12 outubro, 2008

Revelações de caserna

No futebol e na política, os «vira-casacas» são uma espécie em vias de multiplicação. Valentim Loureiro acaba de sofrer na pele a experiência de um seu homem de confiança, que agora o combate, às claras. Nuno Nogueira Santos, foi assessor do Major durante alguns anos na Câmara de Gondomar e publica, com a chancela da Prime Books, «A Varinha Mágica de Valentim Loureiro - Méritos, Truques e Habilidades Políticas». Episódios com galinhas oferecidas, «cunhas» e «tachos» são alguns dos ingredientes de um livro que promete fazer correr muita tinta. Nuno Santos prevê ainda que o tempo político do Major «está a acabar» e recusa que a vitória nas autárquicas de 2009 seja um dado adquirido. Discordamos. Ainda há muitos electrodomésticos por distribuir no concelho de Gondomar...

21 comentários:

... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
... disse...

Sabe o que é pior do que os "vira-casacas"? Os adivinhos. Mesmo antes de lerem, já sabem o que lá está escrito... A arte de adivinhar o que está escrito sem ler é típico de analfabetos!

Unknown disse...

Caro amigo Nuno Nogueira Santos,
Tenho todo o gosto em aceitar um comentário seu, mas com toda a sinceridade, é de mau tom insultar em casa alheia.

Nuno Dias da Silva disse...

Possivelmente foi «contaminado» pelos três anos de contacto com o mestre na arte do insulto de Gondomar. It's not my fault. Que venda muitos livros, caro homónimo.

... disse...

Deveria, então, fazer eu como o faz o senhor: insultar os outros na minha, e fechar a porta de seguida?

... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Como os meus leitores habituais sabem, não sou de réplicas e de «rixas» aqui no blog. Cada qual escreve o que quer, sem censuras. Mas parece-me que está a bater na tecla e na porta errada. Prometo que vou ler o livro e as críticas que vão sair nos jornais sobre a sua obra. Mas, caramba, deixe-me ter opinião. Parafraseando o eminente causídico da invicta, António Lobo Xavier, hoje em dia «qualquer bicho careta escreve um livro». Acredite, sem rancores, desejo-lhe boa sorte.
NUNO DIAS SILVA

... disse...

Ok. Vamos combinar o seguinte: compre o livro e leia-o. E se, no final, achar que o livro é de um "vira-casacas", eu dou-lhe o valor que o livro lhe custou a comprar. Se achar que, de facto, se enganou, o senhor pede-me desculpas num post por me ter injusta e precipitadamente insultado. A opinião é sempre legítica. Mas insultar alguém por algo que não se conhece não é ter opinião.
para o esclarecer, o que faço no livro é ter opinião, boa e má sobre o major. Caracterízo-o, sem o insultar. E fiz questão, como hoje pode ler em vários jornais, de lhe levar, em mãos, o livro para que fosse o primeiro a lê-lo.
Como faço questão, logo a abrir o livro, de escrever que perguntei ao Major se aceitava que escrevesse sobre ele, em liberdade. Acha que um "vira-casacas" faz isso?

Nuno Dias da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Dias da Silva disse...

Aceito o seu repto. Afinal, comprovo que é um democrata. Começou por chamar-me analfabeto e agora dá-me palmadinhs nas costas. Um must! Juro, se ainda for preciso, pela honra da minha família que não o estou a insultar, mas a sequência dos seus e-mails revelam a sua «escola» política nos últimos 3 anos. Liberte-se, homem!

... disse...

Vejo que o seu desporto favorito é falar do que não sabe. É por isso que uns escrevem em livros e outros em blogs!

... disse...

E, insisto, não fui eu quem começou por insultá-lo. Está com problemas cronológicos! O seu post é evidentemente anterior ao meu comentário! Elementar!

Nuno Dias da Silva disse...

Já vi que você é especialista em esticar a corda e um mestre na arte de «picar». O traquejo de assessor na musculada câmara nortenha deu-lhe esse dom. O comentário avulso de «é por isso que uns escrevem em livros e outros em blogs» é revelador da sua personalidade. Lembra-se do comentário anterior de Lobo Xavier que eu repesquei sobre os «bichos caretas» que escrevem umas coisas? Mais uma vez, juro que não o estou a insultar, mas você, no fundo, é uma espécie de «Carolina Salgado» que está a ter os seus 15 minutos de fama. Já reparou nisso? Olhe, como não sou invejoso, aproveite-os. O Natal está à porta e é sempre bom ter um pé de meia facturando com a sua literatura light.

... disse...

Não sei se tenho essa arte. Mas parece que piquei mesmo!
Boa sorte na arte da adivinhação. Agora é ligth!
E, olhe que não estou a insultá-lo! Juro.

Nuno Dias da Silva disse...

Ó amigo, sem favor, até lhei dei publicidade grátis no meu modesto blog ao dar à estampa a capa do livro com o «rei dos electrodomésticos». E garanto-lhe que dispenso a comissão. Tenha uma boa noite, caro homónimo.

... disse...

Agradeço-lhe a capa. Aliás, toda esta discussão era falsa da minha parte e tinha como único objcetivo vender-lhe um livro e levá-lo a publicar a capa do livro. Aprendi estes truqes com o Major. É por isso que me sinto na obrigação de os dar à estampa e revelar ao Mundo! Durma bem e sem ressentimentos.

Nuno Dias da Silva disse...

Você, de facto, é um habilidoso e levou-me à certa. Razão tinha eu em chamar à colação a escola de virtudes gondomarense. Da minha parte, no hard feelings. Se você vender livros como o seu mestre conquista votos, aposto em como ganha o prémio Nobel da Literatura em 2016, mesmo antes do Vargas Llosa e do Philip Roth.

... disse...

quer apostar? :)

Anónimo disse...

Anda animado o diálogo. O autor do livro, ex-capitão-do-mato do impoluto major Loureiro mudou de vida e agora é lançador de livros...mais um! Da minha parte não vai ter um cêntimo. Será que este sr. pensa em ser catapultado? Para onde?

Anónimo disse...

literatura light e vergonhosa. em tempo de crise, as editoras fazem tudo para ter lucros e aceitam toda a porcaria de aglomerados de letras. actualmente há mais livros lançados que cogumelos, só pode. qualquer dia guardam o papel higiénico usado no bolso para depois publicarem um album fotográfico de arte. burros são os portugueses que compram "livros" assim.

Anónimo disse...

eu tambem quero escrever um livro onde descrevo como exterminei dezenas de lagartas da couve e meia duzia de caracóis. no segundo volume posso tentar exemplificar com um desenho feito à mão e a carvão ( restos de brasas onde assei sardinha).