04 março, 2009

Uma redacção ou um lounge?


Num momento de crise, há projectos de comunicação social com laivos de «novo-riquismo», com arquitectura de autor, 16 ecrãs e um espaço lounge para descomprimir. Não se confirma que exista um ginásio, um Spa e uma creche para os funcionários. São as maravilhas de um jornal suportado financeiramente por um grupo de construção civil. Leia o take da Lusa para perceber melhor..

«O novo jornal "i" instala-se segunda-feira numa "democrática" redacção de 1.300 metros quadrados, divididos em dois pisos, com uma parede e colunas que mudam de cor para marcar ritmos de trabalho, disse à Lusa o director do título.
O "layout" da redacção, situada num edifício do Tagus Park, em Oeiras, foi desenhada por Luís Calau, arquitecto português sedeado há vários anos em Barcelona e responsável pelos escritórios do jornal inglês Daily Telegraph. "Não há nada sequer parecido com isto na Península Ibérica", afirma Martim Avillez Figueiredo.
No rés-do-chão, onde estarão montadas as secretárias e uma sala de reuniões, serão instalados 16 ecrãs de televisão, para que "não escape uma história" à equipa que prepara diariamente o jornal. Nesse mesmo espaço, sem divisórias, estarão dispostas as mesas dos redactores, editores e directores do jornal, para que a informação flua facilmente entre todos.
No piso térreo haverá também um estúdio de gravação e imagem.Numa das paredes será colocado um painel que muda de cor ao longo do dia, assinalando os vários períodos de fecho do jornal e as necessidades de actualização do site, função partilhada por uma série de colunas colocadas a todo o comprimento da sala. O andar de cima, um espaço "lounge", servirá para "descomprimir do ritmo do andar de baixo".»

Sem comentários: