25 agosto, 2009

Arrogância ou burrice?

Recente sondagem publicada pelo "El País" revelou a existência de mais portugueses a considerarem importante aprender espanhol, do que espanhóis com vontade de aprender português. Bem curioso quando se conhecem as competências linguísticas dos vizinhos cá da tirinha.
Reveladora a situação de um cidadão português que está a tentar homologar um curso superior português numa universidade espanhola. O organismo do estado central que lhe vai atribuir as equivalências exige uma certidão com os programas das disciplinas, número de horas leccionada e ano em que as conclui. Nada de mais, pois é candidato a um doutoramento.
Estranha é a exigência de que o certificado seja traduzido, ainda para mais quando recentemente um outro, em francês, foi entregue assim mesmo - sem tradução.
Que os espanhóis sejam incapazes de perceber o português falado – quando qualquer português consegue sobreviver com sucesso em Espanha falando apenas portunhol – ainda se entende.
Que numa repartição estatal ligada ao ensino superior não entendam um documento escrito numa língua com bastantes afinidades com a deles, já é mais duvidoso. Ou é arrogância, ou analfabetismo ou trazem incorporado um gene da imbecilidade.

Sem comentários: