Você é um dos 40 mil portugueses que põe gasolina no seu automóvel e foge sem pagar?
31 outubro, 2007
11-M, um atentado sem "cérebros"
O mega-processo dos atentados do 11 de Março, em Madrid, conheceu hoje o seu desfecho com a leitura do acórdão, após 6 meses de julgamento - aqui fica o exemplo de como é possível fazer transitar em julgado em poucos meses um processo extremamente complexo e não arrastá-lo no tempo, como acontece em Portugal com o caso Casa Pia.
Alguma surpresa relativamente à dureza das penas aplicadas aos arguidos. Dos 311, 959 anos pedidos pelo Ministério Público ao colectivo de juízes para os que se sentavam no banco dos réus, apenas 120,755 foram atendidos. Os representantes das vítimas vão recorrer por considerarem as sanções demasiado brandas. Mas a nota de maior sensação ocorreu com a absolvição de Mohamad, "o egípcio", tido como o mentor dos atentados que semearam a destruição na capital espanhola em 2004. Para os magistrados, a cultura de terror da yihad islâmica foi a grande inspiração dos responsáveis materiais pelo atentado. A ETA fica fora deste "filme".
Longa se torna a espera
O caso dos "Navios da Expo" vai finalmente a julgamento, 10 anos após a ocorrência dos factos. O Ministério Público leva a tribunal 6 dos 4 arguidos, acusados de corrupção e branqueamento de capitais. Mais um caso em que a Justiça tarda. Uma década. Coisa pouca. Até apostamos, com os adiamentos das sessões em tribunal e os previsíveis recursos, que o processo vai prescrever.
Amor à prova de som
Enorme desilusão para os mais fetichistas que pagaram uma viagem em primeira classe no novo A380. A Boeing proibiu os passageiros de se envolveram em práticas mais íntimas, mesmo no interior das 12 suites a bordo, alegando que aqueles espaços não estão devidamente insonorizados. As camas, como a imagem documenta, estão decoradas a preceito, com pétalas, almofadas e champagne, mas os utilizadores deste serviço terão de se controlar e ficar pelas intenções.
Proibido...estudar!
O Picoas Plaza é um dos centros comerciais mais aprazíveis da cidade. Com um amplo espaço de esplanada, é local apetecível para jovens e idosos, especialmente no Verão. Os estudantes gostam especialmente das virtudes do Plaza e em período de testes e frequências "acampam", literalmente, nas esplanadas do centro, desde manhãzinha até o sol se por, ocupando as mesas com uma chávena de café e um copo de água. Os donos do "Storia dell Cafe" é que não foram de modas e espetaram um letreiro com a seguinte mensagem: "É proibido estudar nesta loja". Compreendemos as preocupações comerciais dos proprietários do estabelecimento, mas é com atitudes destas que se incentiva o abandono escolar. À atenção da senhora ministra da Educação.
Procurador com queda para a gaffe
O Procurador-Geral da República foi esta tarde prestar contas aos deputados. Pinto Monteiro sublinhou que as declarações ao "Sol" foram "pensadas" e insistiu que não faz ideia quantas escutas, legais ou ilegais, se fazem em Portugal. A cereja no topo do bolo aconteceu quando o PGR, que de vez em quando lá se vai parecendo com o seu antecessor, Souto Moura, contou o episódio do segurança que o aconselhou, quando estivesse a ter uma conversa telefónica "mais secreta" no seu gabinete, a falar junto ao televisor ligado, por causa das interferências, está bom de ver. Pelo teor da história, Pinto Monteiro admite que tudo o que ele diz nas quatro paredes do seu escritório pode transformar-se de tema de Estado em conversa de café. Este é dos tais que quanto mais fala, mais se enterra...
30 outubro, 2007
Ponham legendas!
O impagável Joe voltou a atacar, desta vez no "Prós & Contras", o afamado fórum de debate da Dona Fátima. O homem gesticulou, levou as mãos à cara, tratou por "ele" os seus interlocutores, soltou vários "oh my god" e "hello!!!", perante a pose esfíngica, mas visivelmente irritada, de Fernando Ulrich e, the last but not the least, em vez de dizer recusar enveredou pelo "refusar" (sic). Não seria altura de começar a legendar os programas em que intervém o senhor comendador?
