31 janeiro, 2008

Oral fixation

Shakira vai casar em breve com António de la Rua, seu namorado de longa data. Alejandro Sanz deverá ser um dos padrinhos da boda da cantora colombiana. Isto são especulações da imprensa uruguaia.

Uma questão de nomes...

Grande confusão rodeou a nomoeação do novo ministro da Cultura. José António Pinto Ribeiro, advogado dos Gato Fedorento e presidente do forum liberdades e garantias, foi o nome escolhido, mas a semelhança com o nome de José Pinto Ribeiro, programador da Culturgest, gerou uma tremenda balbúrdia. Há quem avente, como um articulista do JN, que do gabinete do Primeiro-Ministro alguém se enganou a discar no número.

30 janeiro, 2008

O mundo a seus pés

Cristiano Ronaldo é um dos "clientes" assíduos aqui do blog. A sua performance de excepção assim o justifica. Mais dois golos esta noite em mais uma jornada da PremierLeague. O segundo dos quais, apontado de livre, é verdadeiramente de antologia. Se o "7" mantiver esta forma até ao Verão, e com a ajuda dos emigrantes portugueses, pode ser que o Euro 2008 seja nosso.

"Os feridos faleceram? Há dias de sorte"

Ricardo Araújo Pereira e os outros felinos abandonaram os ecrãs, mas continuam a "bombar" no Portal Sapo nos "incorrigíveis". Pleno de oportunidade, o humorista faz um sketch de 4 minutos sobre a anedótica situação que se passou em Alijó relacionada com a emergência médica. Imperdível.
VIDEO

Intifada com...neve

Cai(u) neve no Médio Oriente. Israel, Palestina e Jordânia acordaram cobertas por um manto branco que fez as delícias de uma população pouca habituada a um fenómeno da natureza tão raro naquelas paragens. Por um dia, a intifada (guerra da pedras) fez-se com flocos de neve.

Não me chateiem!

Começa a ser desesperante ver o Primeiro-Ministro a fugir dos jornalistas como do Diabo da cruz. Esqueçam que o homem vai responder a perguntas fora daquilo que estudou na véspera com os seus colaboradores e assessores. É tempo perdido. Contesta a uma, duas, na melhor das hipóteses, três perguntas, e quando vê que lhe estão a fazer o cerco, vira as costas, diz «muito obrigado» (que é o mesmo que dizer, «não me chateiem») e estuga o passo, escudado pelos seguranças. Escrevam o que eu digo: isto só lá vai, no momento em que um destes dias o sr. Sócrates for entregar computadores portáteis um destes sábados pela manhã e quando for discursar sobre o "plano tecnológico" (o que é isso?) não tiver um único microfone e uma unica câmara para captar as suas palavras.

A frase do dia

«Aquela que vimos na Floribella não é a verdadeira Luciana. Ela tem 22 anos, é muito novinha, mas já é mulher. Sem contar que tem um bom corpo...», Merché Romero, sobre a sessão fotográfica de Luciana Abreu na revista "FHM", Portal Sapo - Fama, 30 de Janeiro 2008

Ensaio sobre a lucidez

Acabou em "barraca" a gala de entrega de prémios Rádio Clube Português/Jornal Metro, realizada no Teatro Tivoli. José Saramago foi um dos vencedores da noite, mas quando foi estabelecida a ligação telefónica com Lanzarote, onde o escritor vive e recupera de um delicado problema de saúde, o agraciado deixou a assistência boquiaberta: «Afinal, por que estou a receber este prémio? Quem disse que eu deveria ganhar esse prémio?». Os apresentadores da cerimónia lá disfarçaram o embaraço da situação, mas a rábula deve ter servido de emenda aos organizadores. Saramago, nunca mais...

De bêbado a incendiário

Quase a dar as últimas, Bush recordou hoje numa cerimónia pública o seu passado como consumidor de álcool. «Eu não era um bêbado, mas parar foi difícil. Duvido que estivesse aqui (na Casa Branca) se não tivesse renunciado ao whisky, à cerveja e a tudo isso", disse. Pois. Perdeu-se um bêbado, mas ganhou-se um incendiário que virou o mundo de pernas para o ar.

