O discurso de Carlos Cruz nas entrevistas que tem dado nos últimos dias é claramente de «eu sei que vou ser condenado», só não sei é quantos vou levar. Curiosa é a ameaça que vai divulgar tudo o que sabe sobre os nomes que estão envolvidos no escândalo Casa Pia e não foram investigados. Há tanto tempo que o caso se arrasta, não é de estranhar que o «senhor televisão» mencione a identidade de algum alegado pedófilo já falecido. E esta, heim?
31 agosto, 2010
Diálogos crispados
Muito se fala do carácter crispado do nosso «premier», mas por momentos, na entrevista de Carlos Queiroz a Guedes de Carvalho, na SIC, pareceu-me estar a ver um «tête a tête» entre Sócrates e Ricardo Costa. Ambos crispados, a esticar a corda, usando e abusando dos galões de «30 anos de carreira», um no jornalismo, outro a treinar putos e graúdos ao melhor estilo «globtrotter». Principais ilações: se bem percebi a «cabeça do polvo» que alegadamente o professor terá chamado a Amândio de Carvalho também pode ser uma «nuvem», o ainda seleccionador nacional diz que o dinheiro não é prioridade nenhuma e que a sua principal preocupação é limpar a imagem e a honra. Rodrigo esteve quase a recitar a célebre frase do «vai fazer análises para a coisa da tua mãe», mas conteve-se a tempo. Teria sido um grande momento.
Laurent Fignon (1960-2010)
Há 25 anos sem ganhar um Tour, a França desespera por um campeão. Desde Hinault, o último a chegar de amarelo aos Campos Elísios, em 1985, e Laurent Fignon, ganhador em 1983 e 1984, que os gauleses não exultam na sua prova nacional. Na memória de todos fica o dramático final de volta a frança em 1989, em que Fignon perdeu o Tour para Greg Lemond, por 8 segundos - a menor diferença de sempre na ronda francesa. Fignon, o ciclista de rabo de cavalo e de óculos, faleceu hoje aos 50 anos com um cancro no pâncreas. Na sua recente visita a uma etapa do Tour, já com o «bicho» dentro de si, Fignon dizia que não era justo morrer com 50 anos. Mas quem disse que a vida era justa?
30 agosto, 2010
Psicologia «à la carte»
Depois dos hiperactivos e dos aspergers, agora inventou-se outra: a depressão pós-férias. Não há televisão e gazeta que não faça uma «perninha» sobre o assunto. Os solicitados psicólogos discorrem sobre a matéria e até há um que fala num fenómeno inverso: pessoas que gostam tanto do trabalho que não sabem estar parados e acham os «domingos uma maçada». Há gostos para tudo e fenómenos psicológicos também.
Rendidos ao bairro espanhol
Custou a entrar no goto, mas quase 9 anos depois de ter inaugurado a primeira loja, em Lisboa, os portugueses estão rendidos ao El Corte Inglés. Os números estão aí para comprová-lo. Pelo terceiro ano consecutivo os resultados globais em Espanha foram negativos, enquanto em Portugal, principalmente nas superfícies de Lisboa e Gaia, a facturação cresceu 13 por cento relativamente ao ano anterior. Perante isto não há movimento anti-Castela ou complexo da padeira da Aljubarrota capaz de prosperar. O português exige ser bem servido, nem que para isso tenha que desembolsar algo mais do que noutros estabelecimentos. Pode-se mesmo dizer que, para bem e para mal, dois factores revolucionaram o comércio e a restauração em Portugal nos últimos anos: O El Corte Inglés e a ASAE. Ninguém pede para que sejam venerados, mas certamente todos darão a mão à palmatória que nada foi como dantes desde o seu aparecimento.
Vão nadar no Tejo
João Almeida, o jovem presidente dos Belenenses já deve ter pensado para os seus botões que a vidinha de deputado é bem mais fácil do que a de líder de clube com história, mas falido. Vai daí toca de encerrar a piscina olímpica do Restelo e decretar o fim da natação de competição no clube. Vendo bem as coisas, a 500 metros das instalações do Belém há um imenso rio Tejo (um pouco poluído é certo, mas sem custos de manutenção) para dar umas braçadas.
Conspirações cubanas
Se o Ritz é Ritz, Fidel é e será eternamente Fidel. Aparentemente recuperado da maleita que o manteve em convalescença durante quatro anos, «el comandante» revela, em entrevista (que durou 5 horitas, coisa pouca) a um jornal mexicano, ter «ressuscitado» num «mundo de loucos». Os americanos continuam a ser o alvo para Fidel que garante que Osama bin Liden é um agente da CIA pago por George W. Bush, quando este estava na Casa Branca, e precisava de «assustar o mundo». Boa teoria. Já estavamos com saudades suas, comandante! Será que já lhe disseram que na Casa Branca está um negro, que dizem ser muçulmano?
«Bibi» tem uma namorada!
Aprestava-me para escrever um post sobre as potenciais revelações que Carlos Cruz promete fazer sobre outros nomes que não foram investigados no caso Casa Pia, cujo sentença, teoricamente, se conhece esta sexta-feira, quando oiço o «Bibi», em entrevista ao «Telejornal», dizer que «tem uma uma namorada» e que só não está a viver com a donzela porque o processo ainda não terminou. E eu que ia jurar que o homem era pedófilo. Só pode ser um milagre operado pelo seu advogado, esse eminente causídico da nossa praça chamado José Maria Martins, conhecido por ter bastante queda para perpetrar acções (não propriamente judiciais) junto da comunidade feminina.
29 agosto, 2010
Milhões e empates
O rosto do presidente do Real Madrid era todo um poema. O desespero de Ronaldo é o que a foto demonstra. Tantos milhões investidos e primeiro empate cedido na primeira ronda do campeonato espanhol. O Barcelona já lidera. Mourinho vai ter vida seguramente vida difícil, dentro de campo e nas páginas dos jornais. Mas, segundo o próprio, ele até se diverte com isso...
As férias do Presidente
É seguramente um dos documentos jornalísticos deste Verão. Cavaco Silva, a poucos dias de perder a «bomba atómica» que é a dissolução do Parlamento, abre as portas da sua casa de férias no Algarve para uma conversa distendida com o «Correio da Manhã». Se alguém ainda pensava que o Presidente queria agitar o ambiente político nos próximos meses, as seis (repito seis) páginas que o jornal da Cofina dedica às férias algarvias do presidente desmontam essa teoria. Cavaco de pólo e calções no escritório, Cavaco de calça de ganga e óculos escuros na quinta que herdou do pai e, the last but not the least, as caminhadas de Aníbal, os seus binóculos e a primeira-dama, Maria Cavaco Silva, a apanhar figos, em pose descontraída. Tudo muito familiar. Tudo para a plateia. E em exclusivo para o «Correio da Manhã». Lá para os lados de Caxias, sede do «Expresso», devem ter ficado um bocado roídos, mas os homens do Presidente, nomeadamente o Lima, sabem o que fazem.
28 agosto, 2010
Da churrasqueira para o estrelato
Não sei se foi o destino, mas foi certamente a concretização do célebre aforismo do futebol em que se passa de besta a bestial, após passagem pelo inferno. Roberto, relegado para o banco, esteve 21 minutos fora da baliza do Benfica até o seu substituto, Júlio César, ter sido expulso por ter cometido um penalty. O espanhol das anedotas da churrasqueira (na TSF um locutor apelidou-o mesmo de «criador de aves de capoeira») defendeu o penalty, os encarnados venceram o jogo e Roberto fica como herói nos próximos 15 dias, até ao jogo em Guimarães. Mesmo assim fica-se com a sensação que a baliza do Benfica está colada com cuspo. Não é normal que os adeptos aplaudam entusiasticamente um guarda-redes quando ele recebe atrasos dos seus defesas. Mas como também diz o outro, futebol é isto mesmo...
Lisboa on fire
Novembro em grande para Portugal e para Lisboa na cena mundial com a realização da cimeira da Nato, em Lisboa. As instalações da FIL no Parque das Nações serão o palco dos trabalhos, a 19 e 20 (sexta e sábado) desse mês. Obama e mais umas dezenas de chefes de Estado e de governo estarão na capital portuguesa, sendo de esperar uma cidade colapsada durante cerca de 72 horas, com os tradicionais cortes de trânsito nos cortejos das comitivas dos hotéis para a zona oriental de Lisboa. Acontece que na véspera do início do evento, na noite de 18, o Pavilhão Atlântico, a poucos metros da FIL, recebe um concerto muito esperado, o dos Arcade Fire, o que está a deixar a segurança da cimeira à beira de um ataque de nervos. Já se falou do adiamento do espectáculo, mas os promotores batem o pé e insistem que vão chegar a um entendimento. Se o FBI sabe disso é capaz, em nome da segurança mundial e do presidente americano, de decretar a anulação do espectáculo, até porque o mais prudente para a obsessão securitária será que a 24 horas da cimeira a zona circundante da FIL esteja completamente «selada».
27 agosto, 2010
Olé e adeus!
O desporto não pára de dar alegrias ao país vizinho. A vitória do Atlético de Madrid na Supertaça europeia perante o campeão europeu, Inter, é mais um placebo para acalmar a ansiedade soció-económica espanhola. Isto no dia em que Simão, hoje capitão dos colchoneros e o jogador nacional com mais internacionalizações (85 jogos, 22 golos), anunciou que renuncia a jogar na selecção portuguesa invocando motivos de «ordem pessoal». Uma notícia algo surpreendente, que acaba por abrir o caminho para a renovação de jogadores, mas a porcaria, de técnicos e dirigentes, continua por limpar.
«Big Brother» a 700 metros de profundidade
O Chile vive uma história que consegue exceder o limite de qualquer imaginação mais fértil. 33 mineiros estão há 20 dias retidos a 700 metros de profundidade, mas ainda não sabem que o seu resgate pode durar bem mais (talvez só por altura do Natal) do que as três semanas prometidas pelo governo local. Psicólogos e psiquiatras tentam introduzir motivos de entretenimento para que os mineiros da mina de S. José não entrem rapidamente num estado de confusão mental, angústia e depressão. Lá em baixo, os homens, barbudos e bem mais magros, distribuem entre si as tarefas, tendo criado grupos de trabalho para a higiene e outro para a segurança. A agonia promete continuar nas próximas semanas. Os chilenos sustêm a respiração, assistindo com um misto de dor e voyeurismo a um caso de desafio extremo à capacidade de resistência humana, que pode significar tentar sobreviver quatro meses a 700 metros de profundidade, num espaço de 50 metros quadrados e com uma temperatura média de 27 graus.
O resgate permanece uma incógnita. Os especialistas procuram que os mineiros façam exercício regular no lugar onde estão confinados para que o perímetro da sua cintura não supere os 90 centímetros, medida máxima que lhes permitirá passar pela conduta que está a ser perfurada. Os primeiros videos dos mineiros foram divulgados hoje. Numa coisa o Chile é pioneiro: criou o primeiro «Big Brother» debaixo de terra.
26 agosto, 2010
Governo zero
Chama-se «Licenciamente Zero». É mais um exercício «simplex» de um governo que não existe, mas cujo líder regressou de férias com «las pilas puestas», como dizem os espanhóis. Frenético e com bom ar, o moreno fica-lhe bem, Sócrates quer contrariar a impressão, quase certeza, que só ele é que puxa pela máquina.
O empresário, os herdeiros, a amante e o advogado dela
Depois de vários dias em black-out, Duarte Lima seguiu as pisadas de Dias Loureiro. Acossados pela Justiça e pela Comunicação Social vão de telefonar para a entrevistadeira da nação para 30 minutos de defesa pessoal gratuita e urbi et orbi. Defesa é como quem diz, já que à semelhança do que já acontecera com Loureiro, o advogado Duarte Lima escudou-se, vezes sem conta, no sacrossanto segredo de justiça, em vez das respostas que se gostaria de ouvir sobre o caso da morte da amante/secretária de Tomé Feiteira. Mais um exemplo de que a justiça informal, mas no fundo a que conta, faz-se cada vez mais nos ecrãs de televisão e nas páginas dos jornais para «lavar a cabeça» ao júri popular. O resto é paisagem.
25 agosto, 2010
Um flop incorrigível
Santana Lopes é exemplar raro. Se não existisse, tinha de ser inventado. Deve ser o único ex-Primeiro Ministro de um país da Europa dita democrática que tem um blog onde debita toda a espécie de considerações e estados de alma, com um português descuidado e rudimentar. O que é estranho, até porque PSL, é sabido, tem um séquito de assessores bastante vasto quando sai em tourné do seu escritório de advogados. O post de dia 24, que dá pelo sugestivo nome de «Tudo avariado», atesta bem a ventania que assola aquela cabeça:
«Espiões no Líbano? Stoikovic no Benfica? E ao contrário? Stoikovic no Líbano e espiões no Benfica? É igual! Ouvimos as notícias e pensamos que «vêm avariadas»... Que é engano». That's all folks!
«Espiões no Líbano? Stoikovic no Benfica? E ao contrário? Stoikovic no Líbano e espiões no Benfica? É igual! Ouvimos as notícias e pensamos que «vêm avariadas»... Que é engano». That's all folks!
Sócrates amigo os operários estão contigo
O DN publica hoje na sua página 9 uma foto enternecedora de Sócrates rodeado por operários de uma fábrica na zona norte. O seu chefe de gabinete, André Figueiredo, não fez a coisa por menos e escreveu o seguinte testemunho sobre o seu chefe no Facebook: «Bem, é sempre assim... Por mais quilómetros de estrada que façamos, por onde ele [José Sócrates] passa, o afecto, o carinho, a admiração e reconhecimento estão sempre presentes na atitude das pessoas...». De facto, só podemos ter andado cegos nestes últimos tempos. O engenheiro é um doce e ainda ninguém notou.
Frango à Roberto
Afinal o alegado malicioso comentário do jornalista da Sport TV, sobre o «frango à Roberto», até tinha razão de ser. Não é que o infatigável Correio da Manhã mandou 2 enviados especiais a Fuenlabrada, a terra que viu nascer o ainda guardião encarnado, e constatou que a casa onde Roberto nasceu fica por cima de uma casa que vende....frangos. Daqueles para comer. «Pollos», como dizem os espanhóis. Um must informativo!
24 agosto, 2010
They tried to make me go to rehab, i said, "No", "No", "No"
Quando um génio criativo e uma personalidade auto-destrutiva, misturada com drogas e imprudência ao violante, se encontram isso só pode ser...George Michael. O ex-Wham declarou-se hoje culpado em tribunal por ter sido apanhado a conduzir sob o efeito das drogas na madrugada de 4 de Julho. A sentença é conhecida em meados de Setembro e, por ser reincidente, Michael pode ir de cana. Um caso parecido com Amy Winehouse, também ele carecido de «rehab».
Do sonho à realidade
O Braga atingiu com brilhantismo a elite do futebol europeu. Deu uma lição a uma das quatro melhores equipas da liga espanhola. Financeiramente a época está ganha, com os 7 milhões de encaixe decorrente do apuramento para a champions e o prestígio garantido com os «tubarões» que vão visitar o Minho nos próximos meses. Resta saber se haverá fôlego para conciliar as provas de elite e as competições de trazer por casa.
23 agosto, 2010
O «berbequim político» do PS
É uma das hilariantes da semana, pese embora ter merecido uma nota de rodapé num jornal de fim-de-semana. No seguimento das diversas entrevistas concedidas pelo ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, o deputado do PSD, Luís Campos Ferreira, apelidou o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares do governo socialista de «o berbequim político do PS». Depois da «picareta falante» que era Guterres, baptizado por Pulido Valente, o PS sofistica-se e inaugura a era do berberquim.
Terror na auto-estrada
Tragédia na A25. O nevoeiro e a chuva em pleno verão provocaram dois choques em cadeia. Resultado: 6 mortos e dezenas de feridos. Num país onde geralmente é tudo mau, destaque para os elogios que ouvimos na comunicação social sobre a mobilização dos serviços de emergência, INEM, Protecção Civil e GNR, com a rápida evacuação dos feridos mais graves para os hospitais da zona e para Lisboa, de helicoptero. Neste aspecto, mesmo com os cortes orçamentais que amiúde são anunciados, Portugal melhorou muito a sua capacidade de resposta.
O «galo» madeirense
Este está a ser um «annus horribilis» para a Região Autónoma da Madeira. Cheias, incêndios e agora uma palmeira que tomba, fazendo vítimas. Isto já para não falar dos desastrosos resultados do turismo da ilha, a ressentir-se da tragédia de 20 de Fevereiro. Jardim, desanimado, diz mesmo que os madeirenses precisam de ir à bruxa. Menos acertada a ligeira insinuação do líder regional sobre a «estranheza» pelo facto de a palmeira de Porto Santo, num largo onde existiam 13, ter caído no momento em que decorria um comício do PSD-Madeira, quando foi o próprio presidente da Câmara de Porto Santo a reconhecer que as raízes da palmeira estavam podres. Jardim não precisa de se vitimizar nem de arranjar bodes expiatórios para as tragédias, porque é mais que certo que nós e os seus conterrâneos insulares vamos aguentá-lo ainda um bons anitos. Para ser franco, isto sem ele também não tinha piada.
22 agosto, 2010
O capricho de Verão vai ser emprestado
Após muitas pressões e algumas evidências, parece que o Benfica e o seu até há pouco omnipotente treinador deram a mão à palmatória. Roberto, a jóia valiosa que Jesus pediu a Vieira no defeso, vai ser emprestado a um clube espanhol, segundo noticia a TSF. Um caso muito raro em qualquer clube a nível mundial. O Benfica da presente temporada só bate recordes. Pela negativa. A Lei de Murphy em todo o seu esplendor.
O «machadês» aplicado ao caso Queiroz
O estilo característico de Manuel Machado já lhe valeu um rábula dos Gato Fedorento. Depois de um período difícil, em que esteve entre a vida e a morte, o treinador do Guimarães regressa para «trocar por miúdos», socorrendo-se da sua douta cátedra, o caso Queiroz. Explica, em «machadês», os meandros de um processo, que classifica de «gravidez psicológica», em que «não há óvulo, matéria seminosa, não há barriga, não há nada». Pronto, assim estamos mais esclarecidos. Obrigado, professor Machado!
«Mou» na primeira pessoa
Mourinho é uma estrela planetária e uma das personalidades mais seguidas no país vizinho. Tem honras de capa na revista semanal do «El País» deste domingo, publicação a que concede uma entrevista serena e onde fala com este desprendimento do país que o viu nascer: «Sou um português muito atípico, porque o português comum tem saudades de Portugal e eu não (...) Sou um português que não quer regressar, não quer trabalhar em nenhum clube português, não quero viver em Portugal, mas sou um português que gostaria de fazer algo importante com as minhas capacidades».
Sócrates e a Anita
«Sócrates engana os portugueses», «Sócrates engana Portugal», foi a forma sintética como Paula Teixeira da Cruz, vice do PSD, arranjou para classificar o discurso do PM, na rentrée de Mangualde. Assim de repente a advogada social-democrata parecia ter-se inspirado nos célebres livros infantis da Anita, que tantos fãs fizeram junto dos mais jovens.
21 agosto, 2010
As «tocas» do líder
O DN virou, definitivamente, o bico ao prego. Passos Coelho é o que está a dar. A revista de sábado do jornal do Oliveirinha publica uma reportagem com o putativo primeiro-ministro com o seguinte enigmático título: «Viagem à toca de Passos Coelho». Revelação da peça, a seguinte passagem: «O caminho de casa, em Odivelas, até à Lapa não costuma demorar muito». Afinal, Mendes Bota não anda bem informado. O presidente do PSD não mora em Massamá, mas em Odivelas. Ou então tem mais do que uma casa, modestas e bem longe do conceito de condomínios fechados, em concelhos da área metropolitana da capital.
Encontro formal, indumentária informal
A pedido de muitas famílias o machado de guerra parece ter sido enterrado. Passos Coelho foi à Madeira desejar que o PSD Madeira e o PSD nacional acertem agulhas e até ouviu Jardim reconhecer que o presidente do PSD «dava um bom primeiro-ministro». Apenas um detalhe passou à «comissão de reconciliação» que organizou o encontro: enquanto Passos vinha trajado a rigor, Jardim envergava umas calças de ganga e um polo branco com riscas. Conhecendo-se o feitio do líder regional, não seria de estranhar que a desfeita tenha partido do próprio.
Garantidamente em crise
É oficial: o Benfica está em crise. Há 58 anos que a equipa encarnada não perdia os dois primeiros jogos do campeonato. Garantidamente que ninguém esperava, mas é garantido que Jesus já deve ter tido mais fãs na Luz após a noite de hoje. A teimosa aposta no «portero» do 1,93 metros e dos 8 milhões na baliza voltou a dar-lhe dois dissabores, um deles absolutamente ridículo. O Deus encarnado anda tão desacreditado que o melhor é não publicitar a marca das pastilhas elásticas que ele mascou, umas atrás das outras, durante os 90 minutos, não vá o negócio por água abaixo.
20 agosto, 2010
Os polvos são eternos
Da primeira vez que bateu com a porta na FPF, Queiroz pediu que se limpasse a porcaria. Voltou, bastantes anos depois, abandonado o paraíso que tinha em Manchester, para enfrentar uma máquina federativa que se eterniza nas respectivos «tachos» há tempo demasiado, com especial destaque para Amândio de Carvalho, o eterno vice-presidente da FPF e figura proeminente já no longínquo ano de 1986 no PREC de Saltillo, no Mundial do México, uma espécie de Cardeal Cerejeira do sistema futebolística nacional, não querendo necessariamente isto dizer que Madaíl é o Salazar prestes a cair da cadeira. «A cabeça do polvo», como lhe chamou Queiroz, está segura e manter-se-á. O ainda seleccionador tem sede de vingança e promete vender cara a derrota nos processos disciplinares que agora se começam a multiplicar. Já chegámos ao ridículo de o seleccionador suspenso por um mês ir à Noruega assistir a um jogo da qualificação da selecção de Portugal a suas expensas. Continuamos sempre nas bocas do mundo. E não pelos melhores motivos. Se o secretário de Estado Laurentino, especialista na arte de engonhar, nada diz sobre os alegados contornos políticos do caso, então questionem directamente o PM quando ele regressar bronzeado a S. Bento. Vão ver como ele corre...
Não toca, mas foge
O anúncio ainda passa nas televisões, mas a verdade é que «Querido Mês de Agosto», intitulado o «maior festival de música portuguesa», previsto para 19, 20, 21 e 22 de Agosto, em Vila Real, foi cancelado ao fim do primeiro dia. Alegadamente sem dinheiro para pagar aos músicos contratados, entre os quais grandes figuras de cartaz como Pedro Abrunhosa, João Pedro Pais, Rita Guerra e Miguel Gameiro, os organizadores acharam que seria um final airoso, para eles, claro, fugirem com o dinheiro dos bilhetes e, neste momento, ainda estão em paradeiro incerto. Quem reclamou a devolução do preço das entradas, vai ficar a ver navios. Mais uns «incendiários» que andam a monte. Se a moda pega, a PJ que arranje uma nova área de investigação criminal.
