06 maio, 2009

«Documenti!»

Nos 34 anos que levo de vida, que me lembre, nunca nenhum agente da autoridade me abordou nas ruas do meu país para pedir-me a identificação. Nos 10 dias que estive em Itália, dois agentes dos carabinieri abordaram-se para pedir, de modo imperativo, «documenti». Sorte ou o azar o meu, pensei. A primeira situação aconteceu numa avenida do centro de Roma após ter atravessado um semáforo e a outra em pleno aeroporto de Fiumicino, já a madrugada ia alta. Os tipos viraram e reviraram o nosso característico B.I. (provavelmente em busca de alguma associação à Al Qaeda) e só descansaram quando dissemos a palavra mágica: «Portogallo».

2 comentários:

Anónimo disse...

Também aoontece em Portugal, sobretudo para quem conduz e anda na estrada! Parece-me normal.

Anónimo disse...

As medidas de segurança, as estatísticas de trânsito de passageiros podem justificar o facto. O injustificável é a falta de educação! Por favor e obrigado ('grazie' em italino) escasseiam. nms