28 junho, 2013

O tal canal


Confesso que achei piada à notícia durante a semana do Correio da Manhã que o Canal Benfica ia custar entre 9 e 10 euros. 9,20 euros, 9,25 euros? Bem, afinal são 9,90 euros, segundo anunciou hoje a PT. Sabendo que os conteúdos da SportTV são quase infinitos, que disponibiliza 4 canais (mais 4 em HD) e paga-se 28 euros, e que o Benfica «só» tem para oferecer 15 jogos dos encarnados da Luz e o exclusivo da Premier League, acho francamente que é muito dinheiro. Pelo menos para começar

Manifestantes sem «bússola»


Estes espontâneos ou organizados que se lembraram de seguir de S. Bento rumo ao acesso à ponte 25 de Abril rebentaram com o efeito mediático que os sindicatos desejavam para a greve. Foram horas e horas de identificações, para posteriores comparências no tribunal para confessarem ao meretíssimo que têm todos falta de sentido de orientação. O caso mostrou ainda as fragilidades da polícia em controlar pouco mais de uma centena de pessoas. Gostávamos de ver se em vez de 100 fossem 10 mil....

27 junho, 2013

Frase do dia

"Isto (o país) é como o carro do Armando, umas vezes parado outras andando", popular, em declarações à TVI, questionada sobre como chegou ao local de trabalho em dia de greve

25 junho, 2013

Cardeal Gaspar


Oportuna fotomontagem do jornal «I», com o «cardeal» Gaspar com um ar profundamente maquiavélico. O desenrolar da tarde confirmou os piores presságios. A execução orçamental de Maio foi um espectáculo, mas o défice é capaz ...de chegar aos 10 por cento. Coisa bem. Boas notícias: os que se portarem bem e pagarem os impostos todos, pode ser que tenham um alívio fiscal no dia de São Nunca à Tarde. Não é possível excomunga-lo?

Faltou a cereja a Adão


Pedro Adão e Silva apresentou esta tarde o seu novo livro e conseguiu juntar o «dream team» socialista dos últimos anos. Sócrates, Ferro e Sampaio. Só faltou mesmo o «refugiado» Guterres para que o surfista, que também comenta e dá umas aulas, tivesse reunido os últimos líderes socialistas na mesma sala. O autarca Costa estava na mesa de honra. Para ter a cereja no topo do bolo, só faltou mesmo o Tozé Seguro, que já confessou ficar com náuseas com tamanhos ajuntamentos. Parece que é ansioso social face à presença de antigos e putativos lideres. Os psicólogos já lhe receitaram o remédio: distância.

24 junho, 2013

«Urna não é penico»


No Brasil, as figuras públicas sujam as mãos e dizem umas verdades, doa a quem doer, quando é preciso. Fausto Silva, vulgo «Faustão», uma verdadeira lenda da referência televisiva naquele país aos domingos à tarde defen...deu as manifestações de protesto contra o regime. Diz ele: «Por isso eu falo aqui há 500 anos: urna não é penico. Se todo mundo tiver consciência, como a grande maioria que foi às manifestações, vamos fazer o Brasil um país digno para todo mundo». Apoiado. Há por Portugal algum «Faustão» que queria colocar a cabeça no cepo e dizer algo acertado?

Ágata, perfume de nutricionista


Depois dos psicólogos, agora é a vez dos nutricionistas estarem na moda. Ágata Roquette está na crista da onda. Vende livros à velocidade das fornadas de pasteis de nata que são fabricados na fábrica de Belém e agora que o Verão parece ter chegado, não tem mãos a medir para os pedidos de consulta nos seus consultórios no Estoril e em Lisboa. A dieta dos 31 dias é o último desafio que Ágata faz aos portugueses. A elas e a eles, sim, porque os machos também querem cuidar da linha. Saiba como emagrecer, sem sofrer demasiado e, em jeito de bónus, fique a conhecer o que é «o dia da asneira». Ao contrario do slogan que se tornou célebre: «tente fazer isto em casa».
http://www.ensino.eu/ensino-magazine/junho-2013/entrevista/fazer-dieta-não-é-nenhum-31.aspx

23 junho, 2013

Whistleblower


Os americanos andam à nora. Primeiro foi o australiano Assange, depois foi o soldadinho Maning e agora é o Snowden. Dá-se um pontapé e surge um whistleblower. Um bufo, um soprador ou um filtrador de informação «highly confidencial» como vemos nos filmes. Felizmente para uns e infelizmente para os americanos, há umas quantas nações desejosas de acolher de braços abertos estes heróis para uns, traidores à pátria para outros. Histórias que metam americanos, são mesmo a preto e branco. Maniqueístas. Como nos filmes. Esta até mete russos. Por isso é que este caso é uma novela muito apetitosa.

19 junho, 2013

Um agricultor tardio

Cavaco foi hoje plantar uma árvore no Jardim Tropical de Belém. Diz ele que gosta de meter as mãos na terra e até ensinou a Maria como é que se põe o pé na pá para escavar. À vontade como diz estar com as coisas do campo, Plantar batatas era um bom hobby para uma reforma antecipada do senhor Presidente. É preciso incentivar os agricultores tardios.

As brigadas do Costa


Os habitantes e trabalhadores na Av. Defensores de Chaves, em Lisboa, estão a sofrer o barulho, o pó e as restrições ao trânsito provocadas pelas máquinas que estão a asfaltar aquela rua, junto ao Campo Pequeno. Coincidência das coincidências, a 3 meses de eleições, as brigadas de intervenção rápida do autarca Costa saíram à rua para retoques cirúrgicos. O milagre é tal que hoje até vi varredores de ruas. A qualidade dos lisboetas promete melhorar, pelo menos até final de Setembro.

É só fumaça

Enquanto os «irmãos» brasileiros se desunham em luta pelos seus direitos, aqui pelo «rectângulo», nada de bombástico. A única nota relevante foi a agitação que esta tarde parou o trânsito numa artéria central de Lisboa, quando a polícia explodiu um saco suspeito abandonado em frente a uma dependência bancária. Nada de grave. Era falso alarme!

Uma ideia do...Carrilho

Bárbara Guimarães, a «estrela» SIC mais cintilante por causa do dedinho do padrinho Balsemão, lançou um livro com o resumo das suas entrevistas no programa «Páginas Soltas». Para a apresentação do mesmo convidou nada mais nada menos do que um vulto da cultura portuguesa, o seu ilustre maridão, Manuel Maria Carrilho. Grande ideia, babá!

17 junho, 2013

A atração pelo microfone


É indiscutivelmente uma figura pública. Adora holofotes, não falha um convite para ir a uma televisão, opinar para uma rádio ou uma entrevista para os jornais. Acontece que a sua profissão de há anos a esta parte é... sindicalista/político. Mário Nogueira não tem nada de professor. Os seus métodos são até pouco pedagógicos, o seu estilo pouco apaziguador. Não fosse ele um comunista de carteirinha e até era capaz de ter uma carreira política promissora.

Contra os «elefantes brancos»


O país do samba e do futebol parece despertar de um sonho que parecia cor de rosa e que se calhar vai acabar como alguns periféricos amigos europeus. Só é de estranhar que venham agora para a rua contestar os custos dos estádios para acolher o mundial de 2014. Quando o Brasil apresentou a candidatura à «copa do mundo» e às olimpíadas, a euforia apoderou-se de todos. Ninguém contestou. Caros zucas, bem vindo ao mundo maravilhoso dos milionários «elefantes brancos»!

16 junho, 2013

Sonhos amarelos

Rui Costa venceu hoje, pelo segundo ano consecutivo, a Volta à Suiça em bicicleta, uma prova do World Tour da UCI, a «liga dos campeões» do ciclismo. A correr numa equipa espanhola, o português parte com boas expectativas para a Volta a França que vai para a estrada no final do mês. Que saudades de ver um português de amarelo no Tour!

15 junho, 2013

A cátedra do contabilista de Carnaxide

Uma vez ouvi o Lobo Xavier dizer que «qualquer bicho careta escrevia um livro». E não é que o tempo lhe deu razão? Até o contabilista da SIC, José Gomes Ferreira, já vai ter o seu livrinho, em forma de programa de governo. Rigorosamente a não perder.

14 junho, 2013

O preço da discórdia


A economia melhorou muito no Brasil, mas o grau de contestação dos brasileiros nem assim abrandou. São Paulo está esta noite a ferro e fogo com as ruas centrais de uma das maiores cidades do Planeta ocupadas por uma ba...talha urbana entre a polícia e manifestantes que contestam o aumento do preço dos bilhetes de...autocarro. De 3 reais para 3,20 reais. Por cá, o país está de pernas para o ar, mas só na aparência. De resto, tudo como dantes, quartel general em Abrantes...

12 junho, 2013

Insultódromo



O homem que foi detido na segunda-feira em Elvas por injúrias ao Presidente da República foi condenado nesta terça-feira a uma multa por um crime de difamação no valor de 1200 euros. Que tribunal tão célere este. Talvez seja ...melhor abrir secção especial dedicada a deliberar sobre os insultos a políticos em funções. E cuidado com aquilo que escrevem no Facebook da Presidência na página do coelhinho. Pode haver algum especialista com funções de caça aos infractores.

A crónica dos bons patifes


Ao bater da meia noite e em véspera de um feriado na capital, o governo decide «comunicar» pela agência oficial que vai fazer mais uma patifaria com os tugas: não pagar em junho o salário aos funcionários públic...os ao arrepio do que o Tribunal Constitucional determinara. Para o executivo, as más, mas muito más notícias, são dadas uma semana depois e às escondidas. O povinho que se lixe. Gente pequenina esta. Ao lado destes dois patifes, Sócrates era um tipo com princípios e Salazar um ilustre democrata.

10 junho, 2013

Ecos do 10 de Junho

Cavaco - Está a ouvir a populaça a chamar «palhaço, palhaço»? Acha que é para mim ou para si?

A «retomada»

A presidente brasileira Dilma veio passar 30 horas ao país irmão e aproveitou para tratar de negócios com o Cavaco e o Passos, depois de ter ouvido os lamentos matinais do rezingão «pai» Soares. Curiosa a parte do discurso dela em Belém em que mostrou a sua confiança na «retomada» (sic) de Portugal e da Europa. Estamos à venda, moça. Pode levar!!!!

09 junho, 2013

Género literário: Salazar

Ele está por todo o lado. Omnipotente, omnisciente e, principalmente, ominipresente. Basta frequentar qualquer livraria, das mais clássicas às mais modernaças, para verificar que há escaparates inteiros dedicados a obras relacionadas com «Sua Excelência, o Senhor Presidente do Conselho». Ele é a criada, ele é as amantes, a bomba que quase o matou, ele é a concordata, ele é a diplomacia, e o diabo e a quatro. Esmagador. Crie-se um novo género literário: Salazar.

08 junho, 2013

«Veja» para crer

Dizem que é a revista que faz tremer Brasília, como se fosse um sismo de grande intensidade. Fez abalar o governo Lula, tendo José Dirceu, capa da «Veja» deste semana, um dos «abatidos» pela investigação da revista. Faz muita falta uma publicação deste nível em Portugal. Com qualidade e com boa investigação. E, já agora, com consequências, doa a quem doer.

Convergência Costa

Sempre a convergir, o autarca Costa inaugurou hoje a Rua Álvaro Cunhal, na Alta de Lisboa. Faltam 3 meses para eleições e o que importa é animar a malta, leia-se a esquerda mais radical.

04 junho, 2013

Vende-se. Preço acessível. Trata o próprio



Animem-se. José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, dá na quinta-feira à SIC a primeira grande entrevista dos últimos 22 anos, feita por Henrique Cymerman. Por sua vez, a presidente brasileira, Dilma, vem a Portugal no dia 10 de Junho. Estou com um fezada que estes dois «camones» vão anunciar que juntaram uns tostões para comprar aqui este T0 chamado Portugal. Não achavam bem? Como sem soberania já estamos há muito, e os angolanos e os brasileiros também já manobram os nossos negócios, pelo menos ficávamos sem estar amarrados à impagável dívida que nos mói.

Desculpe, senhor «palhaço»?


Miguel Sousa Tavares é o convidado desta quarta-feira do programa da RTP1 De Caras, onde vai ser entrevistado por Vitor Gonçalves. Se não for para pedir desculpas ao palha....desculpem, ao Presidente, não faz qualquer sentido aproveitar o tempo de antena apenas para falar do seu novo romance com o intuito de vender mais uns livritos para financiar umas viagens a terras de vera cruz e o seu monte alentejano.

03 junho, 2013

O beijo

Se na equipa de futebol senior o ambiente está longe de ser bom, no balneário de hóquei em patins do clube da Luz mora a harmonia. Vejam como estes dois jovens se fundiram num intenso beijo assim que o Benfica conseguiu o golo dourado que derrotou o rival FC Porto na final da Liga dos Campeões. É metê-los no plantel do mister Jesus para a próxima temporada e já!

O restaurador

Mais uma para emoldurar. Diz a Lusa que o primeiro-ministro reiterou a hoje a crença numa "nova restauração nacional", em 2014, aquando do final do programa de assistência da "troika". E se fosses fornicar a tua mulher em vez de estares a dar cabo de vidas alheia?

02 junho, 2013

Rivalidade ou intifada?

Domingo trágico em termos desportivos para o FC Porto. Perdeu o título de juvenis em futebol e de campeão europeu de hóquei em patins para o rival Benfica, e a final da taça de Portugal de andebol para o Sporting. Para não variar os jovens andaram aos sopapos e em altas correrias pelo campo do Olival, em Gaia. Curiosamente da parte da tarde, atletas munidos de um stick, tiveram um jogo irrepreensível do ponto de vista do fair play, acabando a partido aos abraços e aos beijinhos. É certo que a polícia mobilizada dava para fazer segurança a uma cidade inteira, mas o que é facto é que não se registaram incidentes. Até quando é que vamos ter de viver com isto?