29 janeiro, 2008

Teorias da conspiração

O novo ministro da Cultura , António Pinto Ribeiro, pertence ao conselho de administração da Fundação Berardo, enquanto Ana Jorge, a indigitada ministra da Saúde, apoiou Manuel Alegre nas presidenciais. Nomeações para pagar favores e calar criticas?

Governo à prova de bufos

A política de comunicação e imagem deste Governo é algo nunca visto. Nada ou quase nada transpira. Nada ou quase nada de sabe das manobras políticas e do que pensa no seu círculo restrito o Primeiro-Ministro. A notícia da remodelação governativa chegou às redacções durante os discursos do ano judicial e no dia em que vieram a lume mais informações comprometedoras sobre os prisioneiros de Guantánamo. Acto contínuo, os jornalistas atiraram-se como gato a bofe ao pitéu e não o largaram mais o resto do dia. No tempo de Santana Lopes, minutos antes da tomada de posse do seu governo, todos os «media» especulavam sobre as personalidades que integrariam o elenco governativo. Com Sócrates, tudo mudou. Eficácia comunicacional ou inépcia jornalística?

Roupa suja

Ainda os ecos da remodelação. Rui Rio congratulou-se com a decisão de Sócrates, frisando que saíram (olha a coincidência) «os dois ministros que agrediram deliberadamente o Porto». «O primeiro-ministro remodelou exactamente os dois ministros que eu tinha dito que não deveriam estar no Governo, porque não tinham demonstrado sentido de Estado", disse o autarca da Câmara do Porto. Hoje, Rio e Sócrates unem esforços para desgastar Menezes. Amanhã, se calhar daqui a um ano, estarão a digladiar-se para as legislativas de Outubro. A política é mesmo uma sujeira.


A frase do dia

«O afastamento do Ministro da Saúde na esperada remodelação governamental, constitui uma clara vitória da rua, do aparelho do PS e da oposição. Decididamente é impossível fazer reformas contra os interesses estabelecidos, contra as visões localistas e contra o clamor demagógico dos média», Vital Moreira, Blog Causa Nossa, 29 de Janeiro 2008

Estupefação e celebração

Segundo relata o repórter parlamentar do "Expresso", na edição online, os socialistas no hemiciclo reagiram de forma distinta. Uns ficaram estupefactos com a reduzida dimensão da remodelação, enquanto outros chegaram mesmo a trocar um efusivo abraço, em sinal de júbilo, para quem quisesse ver. Diz Filipe Santos Costa que só faltou mesmo o champagne.

Haja Saúde

Sócrates estava determinado a continuar com a sua teimosia. Contra ventos e marés, não remodelar o Governo. Mas a sucessão de casos envolvendo o sector da Saúde e as anedóticas intervenções de Correia de Campos, fizeram do ministro da tutela o elo mais fraco e uma bomba relógio que podia explodir nas mãos do Primeiro-Ministro. Solução: afastá-lo. Para compor o ramalhete, desviando, assim, atenções, Isabel Pires de Lima, a ministra invisível da Cultura, também foi no (pequeno) pacote de mudanças governamentais. Uma mera operação de cosmética. É preciso mudar alguma coisa, para que tudo fique na mesma.

28 janeiro, 2008

Que escuridão. Alguém acenda a luz!

O advogado Henrique Medina Carreira foi à tribuna mais apetecida pela nata da sociedade portuguesa (o "Jornal das 9" do inefável Mário Crespo) traçar mais um cenário negro sobre o País. No seu estilo de sempre, de como quem diz, «estamos pendurados pelo pescoço e não temos safa», o antigo ministro das Finanças afirmou que «o Governo finge que faz coisas» e, à semelhança dos seus antecessores, mentiu sobre as promessas eleitorais feitas. Defendeu ainda o congelamento dos salários e apontou a Justiça e a Educação como os grandes problemas nacionais: «Gente que nãos sabe coisa nenhuma, ler, escrever ou contar, temos por aí aos pontapés». Carreira admirou-se também que há 25 anos que se fala do combate à corrupção e «não haja um único corrupto preso», tendo prognosticado que por este andar Portugal vai ficar no 25.º lugar do ranking da UE, atrás de búlgaros e romenos.

Milhões ao ar

Dia de luto para a Força Aérea Portuguesa e para os cofres do Estado. Um dos 27 "caça" F-16 nacionais, despenhou-se junto à base aérea de Monte Real, Leiria. O piloto saiu ileso ao ejectar-se a tempo. A brincadeira custou 4 milhões de contos - o preço estimado da aeronave. Feche-se mais uma urgência hospitalar e uma escola do interior para minorar o estrago.

A frase do dia

«Neste sítio onde tudo é permitido, das mentiras dos políticos à corrupção a céu aberto, resta acreditar que Deus existe e que um dia destes se vai lembrar deste rectângulo e livrá-lo para todo o sempre desta praga de gente medíocre, mentirosa e sem vergonha. Ámen», António Ribeiro Ferreira, Correio da Manhã, 28 de Janeiro 2008

Tudo ao molho na Catedral...

150 Activistas de AnimaNaturalis, posaram nus e ensaguentados, diante da Catedral de Barcelona. Objectivo: protestar contra a indústria de peles que mata animais para alimentar o seu negócio.

Aumentem o ordenado aos senhores deputados

Continua a pouca vergonha. Dizem as gazetas que 117 deputados pediram a suspensão de mandato desde o início da legislatura em 2005. O regresso ao poder local ou a entrada em empresas públicas ou privadas é a justificação para a licença sem vencimento solicitada. Mais uma razão de peso para concretizar a adiada reforma do Parlamento sobre a a redução substancial dos 220 senhores, quando boa parte deles, se sentam no hemiciclo somente para assinar o livro de ponto e bater palmas. Fixe-se o número de parlamentares na centena, triplique-se o seu ordenado (uns ridículos 3 mil euros é o que actualmente auferem), obrigue-se os eleitos da nação a trabalhar no Parlamento em full time e acabe-se, de vez, com essa "tanga" chamada "trabalho parlamentar" para explicar as saídas de São Bento.

O político romântico

A agência de comunicação de Cunha Vaz, contratada pelo PSD para dar um novo fôlego à imagem do maior partido da oposição, já está a mostrar serviço. Os técnicos da comunicação e imagem foram buscar a ex-namorada de Luis Filipe Menezes para capa da revista de sábado do "Correio da Manhã", que não poupa elogios ao presidente do PSD. Romântico, carinhoso e apaixonado por crianças, são alguns dos encómios que a advogada Ana Caetano tece a Menezes. Moral da história: a amizade prevalece mesmo depois do amor acabar. Sem rancores. Ou o modo modernaço de fazer propaganda política à custa da vida íntima. Mas por um voto, os políticos fazem tudo...

27 janeiro, 2008

Black or white?

Barack Obama venceu de forma esmagadora as primárias na Carolina do Sul. Respaldado pelo voto negro, o afroamericano ganhou fôlego para a "super terça-feira" de 5 de Fevereiro, após duas derrotas consecutivas para Hillary. O voto das comunidades hispanas assume contornos importantes, mas é na America "black and white" que se determinará o vencedor da corrida à Casa Branca.

Ronaldo: The best?

Cristiano Ronaldo apontou hoje o seu 25.º golo em 27 jogos na presente temporada. Nem de propósito, o jornal «Times» publica hoje uma peça intitulada "Ronaldo V Best - Who is the greatest?» (Quem é o maior), em que compara a performance do português com o ex-jogador do Manchester, George Best. «Ronaldo is good but Best is best», escreve Jonathan Northcroft, o jornalista que assina o artigo. Chauvinismos além Mancha...

A frase do dia

«Tudo anda a ser regulamentado e dirigido pelo Estado (...) Qualquer dia não me admiraria que tivéssemos que dar satisfações ao Governo do senhor José Sócrates sobre a cor da nossa roupa interior», Alberto João Jardim, Agência Lusa, 26 de Janeiro 2008

26 janeiro, 2008

O doping de Chávez

Caracas, 26 Jan (Lusa) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mastigou hoje uma folha de coca durante uma transmissão ao vivo pelo canal estatal "Venezuelana de Televisão", argumentando que "a coca não é cocaína" e é saudável.
Chávez falava, em Caracas, durante a VI Cimeira Presidencial da Alternativa Bolivariana para os povos das Américas (ALBA), acompanhado pelos homólogos de Nicarágua, Daniel Ortega, da Bolívia, Evo Morales, e o vice-presidente de Cuba, Carlos Lager Dávila.
A cimeira contou ainda com a presença de representantes de Haití, Equador e Uruguai, e as das ilhas Antigua e Barbuda, San Vicent, Granadinas, São Cristóbal e Neves, e Dominica.
"Evo (Morales) trouxeste-me a coca, onde estão as folhas de coca que me trouxeste, porque já me acabaram", disse Hugo Chávez que sublinhou que mastiga folhas de coca todos os dias pela manhã.

Confissões presidenciais

Presidente Índia - Sarko, por que é que não trouxeste a senhora Bruni à Índia?
Nicolas Sarkozy - Sabe, aquela rapariga é, de facto, uma domadora de homens, mas a monogamia não é com ela. Ficou uns dias em Paris para actualizar a sua agenda de contactos...

Acrobacia nos ares

Um soldado exibe a sua habilidade no Malkhumb, um desporto tradicional da Índia.

Entrega ao domicílio

Um espanhol, depois de matar a sua esposa à facada, enfiou o cadáver no "lugar do morto" do seu veículo, tendo conduzido até à esquadra no centro de Murcia. Perante as autoridades, confessou o crime e deixou o corpo da defunta.

A frase do dia

«As pessoas estão zangadas com Sócrates, mas não vêem alternativa», Ana Drago, deputada do Bloco de Esquerda, Agência Lusa, 25 de Janeiro 2008

25 janeiro, 2008

Porrada para cima

Portugal e os portugueses sem alimentarem um ódio de estimação, deixariam de ser o que são. Dantes era a EMEL, agora os tiros visam a ASAE. Mas os zelosos funcionários da empresa municipal, fieis ao traje verde, têm conhecido ultimamente uma nova forma de manifestação de desagrado: a agressão por parte de descontrolados automobilistas. Nas últimas 3 semanas, mais de meia dúzia de casos sucederam na capital. Se os "sapos" da EMEL pudessem deter como os "rambos" com colete à prova de bala da ASAE, a malta encolhia-se logo...

Bastonário lança artilharia pesada

Já se esperava. O Bastonário da Ordem dos Advogados está a partir a loiça e a Procuradoria Geral da República ja mandou abrir um inquérito. Resta saber quem vai apanhar os cacos.
As declarações são as que a seguir reproduzimos: «Existe em Portugal uma criminalidade muito importante, do mais nocivo para o Estado e para a sociedade, e que andam por aí impunemente alguns a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há mecanismos de lhes tocar. Alguns até ostensivamente ocupam cargos relevantes no Estado Português», afirmou Marinho Pinto, bastonário dos advogados, à Antena 1. Marinho Pinto acrescentou que há pessoas com cargos de relevo no Estado português que cometem crimes "impunemente" e que em breve poderá avançar com casos concretos. Ainda segundo o bastonário dos advogados, «o fenómeno da corrupção é um dos cenários que mais ameaça a saúde do Estado de direito em Portugal». Convém sublinhar que Marinho Pinto já não é o advogado proletário de megafone na mão, é só o representante de uma das profissões liberais mais importantes do País. O Governo devia pronunciar-se, mas o mais provável é que fique calado.

«Bunda grande», aqui não!

Em declarações à Sport TV, o "sargentão" Scolari lançou um aviso à navegação, mas dirigidos a 2 ou 3 marinheiros da selecção das quinas: quem insistir nas saídas nocturnas, nos desfiles de moda e tiver a «bunda grande» não terá lugar nos convocados que o brasileiro vai levar ao Euro 2008. Maniche, Miguel e Miguel Veloso, devem ter ficado com as orelhas a order. Em condições normais, Cristiano Ronaldo também, mas às estrelas da companhia perdoa-se tudo.

Sem comentários...

24 janeiro, 2008

A frase do dia

"2008 será necessariamente um ano de viragem, mas para onde será essa viragem?", Mário Soares, Agência Lusa, 24 Janeiro, 2008

É do 112?

Socorremo-nos de um blog de um amigo bem informado, para dar conta da última anedota do sistema de saúde em Portugal. Aconteceu em Trás-os-Montes, no Portugal Profundo.

Consolo para Bond

A saga do agente secreto mais famoso do mundo vai chamar-se "Quantum of Solace". O filme, o 22.º da série, está neste momento nas filmagens finais nos estúdios de Pinewood, em Londres. Apesar das más opiniões iniciais, Daniel Craig viu o seu contrato renovado. Parece que o Bond loiro está para durar. Entretanto, ficamos expectantes com a tradução do título do filme para português. Traduzido à letra, significa «uma dose de consolo». É de prever o pior.

Política à italiana

Os italianos são provavelmente o povo mais parecido da Europa com os portugueses. Impulsivos, preguiçosos, amantes do lazer, do futebol e da boa comida, não se governam, nem se deixam governar. Apesar de tudo, a Itália consegue ser uma grande potência, mas em termos políticos Portugal consegue mesmo ser um paraíso. Hoje, o governo de Romano Prodi viu chumbada no Parlamento uma moção de confiança. O executivo, que dura há 2 anos, deverá cair dentro de dias. Está aberta a porta para o regresso do perturbador Silvio Berlusconi, o "Citizen Kane" transalpino. Para compor o ramalhete, a sessão desta tarde foi marcada por momentos quentes. Impropérios, cuspidelas e cenas do género, "agarrem-me, senão eu mato-o", foram a tónica no hemiciclo italiano.
63 governos desde a II Guerra Mundial diz tudo. Uma questão de temperamento...

23 janeiro, 2008

Liga Bejeca

O campeonato de futebol vai mudar de nome. A Liga Bwin vai dar lugar, na próxima temporada, à Liga Sagres. O acordo foi celebrado hoje entre as partes, mas gera um grande embaraço: as televisões só poderão transmitir o patrocínio da cervejeira se não houver referências ao produto entre as 7h00 e as 21h30, segundo esclarece o Observatório da Publicidade.
Liga Bejeca ou Liga Fino, propomos nós, será mais encapotado?

1195 vezes Sócrates

Lisboa, 23 Jan (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, foi a personalidade mais presente na informação dos quatro canais portugueses durante 2007, contabilizando mais de 50 horas de emissão em 1195 notícias, segundo dados hoje divulgados pela Marktest.
No segundo lugar da lista mas com cerca de metade do tempo de emissão ficou o Presidente da República, Cavaco Silva, que interveio em 682 notícias de 26 horas de duração.
Marques Mendes, antigo líder do PSD, encontra-se em terceiro lugar na lista, protagonizando 520 notícias com 19 horas de duração.
Paulo Portas, Teixeira dos Santos, Luís Filipe Menezes, Jerónimo de Sousa, Durão Barroso, António Costa e Correia de Campos completam a lista das 10 personalidades que mais intervieram na informação dos canais generalistas de sinal aberto em 2007.
Nesta lista estão presentes todos os líderes de partidos com assento parlamentar à excepção de Francisco Louçã que se encontra em 11º lugar na lista.
Segundo a Marktest, o canal que deu mais tempo de emissão aos 10 protagonistas foi a RTP1, apesar de Marques Mendes, Paulo Portas e Correia Campos terem estado mais presentes na TVI.

Vandalizada a campa de Salazar

Quando se julgava que o turbilhão Salazar passara, eis que a imagem da lápide da campa do Presidente do Conselho acaba de ser alvo de vandalismo. Segundo a GNR, a imagem em gesso da lápide da campa de Oliveira Salazar, no cemitério do Vimieiro, "foi partida parcialmente com um objecto duro".
Chame-se Jaime e Maria José Nogueira Pinto para comentarem o sucedido e Maria Elisa para moderadora. É capaz de dar um bom "share" televisivo.

«Olá, sou a Manuela e regresso para fazer a vida negra aos políticos»

Ela regressa, para fazer estragos. Manuela Moura Guedes vai estar presente, ainda em data a anunciar, à TVI, no Jornal Nacional, todas as sextas-feiras. A pivot, actualmente subdirectora de informação do canal de Queluz de Baixo, vai fazer o balanço da semana política e terá convidados em estúdio. Diz-se que quer entrevistar Mário Lino e Armando Vara, mas sabendo-se que durante o governo PS, 5 ministros recusaram-se ser confrontados pela temível jornalista, José Sócrates incluído, é de prever que as cadeiras do estúdio estejam ocupadas por bloquistas, comunistas, sociais-democratas e democratas cristãos. Quem se atreve a enfrentar a Manuela?

Madeira, o paraíso dos fumadores

O inspector geral já tem seguidores. Diz o DN Madeira que Alberto João Jardim infringiu a proibição de fumar em locais públicos e «incitou à desobediência» durante o jantar de uma associação madeirense, realizada no Funchal. Se o líder insular se revoltar contra esta lei, como já fez com o aborto, a Madeira pode ser o único cantinho do País onde é possível fumar livremente.


"Tiro ao boneco"

"ASAE em acção para orgulho de todos" é o título deste e-mail que anda a correr e que foi parar à minha caixa de correio. Prossegue o "tiro ao boneco" que está mais a jeito...

22 janeiro, 2008

A "Maddie" andaluza

Mais uma manif em Huelva para apelar para que os hipotéticos raptores devolvam a pequena MariLuz. A "Maddie" andaluza está desaparecida há 10 dias. A polícia não tem rasto da menina. A outra Maddie, a britânica, desapareceu a 200 quilómetros dali. Há um novo "Triângulo das Bermudas" no sul da Península Íbérica?

A frase do dia

«Menezes confirmou o que dele já se sabia - é muito mau», João Miguel Tavares, Diário de Notícias, 22 de Janeiro 2008

O Islão em Telheiras

Falso alarme em Telheiras. A linha verde do metro foi paralisada por um saco deixado abandonado. Afinal, a sacola tinha apenas «fios, discos e aparelhagem electrónica»». O facto de estar coberta por um «lenço árabe» desatou a paranóia terrorista. O que é preciso é agitar a malta. Não consta que a música alvo de explosão controlada fosse de inspiração islâmica.

"Joker" fora do baralho

O actor Heath Ledger, de 28 anos, foi encontrado morto na sua casa de Nova Iorque, alegadamente por ingestão de drogas. Ledger ficou famoso pelo seu papel em «Brokeback Mountain», o western gay que gerou polémica em todo o mundo. O australiano interpretaria o papel de "Joker" no próximo filme da série Batman, intitulado «The Dark Knight», a estrear na Europa no Verão.

Cavaco e a piadinha fácil

No dia em que completou 2 anos em Belém, Cavaco quis fazer uma gracinha com o alvo a abater do País: a ASAE. Durante a visita a uma fábrica de produtos alimentares, perguntou com ar irónico, «se já esteve aqui a ASAE?». Quando até o Presidente entra pelo caminho da piada fácil...

21 janeiro, 2008

É um automóvel? Não, é uma Segway!

No outro dia, em plena Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, o autor destas linhas quase que foi derrubado por um acelera, que fintava os peões de forma estonteante, até desaparecer, em poucos segundos, do nosso horizonte. Não, não era um automóvel. Era uma Segway, a nova moda da mobilidade citadina. A polícia e os vigilantes de centros comerciais já utilizam este novo brinquedo altamente ecológico. O comum dos cidadãos ainda se mostra renitente. O preço é um óbice. Os ganhos de tempo e de circulação, uma vantagem.

"ASAE - prepotência ou autoridade?"

O CDS-PP, partido do contribuinte, dos reformados e dos oprimidos, criou um endereço electrónico para receber testemunhos e opiniões de pessoas sobre abusos, ou injustiças, das inspecções da ASAE e reflexões sobre a legislação actual. "ASAE - prepotência ou autoridade?", é o mote de uma exposição da autoria do deputado Helder Amaral, o tal que alegadamente deu uma estalada em dona Maria José Nogueira Pinto, num quente congresso nacional dos centristas, em Óbidos.
Se já se sentiu lesado pela "nova PIDE do século XXI", sem Silva Pais, mas com António Nunes, segundo os relatos mais azedos, envie um mail para: conteoseucaso@cds.pt

As crianças também mentem

"Expiação" até pode ser eleito o melhor filme do ano pela Academia de Hollywood, mas a película não me convenceu. As interpretações de James McAvoy, Keira Knightley e a fotografia do filme são passíveis de merecer um estatueta, mas tudo o que superar essa fasquia, será um excesso. A receita não é original: transpor para cinema um êxito estrondoso da literatura de Ian McEwan. Já a moral da história consegue ser inusitada: as crianças também mentem. Não sei porquê, mas fez-me lembrar a ex-provedora da Casa Pia, Catalina Pestana...

Emigrantes à força

A propósito da morte de quatro portugueses trabalhadores da construção civil num acidente rodoviário em Valladolid, a TVE emitiu no seu telejornal nocturno uma "peça" sobre os nossos compatriotas que cruzaram a fronteira em busca de melhores condições de vida. Segundo a reportagem, são mais de 70 mil portugueses a trabalhar em Espanha na construção civil, em particular em zonas próximas à raia. De segunda a sexta estão em Espanha, o regresso ao nosso País faz-se ao fim de semana. "Aqui temos trabalho e sempre pagam", disse um dos trabalhadores lusos em "portunhol". Por isso é que se estes 70 mil não tivessem emigrado, provavelmente a taxa oficial de desemprego em Portugal superaria os dois digitos.

A frase do dia

"O PS parece que começa e termina no Governo (...) O Governo parece o comité central do partido", Manuel Alegre, SIC-Notícias, 21 Janeiro 2008

A Feira...da agricultura

Segundo o registo fotográfico captado no "Expresso" de sábado, nos terrenos abandonados da Feira Popular de Lisboa, em Entrecampos, já se iniciou o cultivo de couves e outros sucedâneos. O impasse Bragaparques e CML continua. 40 milhões de euros já foram gastos. Com a agricultura dos campos em crise, cultive-se na cidade!

Barcelona, capital europeia da Jihad

Segundo os especialistas em terrorismo, Barcelona, é desde há 1 ano, a capital europeia da Jihad. A operação da polícia espanhola, que desarticulou potenciais células terroristas, não é pois de estranhar. O epicentro das acções aconteceu no Bairro Raval, na zona do turístico «casco viejo» da cidade condal, onde reside 70 por cento da comunidade paquistanesa na Catalunha. Ao que parece em Portugal, os alegados terroristas só circulam, não se fixam. Será que eles sabem mesmo que o "rectângulo" não é parte integrante de Espanha?

20 janeiro, 2008

Ronaldo, o trancinhas

O "new look" do brasileiro Ronaldo fez hoje a delícia dos fotógrafos no Udinese-AC Milan da Liga italiana.

O confronto anunciado

Como em política não ha coincidências, Rui Rio escolheu ontem o "Expresso" para o lançamento tácito da sua candidatura ao PSD, o mesmo é dizer, para Primeiro-Ministro. Na entrevista, curta, mas com recados nas entrelinhas, Rio ignora olimpicamente Menezes (para quê dar-lhe importância?!) e até passa a mão pelo pêlo a José Sócrates - Até dá jeito para afundar o seu ódio de estimaçao da outra margem do Douro. Questionado sobre se vai abandonar a Câmara do Porto, Rui Rio responde nos mesmos termos de Cavaco quando este alimentava o tabu sobre a sua candidatura a Belém: «Os mandatos só não se cumprem em situações excepcionais». Pois, é verdade.
Se tudo correr de acordo com o figurino, Sócrates e Rio, dois políticos determinados, com uma leve pontinha de instintos autoritários, já têm confronto agendado lá para o Outono de 2009.

