01 julho, 2007

“Lagarto” com dor de cotovelo

É conhecida a quase ancestral rivalidade lisboeta entre Sporting e Benfica. Ciente desta realidade, o jornalista Joel Neto editou há dias um livro com o provocador título “Todos nascemos benfiquistas (Mas depois alguns crescem)”, numa edição da Esfera dos Livros. O livro, composto por crónicas de Neto em diversas revistas onde escreve, nomeadamente a “NS”, parte da seguinte tese: se é certo que a maioria torce pelas cores encarnados nos primeiros anos de vida, com o passar da idade, a evolução para os tons verdes é natural e progressiva. No fundo, o que Joel Neto diz é que muitos dos que são benfiquistas, afirmam-no, quase, por inércia. Ou seja, com pouca convicção.
Está visto que o açoriano Joel Neto, que, já deu para ver, é lagarto dos sete costados, é dos tais que não acredita na teoria dos 6 milhões de almas encarnadas.

4 comentários:

Ana Clara disse...

Pois eu manifesto-me totalmente contra esta ideia de que os benfiquistas se afirmam «quase, por inércia».
Se há algumas águias que têm medo dos lagartos em terras da capital é porque não têm espinha! Não há nada de melhor do que irritar a mancha verde e em pleno coração de Lisboa!

Isague disse...

Teoria do "bom selvagem"

Mas uma coisa é verdade, o facto de nascermos todos benfiquistas só vem provar a Teoria do “bom selvagem” , protagonizada por Jacques Rosseau. É que “todos os homens nascem livres e iguais” e são, por natureza, bons e bem formados. A sociedade é que depois os estraga... maldita sociedade que tanto tem de bom como de mau

Estrela candente

Anónimo disse...

"Todos nascemos BENFIQUISTAS" (mas alguns - muito poucos - tresmalham-se)

Manuel da Silva Carvalho disse...

Na escola a professora disse para os alunos:
- O trabalho de casa é contar uma história.
No dia seguinte, chegou a vez do menino Miguelinho, e disse:
- Eu tenho uma gata, que teve 6 gatinhos, nasceram os 6 com os olhos fechados e são os 6 do Sporting.
A professora ficou muito espantada e mandou chamar o Presidente do Clube do Leão. No dia a seguir, ele foi lá e a professora pediu ao Miguelinho para lhe contar a história.
- Eu tenho uma gata, que teve 6 gatinhos, nasceram os 6 de olhos fechados e 1 é do Sporting e 5 são do Benfica.
O presidente ficou muito zangado e a professora perguntou ao Miguelinho:
- Porque é que mudaste a história?
- Porque 5 já abriram os olhos.