27 março, 2008

"Tapona" para combater indisciplina

A SIC, qual cão de volta do seu osso, não larga o filão de audiências chamado violência escolar. Ele são debates, relatos e testemunhos em exclusivo e videos fresquinhos que chegaram à redacção de Carnaxide de mais cenas caricatas nas salas de aula. As turmas do YouTube existe mesmo. No debate que concluiu o Jornal da Noite, ouvimos falar em alunos bêbados, que acendem cigarros, fazem malabarismos nas mesas e cadeiras, e ainda outros que chamam «lésbica» à professora e se masturbam à sua frente. Neste último caso, a corajosa docente, que não se fez rogada e deu a cara, rejeitando liminarmente a orientação sexual que corria em boato, confessa, sem se conter, ter dado uma «tapona» (sic) a um dos alunos que ousava humilhá-la em público. Os desordeiros que boicotoram a aula que apresentamos no video, também mereciam uma valente lambada. Ou «tapona» para usar o termo técnico apropriado.

2 comentários:

Ana Clara disse...

Só uma lambada? Eu um dia gostava queme pusessem à prova com esta geração de jovens... Ai se gostava! Só há uma verdade, de Justiça, de que ainda ninguém falou. Estes meninos que se julgam donos do mundo estão a assegurar o seu futuro. E o futuro que a vida lhes reserva será tremendamente Justo para os erros que agora, em plena puberdade, cometem.

Anónimo disse...

Eu não queria estar na pele destes professores, até porque não tenho essa capacidade de comer e calar, acho que se fosse comigo, a esta hora tinha um processo disciplinar em cima por agressão, no mínimo. É que a vontade que dá é espetar-lhes umas chapadonas bem assentes!
O mais triste é que isto é o reflexo de uma educação inexistente, e não me refiro à educação que se dá nas escolas, é à outra, aquela que se dá desde o berço. Quando não se tem, também não se pode dar. Do que adianta enchermos os nossos filhos com telemóveis de última geração, roupas de marca, tudo aquilo que o dinheiro pode comprar, se não lhes dermos o que é essencial para a vida: valores e sentido de respeito para com o próximo.
São estes os homens e mulheres de amanhã?? Vai ser bonito, vai...