro negócios. Talvez vender camisolas, o sempre lucrativo negócio na mega-store do Camp Nou.

"Grandes" e falidos

Um relatório da Deloitte confirma aquilo que há muito se sabia: a indústria do futebol em Portugal está falida e os clubes sobreendividados. Os clubes da Superliga somam um passivo astronómico de 524 milhões. Não é de admirar que, mesmos os "grandes", à falta de melhor, se virem para mercados mais baratos para contratar jogadores. Paraguaios, marfineneses e polacos estão na moda. É possível que um tal Oscar Cardozo, transferido do Newell's Boys para o Benficia valha 9 milhões de euros?

Humor refinado

"Já não deve faltar muito para Joe Berardo comprar o lince da Serra da Malcata ou dizer que quer comprar o Diário da República", Ricardo Costa, Diário Económico, 22 Junho, 2007

Quem quer alho?

Que a Itália é um país sui-generis, já sabíamos. Mas esta certeza não implicava que ficassemos perplexos ao ler na imprensa que figuras públicas daquele país se mobilizaram numa cruzada anti-alho, um alimento essencial na chamada dieta mediterrânica. Silvio Berlusconi, Luca di Montezemolo, os netos dosAgnelli e Monica Bellucci, vieram a terreiro manifestar o seu desagrado pelos pratos cozinhados com alho. Cada terra com o seu uso, cada roca com o seu fuso: Cá em Portugal temos o lóbi pró-Ota, enquanto lá, eles é mais lóbi anti-alho...

Absolvida idosa acusada de roubar creme de 3,99 euros

A idosa que alegadamente roubou um creme num supermercado do norte no valor de 3,99 euros foi absolvida pelo tribunal por falta de provas. Com esta rábula, em volta de uma ninharia, o Estado gastou uma pipa de dinheiro. Só o advogado oficioso encaixou 264 euros. Com um Estado tão perdulário, não vamos longe...

Atenção ao "Ginjas"!

O líder da Nova Democracia, Manuel Monteiro, não pára de surpreender na sua capacidade para resgatar novos talentos para a arte da representação. Depois do «achado» "Manuel do Bexiga," para azucrinar a cabeça a Jardim na Madeira, desta vez "inventou" o "Ginjas" para a campanha eleitoral da sua candidatura a Lisboa. O "Ginjas" é uma espécie de assessor que vai aparecer, sem anuncio prévio. Monteiro diz que com isto está a «promover o teatro». Ora aí um político sério: como captar votos não é o seu forte, investe no riso e na boa disposição.

Onde está Maddie?

Agora que o caso Madeleine parece, definitivamente, abandonar a agenda mediática, submergido pelos berardos, a Ota e a transferência de Derlei para Alvalade, nova pista surge sobre o desaparecimento da menina britânica. A polícia da ilha de Malta recebeu 3 alertas de pessoas que alegadamente dizem ter avistado uma criança com as características da pequena "Maddie". A paranóia em torno deste caso assemelha-se a "Onde está Wally".

Um Rio de protestos

Continua a guerra na cidade "invicta" entre Câmara do Porto e Jornal de Notícias. O edil portuense, Rui Rio, está a ser acusado pela oposição de ter uma atitude "persecutória e pidesca" para com o director-adjunto do JN, David Pontes. O estalar do verniz aconteceu com um texto publicado no site da Câmara do Porto com o título «JN endurece oposição: Director Adjunto manifesta-se contra a Câmara», onde é referenciado um vídeo onde aparece o jornalista durante a manifestação junto ao Teatro Rivoli que ocorreu na Praça D. João I no passado dia 14. Pontes surge com um «R» na mão, tal como os outros elementos do protesto. A troca de acusações entre a autarquia e o JN não pára. Rio, desde o início do seu mandato que escolheu o Publico e o JN como alvos, enquanto o JN, o maior jornal do norte, tem respondido à letra ao autarca, especialmente em editoriais e reportagens sobre a cidade do Porto. Será que Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) não tem nada para dizer?

21 junho, 2007

"Citizen Kane", o melhor filme de sempre

O filme "Citizen Kane", realizado pelo célebre realizador e actor americano Orson Welles, foi classificado de melhor filme americano de todos os tempos pelo Instituto Americano do Filme (AFI). A história de um magnata da imprensa escrita, filmada e realizada em 1941 por Orson Welles, quando este tinha 25 anos, saiu vencedor na classificação dos 100 melhores filmes americanos. "Citizen Kane" tinha já sido escolhido como o melhor há dez anos atrás.
Em segundo lugar, surge "O Padrinho", filmado por Francis Ford Coppola em 1972 e cujos actores principais são Marlon Brando e Al Pacino. O terceiro lugar foi atribuído ao clássico filme a preto e branco "Casablanca", com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, realizado em 1942 por Michael Curtiz.

Guerra do Iraque já matou 3545 soldados americanos

Há quem compare a guerra do Iraque com a do Vietname. Em número de vítimas para as tropas americanas o número de mortos cifra-se, segundo a ultima estimativa da Associated Press, em 3545, uma marca muito distante dos 58 mil imperialistas que pereceram, na década de 70, no oriente. Só nos últimos dias, 14 elementos das tropas dos states perderam a vida em emboscadas dos rebeldes. Os caixões continuam a chegar a solo americano. Bush retira-se em Novembro de 2008. Para quem vai sobrar a batata quente de livrar os americanos do imenso atoleiro onde se meteram?