29 outubro, 2007
"Far west" na assembleia geral do Benfica
Regressaram as assembleias gerais do Benfica dignas de um bom "Far west". Insultos a Luis Filipe Vieira, ameaças e algumas agressões a jornalistas, marcaram a reunião magna do clube da águia, que, à partida, tinha uma ordem de trabalhos pacífica. Distinguir o presidente da PT, Henrique Granadeiro, como sócio honorário, seria um acto anódino, se os sócios não chumbassem a proposta da direcção encarnada. Depois, os elementos da claques, que exigiam à direcção do clube explicações pelo mau tratamento de que dizem ser alvo por parte dos responsáveis pela segurança do Benfica e pela presença de uma carrinha da PSP à porta do estádio da Luz, acabaram por impedir os repórteres de imagem de prosseguir o trabalho e insultaram o presidente LF Vieira, quando este tentou responder. Uma AG a fazer lembrar o saudadoso Vale e Azevedo. Só faltou alguém dizer, como o falecido Jorge de Brito, que ia soltar os cães.
Birra presidencial
Nicholas Sarkozy é tão hiper-dinâmico quanto hiper-irritadiço. A cadeia CBS deu ontem a conhecer ao mundo as imagens da entrevista que Sarkozy interrompeu subitamente por a jornalista o ter questionado, antes do anúncio público do seu divórcio, sobre o seu relacionamento com Cecilia. De permeio, o presidente francês ainda chamou "imbecil" ao seu assessor de imprensa por ter agendado esta entrevista para o prestigiado "60 minutes". Felizmente que aqui em Portugal não temos políticos que seguem as atitudes de Sarkozy. Ou será que temos?
(in)disciplina militar
Pilar Pacheco, soldado espanhola de 26 anos, cumpriu um sonho antigo: ser capa da popular "Interviú", uma espécie de "Playboy" de nuestros hermanos, que tem a particularidade de tornar famosos ilustres desconhecidos. A primeira militar espanhola a despir-se em público está radiante e ao que parece a reacção dos seus colegas machos no quartel de Ceuta não podia ser melhor: «A reportagem causou sensação, os meus companheiros estão "flipando". Todos me felicitam e dizem que fiquei muito bem nas fotos». Pois, até nós que não somos recrutas, gostámos. Adivinham-se semanas de grande assédio e "flipanço" no quartel onde está Pilar, a deusa da tropa espanhola.
Curiosos da arte
Os portugueses estão rendidos à cultura, especialmente se não tiverem de abrir os cordões à bolsa. Amadeu Souza-Cardoso, na Gulbenkian, Coleccção Berardo, no CCB, e agora o Hermitage, no Palácio da Ajuda, são sintomáticos que no espaço de um ano os “tugas” converteram-se num povo de alheado a mobilizado, que vai a todas, de preferencia "à borlix". Mas se a massificação do acesso aos consumos culturais é um dado adquirido, o mesmo já não se pode dizer quanto à atitude dentro daqueles espaços culturais. Os portugueses teimam em circular num museu como se estivessem no Colombo ou num mercado a comprar fruta, sempre aos encontrões, trocando comentários em tom despropositado, já para não falar dos que insistem em tocar nas telas.
Teoria da corrupção
Que fariam juntos, João Botelho, o realizador censurado, Leonor Pinhão, sua mulher e argumentista censurada e o critico de cinema, João Lopes, em plena avenida 5 de Outubro, por volta da hora do almoço de hoje? Estariam a falar de "Corrupção"?
28 outubro, 2007
Lotação esgotada em São Bento
De acordo com a imprensa do fim de semana, os lugares das galerias do hemiciclo estão praticamente todo preenchidos para o esperado duelo entre Sócrates e Santana, previsto para 6 de Novembro. Agora que os debates com a presença do primeiro-ministro vão ter periodicidade quinzenal, aguarda-se casa cheia mais frequente em São Bento e bons shares de audiência no Canal Parlamento.
Sim, senhora presidenta
Cristina Kirchner Fernandez deverá ser eleita esta noite a primeira mulher argentina presidente da república. Com uma personalidade controversa, a esposa do presidente cessante, Nestor Kirscher, é acusada pelos seus detractores de narcisismo, de ser viciada em compras, de maquilhar-se em excesso e de padecer de transtorno bipolar. A este último reparo, a "presidenta" responde com humor: "Bipolar? genial! Isso significa que vou ser presidente e vice-presidente ao mesmo tempo".
Mourinho saiu da toca
José Mourinho saiu ontem da reclusão da sua casa de Palmela e deu um pulinho até ao Bonfim, onde assistiu a mais um triunfo do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Chelsea deve estar a desejar ardentemente que as coisas corram o pior possível em Barcelona ou em Milão, para Rijkaard e Anceloti, respectivamente. Ficar em casa semanas a fio a ver jogos de futebol pela televisão deve aborrecer demasiado o "special one".
Que lindos "pombinhos"!
Jorge Nuno e Filomena recasaram ontem numa quinta em Vila do Conde. Os convidados foram escolhidos a dedo pela nubente, que riscou da lista, entre outros, Pôncio Monteiro e Reinaldo Teles, velhos amigos do noivo, alegadamente para "cortar" com a ligação ao passado com a ex-de Pinto da Costa, a alternadeira Carolina e a brasileira Lisa. Miguel Cadilhe, Ramalho Eanes e...Santana Lopes é que não faltaram. Segundo reza a imprensa, Los Cubanitos animaram a boda musicalmente, mas tendo em conta a presença do novo líder parlamentar do PSD, não seria de estranhar que tivessem ecoado os "violinos de Chopin", que há uns anos atrás provocaram uma azeda troca de palavras entre o então presidente do Sporting e Pinto da Costa.
27 outubro, 2007
Diálogos da cimeira UE-Rússia
Barroso - Eu vivo em Bruxelas, por isso já não páro muito aqui por Portugal, mas podes trazer o teu petróleo e o gás natural.
Sócrates - Podes, mesmo. Era porreiro, pá!
26 outubro, 2007
Os 60 anos de Hillary
Na companhia do seu marido Bill e da sua filha Chelsea, a senadora Hillary Clinton celebrou 60 anos esta sexta-feira, com um espectáculo num teatro de Nova York, tendo aproveitado para somar mais uns dólares para a campanha presidencial. Elvis Costelo, um dos artistas convidados, cantou em homenagem a Hillary, "Happy Birthday, Mrs. President". Melodia premonitória do resultado eleitoral em Novembro de 2008?
Publicidade-choque
Um recém-nascido com uma pulseira onde se lê "homossexual" será o mote para a nova campanha publicitária a ser lançada nos próximos dias na Toscania, Itália, para combater a discriminação contra gays e lésbica. O Vaticano e os conservadores transalpinos já sairam a terreiro contestar a mensagem desta publicidade, "a orientação sexual não é uma eleição", que mais parece fabricada pela Benetton.
25 outubro, 2007
A frase do dia
"Há um 11 de Setembro e um tsunami a acontecer todos os dias em certas partes do mundo", Annie Lennox, Jornal "Metro", referindo-se ao seu último album "Songs of Mass Destruction", que aborda temas como o HIV e a pobreza, 23 Outubro de 2007
Não se pode penhorar a retrete?
Diz o gratuito "Global Notícias", numa nota de rodapé, que a direcção do Torreense, da II divisão nacional de futebol, deslocou-se à repartição de finanças de Torres Vedras para entregar o autocarro do clube e outro veículo ligeiro, como bens para penhorar devido às dívidas fiscais da entidade que já militou no escalão maior do futebol português. As finanças daquela cidade do Oeste agradeceram a disponibilidade, mas decidiram prorrogar o prazo para o Torreense liquidar aquilo que deve. Se o ministro das Finanças fosse Catroga, certamente começaria a saga das penhoras pela retrete.