Pouco «Salt» e muita pimenta
«Salt» é um dos filmes deste verão, muito por culpa da personagem principal, Angelina Jolie, e por causa da benevolência da crítica, habitualmente impiedosa para os «movies» com muitos tiros, explosões e pancada. São 100 minutos de acção, em que a diversão, rivaliza com a invenção. Qualquer semelhança com James Bond, como tivemos oportunidade de ler dos tais críticos simpáticos, é pura coincidência. A assinalar apenas o facto de os filmes sobre espiões prosperarem como cogumelos, pouco tempo depois de os dois presidentes, o russo e o americano, terem realizado uma mini-cimeira numa hamburgueria em Washington. Pelo menos no ecrã, regressámos à «guerra fria».
19 agosto, 2010
E se Obama morasse em Massamá?
Obama não mora em Massamá, mora na Casa Branca, mas, apesar de não haver nenhum Mendes Bota nos Estados Unidos, também é violentamente criticado por ir de férias. A família, e o inseparável cão de água português, Bo (na foto, a subir as escadas do Air Force One) partiu hoje para mais uns dias de descanso em Martha's Vineyard, perante um coro de protestos pelos elevados custos destas férias do agregado presidencial para o bolso dos americanos.
Aldeia da «bonita camisa branca»
Na senda do que já aqui escrevemos sobre a nova tendência que se tem registado nos principais meios de comunicação social relativamente ao apoio ao líder da oposição, a «Visão», pela pena do seu director executivo, Filipe Luís, escreve o seguinte naco de prosa, altamente laudatório para o putativo primeiro-ministro de Portugal:
«Laura, a mulher, distribui sorrisos e simpatia, exibindo a classe e a discrição de uma primeira-dama. Pedro está bronzeado por dentro da sua bonita camisa branca, apresenta-se calmo, sem pressa e sem stresse. No lóbi do hotel, vai dando os últimos retoques ao discurso. Relvas, Bota, e o líder do PSD Porto, Marco António Costa, ajudam a dar a táctica».
«Laura, a mulher, distribui sorrisos e simpatia, exibindo a classe e a discrição de uma primeira-dama. Pedro está bronzeado por dentro da sua bonita camisa branca, apresenta-se calmo, sem pressa e sem stresse. No lóbi do hotel, vai dando os últimos retoques ao discurso. Relvas, Bota, e o líder do PSD Porto, Marco António Costa, ajudam a dar a táctica».
18 agosto, 2010
A misteriosa visita do delfim Rolando
Macacos me mordam se eu esta tarde não vi o administrador da Controlinvest, Rolando Oliveira, e delfim do todo-poderoso Joaquim Oliveira, também conhecido pelo Oliveirinha dos anúncios e do futebol, a sair da sede do jornal «Público», na Rua Viriato. Desconhecendo o motivo que levou a esta visita da concorrência à publicação da Sonae, sempre é lícito especular que o jovem Rolando tenha ido à loja do «Público» desesperadamente em busca da completamente esgotada colecção dos doces para a Bimby. Até porque, empresários ocupados como este não têm tempo para a cozinha.
Estes publicitários devem estar doidos!
A McDonalds nunca foi muito querida em França, tendo sido até bastião do sentimento anti-americano nutrido pelos gauleses. O último anúncio da marca de fast-food está a indignar os fãs do mítico herói da Gália. Em vez do javali, Asterix & friends estão em redor de uma mesa a degustar um hamburger e batatas fritas, ao som da música local. Ciosos da sua cultura, os franceses consideram o anúncio um «insulto à herança nacional». Ou será chauvinismo puro?