A frase do dia

"A reforma de fundo da justiça deve ser a primeiríssima prioridade nas obrigações dos nossos políticos", Miguel Cadilhe, 21 Junho 2007

No país de Berardo

O Abrahmovic português, que pelos vistos é benfiquista desde pequenino, mas prefere ser fotografado integralmente vestido de preto, domina de forma quase unânime as primeiras páginas dos jornais e das principais revistas nacionais. "E ninguém pará Berardo?", pergunta a "Visão", o "extravagante Berardo", conta a "Sábado" ou, para não ficar atrás em originalidade, "Ninguem pára o Berardo", neste caso sem interrogação, diz a Noticias Magazine, a ser publicada no próximo sábado. Logo à noite, o empresário madeirense é convidado no Negócios da Semana, na SIC-Notícias. A isto se chama, ter tempo de antena. Não há mais nada para discutir neste país?

20 junho, 2007

"Transar" em horário nobre

A novela "Sete Pecados" da Rede Globo, emitiu ontem um episódio que quase fez parar o Brasil. Os actores Priscila Fantin e Ricardo Duque recriaram na praia, dentro de água, uma cena em tudo semelhante à protagonizada por Daniela Cicarelli e um dos seus namorados na costa espanhola, que fez furor no You Tube. A dupla "transando" foi exibida logo no primeiro capitulo da nova novela das sete no Brasil, tendo o atrevimento em prime time valido 35 pontos no Ibope, o instituto que realiza as sondagens no "país irmão".

Casal Clinton mais unido do que nunca

"You and I", de Celine Dion foi escolhida por cerca de 250 mil americanos, como música oficial da campanha eleitoral da senadora Hillary Clinton. Entretanto, no video disponibilizado no site oficial da candidata democrata, o casal Clinton (Hillary e Bill), ao que parece mais unidos do que nunca, fazem uma sátira deliciosa ao último episódio da série «Os Sopranos» emitido na passada semana nos "states". Corrida à Casa Branca, a quanto obrigas, deve pensar Hillary, que pode converter-se na primeira mulher a chegar ao cargo político mais importante do mundo.

Veja o video

Um raio de Luz

"Tenho as minhas veias queimadas. Os meus olhos vagos e chorosos. Os meus ossos doridos. Os meus músculos lentos. O meu cérebro pesaroso . O meu estômago ressentido...e a minha cabeça, calva!». Este retrato cruel e dramático é feito pela cantora espanhola, Luz Casal, no seu site pessoal, em comunicado emitido para os fãs. A artista galega, a quem foi diagnosticado um cancro de mama no passado mês de Janeiro, foi sujeita a operação de urgência no início do ano que a obrigou a cancelar todos os seus espectáculos. Entretanto, prossegue os tratamentos com sessões de quimioterapia e a ingestão "cocktail de fármacos", um "veneno", como a própria define, que está obrigada a ingerir.

19 junho, 2007

Ratos na Boa-Hora


Um rato em «decomposição» foi encontrado num gabinete do Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, o que motivou uma queixa colectiva dos juízes que ali trabalham. As ratoeiras, há 3 anos ali colocadas, falharam os objectivos e a praga parece que alastra. Será que também há "ratos" infiltrados nos processos?



A Frase do Dia

"Tal como não acredito em conversões religiosas de um dia para o outro, também não acredito que o ministro, depois de meses de posição inamovível e de ter mesmo afirmado o seu compromisso pessoal com a solução Ota, tenha mudado de posição de um dia para o outro",
Belmiro de Azevedo, 19 Junho, 2007

Zezé Camarinha strikes again

O impagável playboy algarvio, de seu nome Zezé Camarinha, é outra vez notícia. Zezé quer criar o que denomina por Instituto de Salvação dos Homens porque, diz, está irritado «com a cultura perversa que está a ser transmitida às crianças em vários programas de televisão, nos quais os homossexuais sao as figuras principais». O referido Instituto encontra-se em fase de legalização, mas há uma condição obrigatória para todos os interessados que queiram ser sócios: «Os homens precisam de trazer uma declaração médica a garantir que nunca foram penetrados no ânus. Não queremos infilitrados», justifica. Zezé sabe-a toda, deve ser de Olhão...


O "picareta falante" parte II

Vasco Pulido Valente comparou, um dia, os dotes de oratória de Guterres a uma "picareta falante". Mas pelos vistos o actual ACNUR já tem sucessor à altura. Jorge Sampaio, após um década em Belém, não parece querer afastar-se dos holofotes da fama. Ele é conferências na faculdade, campanhas contra a tuberculose em África para jornalista ver e até sobre a Europa o senhor não se coíbe de dar uns bitaites naquela já conhecida linguagem torrencial e cifrada, que poucos, exceptuando o próprio, entendem.

Jardim, 30 anos depois

Alberto João Jardim toma hoje posse para mais um mandato como presidente do Governo Regional da Madeira. Se a vitória obtida das urnas terá sido das mais saborosas, pelo travo a vingança, estes serão, porventura, os quatro anos mais delicados e de maior aperto (financeiro) para o "senhor das ilhas". De relações cortadas com o Primeiro-Ministro - até se diz que já nem ao telefone falam - o braço de ferro entre São Bento e a Quinta Vigia promete continuar. As hostilidades recíprocas estão ao rubro: Sócrates mandou um secretário-geral para a posse e a resposta de Jardim não deve tardar...