04 agosto, 2007

Uma mulher d’arte e d’ armas

Salta à vista que em Portugal os bufos e os alinhados com a situação são pessoas de sucesso, enquanto os competentes são atirados "borda fora" (*). O caso da ex-directora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) é elucidativo. Dalila Rodrigues, uma quarentona, quase a tombar para os cinquenta e possuídora de um charme e uma classe contagiantes, foi afastada do cargo por discordar do modelo de gestão do MNAA, um dos mais visitados do país e que desde que Dalila tomou posse ganhou visibilidade, tendo aumentado a qualidade das suas exposições.
Como mulher de fibra e sem papas na língua que parece ser, a ex-responsável do MNAA acusou de “subserviência” as quase duas dezenas de directores dos museus que assinaram uma declaração de solidariedade para com o Ministério da Cultura, explicando que os concursos para a recondução dos cargos estão à porta e há que ter bom comportamento para as comissões de serviço serem renovadas. Mais um exemplo de arrogância e de como uma maioria absoluta pode embriagar o poder político. Dentro de dois anos o povo, que não é parvo, dará a sua sentença.

(*) "borda fora" é uma palavra do léxico de Carmona Rodrigues que usamos com a devida autorização

1 comentário:

Ana Clara disse...

Como dizia Adelino Maltez recentemente... «Portugal está a tornar-se o País dos bufos, piores que os do tempo da PIDE»!!!
De facto, Alegre, a esta hora deve estar mesmo a pensar em emigrar! Se houver mais um bilhete para mim, vou com o poeta e mais uns (poucos) resistentes e anti-sistema!