O coleccionador de casos
Vi a foto na edição impressa do «Correio da Manhã» e quis certificar-me, na versão online, que o que observava era mesmo fiel à realidade. O carro de Carlos Queiroz, ontem, à saída das instalações da Federação, estava imundo, digno de lá se escrever «lava-me porco». É apenas um pormenor, mesquinho, dirão alguns. mas que bem pode caracterizar a personalidade de quem tem milhões e não verga (e bem, diga-se) no braço de ferro com a FPF, e não dispõe de 10 minutos para mandar alguém lavar-lhe a viatura. Mais um caso para este professor que alguns, já dizem, adora coleccioná-los.
Fuck you, budy!
Um meteorologista da BBC News está em apuros depois de ter feito um gesto obsceno para o pivô da emissão, que levantou algumas dúvidas sobre a fiabilidade das previsões. O pior é que o gesto foi mesmo emitido, «on air», como se diz na gíria. Mais um «pára-quedista» do Tempo. Já não se fazem cavalheiros da meteorologia com o saudoso Athímio de Azevedo.
«El culebrón del verano»
Rui Vilhena, o argumentista da maior parte das novelas de sucesso da TVI, gostaria certamente de ter escrito a história que marca o verão, ou como dizem os espanhóis, «el culebrón del verano», uma espécie de co-produção luso-brasileira, com intervenientes de ambos os países. Os ingredientes são de novela: Um empresário podre de rico, Tomé Feiteira, a sua amante, Rosalina, um homicídio, uma herança milionária, uma filha ciumenta e um advogado e ex-deputado português, Duarte Lima, alegadamente acusado de ter desviado uns dinheiritos da herança do velho e especialmente benquisto junto da sociedade portuguesa devido ao seu meritório trabalho no âmbito do combate à leucemia. Não me digam que este argumento não pede meças ao que o escritor de «Equador», o tal que detesta o Facebook, urdiu, primeiro em livro e posteriormente adaptado para TV.
17 agosto, 2010
Horror ao «Big Brother»
A zelosa Comissão de Protecção de Dados negou a pretensão da Câmara Municipal da Amadora de instalar cerca de uma centena de câmeras de videovigilância nas 11 freguesias do concelho, um dos mais problemáticos do país. Como a opinião dos senhores da dita comissão é vinculativa, nada feito. O crime continuará à solta, impunemente. Alguém devia explicar aos «iluminados» da comissão, que preferem a propagação da delinquência, em nome da salvaguarda de uma alegada preservação da vida privada, que o Big Brother é, por vezes, um mal necessário. E descansem o mais puritanos, ainda estamos longe da obsessão britânica, onde existem 4,2 milhões de câmeras de CCTV, o equivalente a uma para 14 cidadãos.
Um tema verdadeiramente fracturante
Assim de repetente, exceptuando o debate sobre o Orçamento de Estado 2011, que ainda vem longe, e com a maior parte dos incêndios a acalmar, muito devido à diminuição das temperaturas, não vejo tema mais importante e fracturante para a nação do que a crise do super-favorito Benfica e o nervosismo do David Luiz, a menos de 15 dias de fechar o mercado de transferências.
16 agosto, 2010
A frase do dia
«Em Portugal há silly season o ano inteiro», Augusto Cid, cartoonista, em entrevista ao «I», 16 Agosto 2010
15 agosto, 2010
O Jesus encarnado está «diferente»
Cerca de 50 mil «fiéis» deslocaram-se à «Catedral» da Luz para venerarem Jesus e os seus apóstolos. A comunhão terminou em desilusão massiva. Os comentadores anti-sistema dizem que este Jesus está «diferente» na forma de estar no banco e na comunicação com os jogadores. Terá o líder espiritual Jorge sido «hipnotizado» pelo seu amigo, o «Papa» do norte, Jorge Nuno?
Subscrever:
Mensagens (Atom)