As três balas que mudaram a Hstória
Graças às novas tecnologias é possível ver, 12 anos depois, a sequência as imagens do assassinato do primeiro ministro de Israel, Ytzak Rabin, numa praça de Telavive. O video, da autoria de Ronny Kempler, é descrito pelo jornal israelita que o difunde como "as três balas que mudaram a História".
VIDEO
Millenium BPI?
Pode estar em marcha uma das maiores operações de sempre no sistema bancário nacional. O BPI propõe um fusão com o BCP. Agora talvez se comece a perceber o motivo para a guerra fraticida no BCP entre Jardim Gonçalves e Teixeira Pinto, que levou à saída deste último. A realizar-se o negócio, alguns cenários podem, desde já, antecipar-se: menos concorrência entre bancos, despedimentos em massa fruto da racionalização e o domínio da nova entidade por parte de investidores estrangeiros, nomeadamente os espanhóis do La Caixa. A maior instituição bancária nacional pode vir a chamar-se Millenium BPI.
Raptor sem rosto
Um dia depois da entrevista à Antena 3, em que Kate verteu, finalmente, uma lágrima - não apurámos se havia uma cebola por perto - o casal McCann divulgou um esboço do alegado raptor da sua filha. Um esboço, sem rosto. Feito por um especialista do FBI, o desenho mostra um homem de traços mediterrâneos ou do sul da Europa que caminha com uma criança nos braços. No próximo dia 3 de Outubro, passam 6 meses sobre o desaparecimento de Maddie. A tese do rapto, em parte devido ao silêncio da polícia, volta a dominar a agenda mediática. A máquina de propaganda dos McCann, liderada por Clarence Mitchell, um dos assessores políticos mais experientes da Grã-Bretanha, continua bem oleada.
Activista embaraça "Condi"
Com tinta vermelha nas mãos, a simular sangue, a activista Desire Fairooz aproxima-se da secretária de Estado norte-americana, Condolezza Rice, em protesto contra a presença das tropas dos EUA no Iraque. Rice ouviu o que não queria da boca de Fairooz, que a apelidou de "criminosa". A activista foi detida.
Descubra as diferenças
23 outubro, 2007
A vovó de língua solta
A anciã Doris Lessing, com uns admiráveis 88 anos, e recente Prémio Nobel da Literatura, afirmou que o 11 de Setembro "não foi tão terrivel" comparado com a campanha de terror do IRA, na Irlanda. Em entrevista ao El País, Lessing, que faz lembrar um pouco a "nossa" Agustina Bessa Luís, acrescentou: "alguns americanos vão achar que eu sou louca...mas não acho que tenha sido tão extraordinário como eles pensam". Louca a senhora pode não estar, mas a continuar com estes deslizes linguísticos que se vá preparando porque qualquer dia as suas obras são vetadas nos EUA e em países aliados.
Amor em tons laranja
À primeira vista não parece, mas o camarada Menezes é, na forma e no marketing, esperto como um alho. Depois de uma semana estonteante de contactos, à moda Sarkozy, o presidente do PSD, regressou ao lar doce lar, para presenciar um desfile de moda em Gaia, em que apareceu ao lado da namorada, com quem partilha casa há 3 meses. Hábil estratégia em que o "Correio da Manhã" deu uma mãozinha com uma espampanante foto na primeira página. Menezes assumiu o seu divórcio, já mostrou os dois filhos desse casamento mas, ao contrário de Santana e Sócrates, não se coibiu de expor a sua "mais que tudo". Ele sabe que nós sabemos que ele sabe que nós gostamos destas coisas. Quem disse que a propaganda não tem sentimentos?
Que farei quando tudo arde?
A frase do dia
"Políticos e jornalistas fazem uma espécie de casamento perfeito", Marçal Grilo, administrador da Fundação Gulbenkian, 22 de Outubro 2007
22 outubro, 2007
A "tralha" santanista
Santana Lopes, de volta ao poleiro, acaba de desterrar o que restava das cinzas do "barrosismo", ao afastar Miguel Relvas, José Luis Arnaut e Matos Correia, das presidências das comissões parlamentares do PSD, para lá encavalitar alguns dos seus apaniguados. A "tralha" santanista pura e a outra, convertida, está a acomodar-se e a escolher os lugares na dança das cadeiras. Ninguém quer ficar de pé.