O homem da mini-maratona

Luis Filipe Menezes mandou a boca há uns dias sobre as corridinhas do Primeiro-Ministro no calçadão do Rio, na Praça Tianamen, em Pequim, e na Praça Vermelho em Moscovo, argumentando que o governante devia era olhar mais para a realidade nacional do que posar para a fotografia no estrangeiro. Sócrates fez literalmente a vontade a Menezes e hoje correu, pela manhã, 4 quilómetros em Viana do Castelo. Uma mini, mini maratona, termo que se aplica bem a propósito a um político com pouca queda para as provas de fundo.

Conhece este homem?

8 meses depois do desaparecimento de Maddie, o potencial raptor já tem um rosto. Bem feio, por sinal. Assim de relance até parece inspirado no ex-Beatle George Harrison.

ASAE transcendental

O presidente da ASAE vai terça-feira ao Parlamento ser sujeito a um jogo de tiro ao alvo por parte do senhores deputados da nação. Entretanto, o Blog Arcadia, deixa algumas pertinentes sugestões de perguntas de índole religioso para António Nunes responder:

- Se as hóstias forem feitas com trigo transgénico, o sacerdote não deveria informar os fiéis?
- O vinho da eucaristia não deveria ser armazenado em garrafas rotuladas?
- A lavagem que o sacerdote faz do cálice não deveria ser feita pelo menos com um detergente, ou com água a não sei quantos graus?
- A patena onde se colocam as hóstias para consagração também não deveria ser limpa?
- As hóstias não deviam ser entregues em embalagens individuais?
- O sacerdote não deveria usar pinças ou luvas para entregar as hóstias?
- Quando se comunga de duas espécies, também se serve vinho a quem aparente possuir anomalia psíquica ou esteja embriagado?
- Os menores de 16 anos também podem comungar das duas espécies, e assim beber vinho?
- No rito da adoração da cruz, o santo lenho não deveria ser esterilizado após cada ósculo?
- No Domingo de Ramos, onde é que a malta vai buscar os ramos de palmeira ou de oliveira?
- As peças do Presépio não deveriam ter a marca "CE"?
- O incenso espalhado pelos turíbulos pode ser de ópio ou cannabis?
- A água da pia ou fonte baptismal não deveria ser desinfectada com cloro, ou coisas assim?
- Os bebés não deveriam estar de touca?
- Como é que se controla a qualidade da água benta que é aspergida pelo híssope?
- Os vasos dos santos óleos não deveriam ser embalados em embalagens munidas com sistema de abertura que perca a sua integridade após a sua utilização e que não sejam passíveis de reutilização?

19 janeiro, 2008

O novo herói britânico

Chama-se Peter Burkill e é o comandante da British Airways que evitou uma tragédia na aviação civil no aeroporto de Heathrow. O avião perdeu o trem de aterragem, saiu da pista e só por milagre 3 passageiros ficaram feridos. Sabe-se agora que só a perícia do comandante evitou que as zonas povoadas em redor do aeroporto mais movimentado da Europa fossem poupadas ao impacto de um avião desgovernado. A inglaterra está apaixonada pela simplicidade e pela fotogenia do sr. comandante. Quem disse que já não há heróis? Thanks, Mr. Burkill.

Compre o brinde e leia, se tiver tempo

Os jornais e as revistas portuguesas parecem pequenas FNAC. Para estancar a queda de vendas e de leitores, toca a distribuir aos pouco exigentes "tugas", DVD, livros, enciclopédias em fascículos, porcelanas, trens de cozinha, etc, etc. "DN", "Correio da Manhã", "Jornal de Notícias", "Visão" e "Sábado", são algumas das publicações que começaram ou vão começar a ofertar brindes aos compradores. E a este paradoxo chegámos: o leitor vai à banca adquirir não o produto editorial, mas o extra. José António Saraiva, o director do "Sol" que disse que os brindes iam ser a droga que mataria os jornais, também acabou por morder o isco. Bem prega Frei Tomás...