30 outubro, 2008

Polémica sem inocentes


O director e o chefe de redacção de «A Bola» desfiliaram-se do Sindicato dos Jornalistas como forma de protesto pela recomendação emitida por esta entidade sobre a «linguagem violenta no noticiário desportivo». «Transformar todos os desportos em competições de gladiadores, de luta livre ou de boxe ou futebol é redutor para o desporto, desaconselhável para os jornalistas e fastidioso para os leitores, ouvintes ou espectadores», pode ler-se num excerto da recomendação do Sindicato e que surge na sequência de uma exposição de um pai de um jovem praticante de hóquei em patins que ficou indignado com o recurso por parte da imprensa desportiva a palavras como «humilhação», «vingança» e «alvo a abater», nas reportagens do torneio em que o seu filho participou. Duas notas que, quero achar, são partilhadas por muitos: o Sindicato pouco ou nada tem feito para defender a classe. Exigia-se algo mais de uma estrutura que defende profissionais com tanta responsabilidade social e, porventura, advertências mais sólidas do que esta que reportamos. Por outro lado, a imprensa desportiva não pode alijar responsabilidades do clima agressivo que se vive dentros dos recintos. A linguagem bélica, quase a ritmo diário, alimenta a agressividade e vai fazendo arder a fogueira dos ódios e das clubites. Mais uma vez esta conversa desemboca num tema incontornável: a regulação.

6 comentários:

Anónimo disse...

no fundo, como é habitual na classe, preferes bater em quem a defende. nm

Anónimo disse...

Caro NM
Eu 'bati' em duas direcções. Aqui todos têm culpas no cartório
abraço
NDS

Anónimo disse...

Caro NDdaS, Mas uns levam só pq sim. São os únicos que abrem a boca em relação ao estilo cavernícola da imprensa desportiva e no fim cascam-lhes por terem sido educados.
nm

Anónimo disse...

O mal é geral. A imprensa está toda contaminada pelo que dizes ser o «estilo cavernícola». Já agora gostava que o sindicato se pronunciasse tambem sobre as sinergias entre o JN e o DN, que levam ao ridículo de hoje, ao abrirmos os dois jornais, vermos um artigo, rigorosamente igual, assinado pelo mesmo jornalista.
NDS

Anónimo disse...

Escreve para o sindicato a queixar-te e a pedir opinião. Eles tb não têm de opinar por tudo e por nada. Podem ainda nem ter dado por isso. Mas piores tempos eram qd vinham artigos no DN iguaizinhos a takes do ministério da defesa.

Anónimo disse...

O que aliás me lembrava aquela música do iran Costa: "É o bico, é o bico..."