O que seria do País sem os "media"?
Aqui muito se tem criticado a comunicação social, mas temos a humildade de reconhecer que se não fosse a sua intervenção, Portugal seria muito pior. Por exemplo, a professora a que foi diagnosticado três cancros e as juntas médicas não lhe deram a reforma antecipada, ainda estaria a trabalhar. Já para não falar da novela BCP, em que nunca se saberia que o filho do "Opus Dei" Jardim Gonçalves tinha uns troquitos, cerca de 12 milhões de euros, em dívida para com o banco do papá. Por falar nisso, o paizinho restituiu hoje o dinheiro ao BCP. Viva a comunicação social livre!
Simplesmente Bimby
Chegou a salvação para os inaptos e as inaptas na cozinha. A Bimby faz tudo. Ou melhor, quase tudo. Dizem os que experimentaram, que não querem outra coisa. Compram-se os ingredientes, introduzem-se na maquineta e... já está! Leite creme, caipirinhas, bolo de chocolate e outros pratos mais elaborados, são algumas iguarias que podem ser confeccionadas em tempo recorde. O artefacto não é barato, cerca de 1000 euros, mas é capaz de valer o esforço.
"Palhaço" constipado, povo sem circo
O programa dominical "Alô Presidente" foi suspenso domingo por o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, estar com gripe, e o espaço foi cedido para promoção do seu partido, o que provocou críticas da oposição. Mesmo na Venezuela, qando o "palhaço" fica constipado, o povo fica privado do seu circo dominical. Atchimmmm!!!
21 outubro, 2007
O "homem de gelo" derrotou a Mclaren
O finlandês da Ferrari Kimmi Raikkonen venceu o mundial de Fórmula 1, ao vencer o GP do Brasil, última prova da temporada. Alonso e Hamilton, os dois pilotos da Mclaren, partiam como favoritos à conquista do título, mas uma reviravolta sensacional inverteu por completo a classificação do mundial à entrada para a derradeira corrida. O "homem de gelo", como é conhecido Kimmi pelo seu carácter introvertido, aproveitou a guerra verbal que durou todo o ano na equipa de Ron Dennis, sagrando-se o terceiro finlandês a ser campeão, depois de Rosberg e Hakkinen. Num dos mundiais mais equilibrados de sempre, Raikkonen terminou com 110 pontos e, ironia das ironias, Alonso e Hamilton dividiram o podium com 109 pontos.
Natal é quando o comércio quiser
O comércio, as grandes superfícies e as mais tradicionais, prepara-se para a época mais intensa do ano, o Natal. A voracidade pelo consumo é tal, que o El Corte Inglés já tem o seu 7.º piso preenchido com motivos alusivos à data, quando ainda estamos a mais de dois meses desse momento. O "isco" está lançado, o cardume de consumidores está a chegar. Está visto que o Natal é mesmo quando o homem e o comércio quiserem.
Editoras exploram filão Maddie
Noticia o “Sol” que várias editoras portuguesas estão interessadas em lançar um livro sobre os 5 meses de novela do caso Maddie. Jornalistas e comentadores terão sido já sondados para escrever o livro que deverá ser um filão. Caso seja lançado em Dezembro, melhor ainda. O êxito de “Uma estrela chamada Joana”, da autoria do ex-inspector da PJ, Paulo Cristóvão, que já ultrapassou a barreira dos 65 mil exemplares, é estímulo adicional para as editoras, sedentas de best-sellers.
O fim da dinastia Loureiro
Depois da habitual conversa familiar com a mulher e os filhos, João Loureiro anunciou na SIC-Notícias que não se vai recandidatar a presidente do Boavista. Termina assim a dinastia Loureiro no Bessa, iniciada com Valentim,pai, nos anos 70. João, filho, confessou que não põe de parte voltar às canções. Não se admirem se o “Irreal social” imortalizado pelo vocalista dos Ban ressuscitar.
Frases com "bolinha"
"Quem me chamar reaccionário é filho da puta", Ruy de Carvalho, semanário "Sol", 20 Outubro, 2007
Glória para os “Spring Bok”
A selecção da África do Sul sagrou-se campeã do mundo de Rugby na final disputada no Stade de France, em Paris, derrotando a Inglaterra por 15-6. Um mundial para a história, de boas recordações para os portugueses. Um bom presságio para um país, ainda com muitas marcas do “Apartheid” e a braços com uma sociedade invulgarmente violenta, que vai acolher em 2010 o campeonato do mundo de futebol.
20 outubro, 2007
Jogos para animar a malta
O Zé do Cartoon é um site novo que prima pela originalidade, disponibilizando diversos jogos com figuras de proa da nossa sociedade. Sócrates, Berardo, Pinto da Costa e Marques Mendes são alguns dos visados. Jogue e divirta-se.
19 outubro, 2007
Sócrates contra as cordas
Para comemorar a o sucesso da cimeira de Lisboa, Sócrates desdobrou-se em entrevistas aos jornais e às televisões nacionais. A mais rasgadinha, e menos serviçal, aconteceu na TVI. O correspondente do canal de Queluz de Baixo em Bruxelas, Pedro Moreira, fez as perguntas que devia de fazer sobre Europa e depois confrontou o PM com as tensões sociais e o aumento da pobreza. Ao seu estilo, Sócrates não escondeu a irritação e por várias vezes lançou miradas fulminantes para um jornalista no cumprimento do seu dever. “Espero que o tenha convencido sobre a bondade das políticas sociais do governo”, disse o secretário-geral do PS, visivelmente agastado. Nota alta para a TVI e para o seu profissional que atiraram Sócrates contra as cordas.
A estrela que guia o PM
Sócrates é dos tais políticos que nasceu com o traseiro virado para a lua. Enquanto a gestão diária da mercearia cá do bairro chamado Portugal se vai fazendo, o PM acaba de conseguir um importante êxito na cimeira europeia. Curiosamente, os dois ministros do Governo que dão cartas são Luís Amado e Teixeira dos Santos, que substituíram, após escassos meses de governação, Freitas do Amaral e Campos e Cunha, no MNE e nas Finanças, respectivamente.
Tchim, tchim!
“Manifestódromo” oriental
O Parque das Nações é o novo “manifestódromo” nacional. A presidência portuguesa da União Europeia só termina em Dezembro e até lá muitas concentrações demandarão a renovada zona oriental da cidade para fazer valer as suas reivindicações. Ontem foi a mega-manifestação da CGTP, hoje o minúsculo protesto dos espoliados de Angola e Moçambique.
A frase do dia
“Às vezes recuar é dar um passo em frente”, Agostinho Branquinho, deputado do PSD, Plenário da AR, 19 de Outubro, 2007
Foram ao bolso do “Felipão”!
Scolari foi punido pela Federação Portuguesa de Futebol com 35 mil euros de multa proveniente do seu modesto salário. O País fica comovido. Estamos disponíveis para organizar uma mega campanha para angariar donativos e ajudar a minorar o rombo nas finanças do seleccionador nacional.
18 outubro, 2007
A frase do dia
"Em 20 anos de sindicalismo, nunca fui tão maltratado como com fui com este Governo e este Primeiro-Ministro", Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP, comentando o modo como correram as reuniões na concertação social, SIC-Notícias, 18 Outubro 2007
Desaparecido
Encontra-se desaparecido, desde que tomou posse, o vereador do Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes. Antes das eleições, tinha como principais características vestir camisas sem gravata, criticar os poderes instalados e falar até à exaustão, não perdoando os inimgos da capital. Entretanto, aburguesou-se, já tem gabinete próprio nos paços do conselho e enverga fato e gravata. O seu silêncio tornou-se ensurdecedor. Pede-se aos que souberam do seu paradeiro que contactem as autoridades. Os eleitores que nele votaram querem ajustar umas contas.
PS: Não se dão alvíssaras.
PS: Não se dão alvíssaras.
Subscrever:
Mensagens (Atom)