Com a devida vénia do blog combustões aqui vai um video sobre a cultura geral do nosso povinho. Esperemos que em 2008 o grau de ignorância diminua um pouco.
31 dezembro, 2007
O acontecimento do ano 2007
Gerry e Kate McCann, o inseparável peluche, e a ominpresente imagem da desaparecida Madeleine, foram ingredientes que fizeram desta novela da vida real o acontecimento mediático e sociológico do ano que agora finda. O caso Maddie traduziu na perfeição o conceito de Civilização do Espectáculo, a designação com que baptizámos este blog.
A frase do dia
«Não quero o BCP transformado num lar de terceira idade», José (Joe, para os mais íntimos) Berardo, ao comentar a lista de Miguel Cadilhe, que conta com alguns reformados do banco, SIC, 31 Dezembro 2007
30 dezembro, 2007
Um ano depois...
Saddam Hussein, a origem do mal para a administração Bush, foi enforcado faz hoje um ano. Ao que parece o mal continua por terras da Mesopotâmia e as tropas americanas e aliadas também. Ousar brincar com o enorme vespeiro iraquiano deu no que deu. As abelhas continuam à solta. Veremos como o próximo inquilino da Casa Branca vai lidar com o monumental enxame que permanece à solta.
A ladra do chat
Cinco dias de conversação num chat chegaram para um cavalheiro de 53 anos combinar um encontro num centro comercial de Albufeira com uma senhora, algo mais nova. Até aqui nada de novo, mas o pior aconteceu quando o indivíduo começou a ingerir o sumo enquanto conversava com a sua nova amiga. "João", nome fictício, perdeu o norte, a memória, isto sem falar de dinheiro, documentos e da sua viatura. A larápia, disfarçada de lady impoluta, fez dois levantamentos de 200 euros com um dos cartões multibanco furtados da vítima, ao que tudo indica já depois de esta ter revelado o código secreto já sob o efeito da droga colocada na bebida. As análises ao sangue acusaram benzodiazepinas, uma substância com características hipnóticas e sedantes. Cuidado utilizadores de chat. Peçam café em vez de sumos. É um conselho.
Menezes e o estilo Sarkozy
Luís Filipe Menezes continua a expor com grande abertura a sua teia de relações mais íntimas. A revista Nova Gente deste fim de semana, dá 3 páginas a um dia familiar do líder do PSD, com a sua namorada, os dois filhos desta e os dois filhos dele. Um programa familiar que se resume a uma ida ao El Corte Inglés de Gaia, procurando passar a mensagem para os eleitores que Menezes é um político divorciado, mas que tem uma namorada e, quem sabe, vai procurar ainda ter uma filha com Teresa, para quebrar a hegemonia familiar dos varões. O estilo Sarkozy começa a fazer escola. Não se confirma que Menezes e Teresa tenham agendado uma viagem ao Egipto. O casal está neste momento no Funchal para assistir ao badalado reveillon madeirense.
A dinastia Bhutto
Na Índia, a dinastia Ghandi foi dizimada pelos radicais. No Paquistão, o mesmo tem acontecido com a família Bhutto, tendo Benazir sido a última vítima. Mas a dinastia Bhutto vai prevalecer. O filho da ex-primeiro-ministra assassinada, Bilawal, de 19 anos, vai liderar em parceria com o pai,viúvo de Benazir, o Partido Popular do Paquistão (PPP). As eleições legislativas realizam-se já a 8 de Janeiro. Escusado será dizer que pai e filho são dois alvos fáceis a abater num futuro próximo. Se a dinastia Bhutto se extinguir, Musharraf fica a falar sozinho.
Love is in the air
A "bala mágica" de Bhutto
A morte de Benazir Bhutto bem que pode transformar-se num dos próximos filmes da indústria de Hollywood. As teorias sobre a sua morte avolumam-se a cada dia que passa. Primeiro disseram que tinham morrido com dois tiros, depois vitima da explosão e finalmente por ter impactado o crânio no tejadilho do carro. Esta foto divulgada por uma estação de TV mostra um desconhecido de óculos de sol a disparar à queima roupa contra a viatura onde seguia a ex-primeira ministra do Paquistão. Perante esta evidência, um destes dias emerge a teoria da "bala mágica" que segundo alguns iluminados teria causado a morte a JF Keneddy, quando ficou provado que o presidente dos EUA tinha sido atingido por mais do que um disparo.
27 dezembro, 2007
Chamem a Soraia!
Estreou hoje "Call Girl", a obra-prima do «paineleiro» do "Trio de Ataque", António-Pedro Vasconcelos. Soraia Chaves, é a femme fatal, Joaquim de Almeida e Nicolau Breyner, os eternos repetentes da tela, que começam a cansar o povo. Avisam-se os mais susceptíveis em satisfazer as suas necessidades fisiológicas que o filme tem a duração de 145 minutos.
Salto à Vara
Armando Vara teve uma ascensão meteórica na política e na banca. Jorge Coelho jura a pés juntos que o homem «é uma máquina a trabalhar», mas com tantos rabos de palho que Vara deixa por onde passa é caso para desconfiar dos méritos do antigo ministro da Administração Interna de Guterres. De simples funcionário de atendimento ao balcão na dependência de Mogadouro, nas longíquas terras de trás-os-Montes, Vara deu um salto em frente, depois do escândalo da sua Fundação para a Prevenção e Segurança, para a administração da CGD e agora, novo salto sobre a fasquia, para a administração do BCP. Há até quem diga que o Opus Dei foi derrubado no Millenium para dar lugar ao regime maçónico.
Tachos & Tachos
O "bloco central" de interesses constituído pelo rotativismo de conveniência entre PS e PSD continua em funcionamento para tratar da vidinha dos seus respectivos apaniguados mais fiéis. Santos Ferreira, amigo do peito de Guterres e companhia, transfere-se espectacularmente, qual jogador de futebol, da CGD para o BCP, enquanto Eduardo Catroga, ex-ministro social-democrata e visita de casa do Presidente da República, deverá ser o novo homem da leme de uma das poucas jóias da coroa que ainda resta ao Estado.
Sementes de violência
A 15 dias das legislativas no Paquistão, a líder da oposição foi assassinada. Benazir Bhutto, a primeira mulher primeiro-ministra de um Estado islâmico, foi atingida mortalmente por tiros disparados por um suicida que a seguir fez deflagrar um engenho explosivo. Bhutto regressara há dois meses de um longo exílio em Londres, tendo como objectivo afastar Musharaff do poder.
A estatística do dia
«Portugueses gastaram 46,3 milhões a enviar mensagens escritas no Natal», Jornal de Negócios, 27 de Dezembro 2007
Cavalo de corrida
Este instântaneo foi captado ontem numa das vias que circunda Madrid. Um cavalo, sem jockey, esquivando-se dos veículos que a alta velocidade procuravam contornar o inesperado obstáculo. A polícia foi na sua perseguição, mas o cavalo desapareceu, julga-se que tenha entrado na verdejante área da Casa del Campo, uma espécie de parque de Monsanto lá do sítio.
26 dezembro, 2007
«Hoje ainda não morreu ninguém nas estradas portuguesas»
«Hoje ainda não morreu ninguém nas estradas portuguesas», disse, num misto de alívio e gozo, o locutor da TSF que leu o boletim das 19 horas. A sinistralidade rodoviária está preocupantemente sujeita à ditadura das estatísticas. Se morreram menos pessoas, se há menos feridos e menos acidentes em comparação com o mesmo período em 2006, está tudo bem, as medidas do governo estão a resultar, os condutores estão mais conscientes. Subitamente, um desastre vitima de uma assentada quatro pessoas e volta tudo a ser posto em causa. Entendam-se e deixem de jogar com os números, atirando areia para os olhos das pessoas.
O profano venceu o sagrado
O profano ganha espaço sobre o sagrado. Segundo um estudo divulgado hoje, estima-se que 3,5 milhões de britânicos tenham passado o dia 25 de Dezembro ao computador, ao passo que apenas 2,7 milhões saíram de casa para assistir na igreja às celebrações alusivas à data.
Um povo que adora dar ao dedo
Os sintomas de tendinites e queixas nas articulações dos dedos devem ter aumentado nos últimos dias. Mais um record histórico de envio de sms foi batido pelos felizes cidadãos portugueses. Os três operadores de redes móveis registaram entre o dia 21 e o próprio dia 25, mais de 945 milhões de mensagens escritas. A TMN liderou, com a Vodafone a escassa distância, ficando a Optimus no fundo da tabela. Haja alegria, ao menos somos primeiros da Europa em algo. Só ainda não percebemos que em nome da comodidade e de uns euros a menos, estamos a construir uma sociedade robotizada, que envia mensagens "chapa 5", seja para o amigo de uma vida, seja para aquele colega de trabalho que nos irrita profundamente, «que é feiinho» e tal, mas a desculpa é sempre a mesma, «é Natal!».
25 dezembro, 2007
Lula viajante
Mário Soares foi um Presidente muito criticado por alegadamente se ter excedido no número de viagens durante os seus dois mandatos. Mas parece que o "bochechas" tem concorrência à altura, também em português. Segundo o Portal de notícias G-1, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve dois meses fora do país este ano, devido aos seus compromissos em 32 viagens internacionais, segundo estatísticas divulgadas. Num total de 61 dias de 2007, Lula visitou 29 países de quatro continentes, de acordo com dados da Secretaria de Imprensa da Presidência. O Palácio do Planalto, em Brasília, já é conhecido como a agencia de viagens oficial do governo de Lula.
Uma sondagem porreira
Pertinente a sondagem, não científica, que o site do "Público"está a levar a efeito para eleger o "bitaite" portugues do ano. A escolha, convenhamos, não é fácil:
“Acho que o país está doido” – Santana Lopes
“E o burro sou eu?” – Luiz Filipe Scolari
“Fuck him! “– Joe Berardo sobre Rui Costa
“Na margem sul, jamais. Jamais.” – Mário Lino
“Porreiro, pá” – José Sócrates.
“Acho que o país está doido” – Santana Lopes
“E o burro sou eu?” – Luiz Filipe Scolari
“Fuck him! “– Joe Berardo sobre Rui Costa
“Na margem sul, jamais. Jamais.” – Mário Lino
“Porreiro, pá” – José Sócrates.
Para já, o "nosso" PM lidera o inquérito de opinião. Não se confirmam os boatos que São Bento terá manipulado a sondagem.
A frase do dia
«Temos agora boas razões para acreditar que a criação de emprego vai prosseguir nos próximos anos», José Sócrates, na tradicional mensagem de Natal, 25 Dezembro, 2007
Um susto do caraças
Um jovem mais acelerado irrompeu com o seu carro na vitrine de um estúdio de televisão em Chicago, provocando um valente susto ao pivot do telejornal da ABC7.
VIDEO
VIDEO
Que tal celebrar na prisão?
Porto, 25 Dez (Lusa) - A Divisão de Trânsito da PSP do Porto deteve hoje de manhã, no Porto, um condutor com uma taxa de alcoolemia de 2,76 gramas por litro de sangue, anunciou fonte policial.
Segundo fonte da DT da PSP, o condutor acusou no teste de alcoolemia efectuado no local onde foi interceptado uma taxa superior a três gramas por litro de sangue.
"No segundo teste, efectuado já nas instalações da polícia, o condutor tinha uma taxa de 2,76", acrescentou. Segundo a mesma fonte, o condutor foi interceptado na Rua do Freixo, cerca das 08:00, quando conduzia e bebia champanhe ao mesmo tempo.
Segundo fonte da DT da PSP, o condutor acusou no teste de alcoolemia efectuado no local onde foi interceptado uma taxa superior a três gramas por litro de sangue.
"No segundo teste, efectuado já nas instalações da polícia, o condutor tinha uma taxa de 2,76", acrescentou. Segundo a mesma fonte, o condutor foi interceptado na Rua do Freixo, cerca das 08:00, quando conduzia e bebia champanhe ao mesmo tempo.
24 dezembro, 2007
Kobe atinge os 20 mil pontos
O jogador dos LA Lakers, Kobe Bryant, entrou para a História da NBA ao converter-se no jogador mais jovem da prova em superar a barreira dos 20 mil pontos, conseguindo-o com apenas 29 anos e 122 dias, ou seja, 12 dias antes que Wilt Chamberlain, o anterior detentor do record. A proeza foi obtida hoje no mítico Madison Square Garden no confronto com os New York Nicks.
Nem mais um record
Segundo um estudo realizado pelo Instituto Biomédico e Epidemiológico de França (Irmes) publicado no Sunday Times, que analisou 3260 records mundiais obtidos desde as primeiras olímpiadas da era moderna, em 1896, o Atletismo alcançou os seus limites fisiológicos e, depois do ano 2060, não haverá mais records mundiais na modalidade. Natação e Halterofilismo, serão as outras modalidades que terão uma sequia de melhores marcas mundiais a partir dessa data.
21 dezembro, 2007
Presentes envenenados
A EMEL, uma das empresas municipais mais aflitas em termos financeiros, quis «cumprir com a tradição» e distribuiu o habitual cabaz de Natal por várias dezenas de pessoas. Em período de vacas magras, onde nem dinheiro há para ligar as iluminações de Natal na Avenida da Liberdade, a gracinha da EMEL saiu cara porque os vereadores do «contra», os tais que não se deixam vender por um prato de lentilhas, Helena Roseta e Manuel João Ramos, devolveram os referidos "regalitos" à procedência. Um gesto político que se saúda. Sinal menos para o presidente de Câmara. Ou será que este cabaz já é pago pelo empréstimo milionário contraído pela autarquia?
Quem tem medo do "bicho-papão"?
A petição anónima que corre na Internet contra as proibições impostas pela ASAE já ultrapassou as 14 mil assinaturas. O "bicho-papão" de que todos parecem fugir a sete pés continua a atemorizar as consciências mais pecaminosas. Mais uma prova de que é um esforço hercúleo querer combater, mesmo à custa de algum show off, práticas ancestrais e ultrapassadas na confecção e conservação de alimentos e produtos sucedâneos. Desde Janeiro de 2006, a ASAE fiscalizou mais de 62 mil estabelecimentos, instaurou 17,7 mil contra-ordenações e apreendeu material no valor de 65,5 milhões de euros.
Uma anedota muito gira
Como diria o Serafim Saudade, vou contar-vos uma anedota daquelas muito giras, particularmente apropriada para o período natalício. Querem? ok? Aqui vai:
Este ano não há presépio:
- a vaca está louca, não se segura nas patas;
- os Reis Magos não podem vir porque os camelos estão no governo;
- o burro está na escola a dar aulas de substituição;
- Nossa Senhora e S. José foram meter os papéis para o rendimento mínimo;
- a ASAE fechou o estábulo por falta de condições;
- o tribunal de menores ordenou a entrega do Menino Jesus ao pai biológico.
Este ano não há presépio:
- a vaca está louca, não se segura nas patas;
- os Reis Magos não podem vir porque os camelos estão no governo;
- o burro está na escola a dar aulas de substituição;
- Nossa Senhora e S. José foram meter os papéis para o rendimento mínimo;
- a ASAE fechou o estábulo por falta de condições;
- o tribunal de menores ordenou a entrega do Menino Jesus ao pai biológico.
20 dezembro, 2007
Anatomia do crime
O "far west" em que se estão a transformar as suas maiores cidades do país, teve mais um episódio. O futebolista do Benfica, Nuno Assis, foi quarta-feira vítima de "carjaking" (roubo de carro sob ameaça), em Telheiras. Assis foi interceptado num parque de estacionamento por três homens encapuzados que se puseram em fuga depois de terem roubado o Range Rover do jogador. Já não se respeita os atletas do "glorioso"!
Emigrante com "galo"
Tudo aconteceu ao grupo de 23 marroquinos cuja barcaça, mais parecida com uma casca de noz, deu à costa portuguesa. Foram enganados e ficaram a arder em centenas de euros o montante que pagaram para esta viagem, apanharam fome e frio, chegaram à ilha da Culatra, por engano, e quais criminosos, foram algemados mal puseram o pé em solo português. Como uma desgraça nunca vem só, alguns foram parar ao hospital, todos conheceram o tribunal de Faro e seguiram em comitiva de autocarro para o...Porto, porque o Algarve não tem centros de acolhimento com capacidade para os receber. É o que se chama emigrantes com "galo"!
Bastonário, amigo, os presos estão contigo!
O recém-eleito bastonário da Ordem dos Advogados recebeu uma mensagem no mínimo original assinada por 220 reclusos do estabelecimento prisional da Carregueira, em Sintra.
«Conhecedores do alto sentido de Justiça e Humanismo» de Marinho Pinto, os reclusos da Carregueira «aguardam, esperançados, que o mandato» do novo bastonário dos advogados «seja o reflexo das ideias que, ao longo dos anos, corajosamente, tem expressado no sentido de ser conseguida uma melhor, mais célere e mais eficaz Justiça para todos», realça o texto do abaixo-assinado. Os 220 reclusos esperam que «finalmente haja na agenda do bastonário da Ordem dos Advogados um espaço para a análise da real situação dos cidadãos presos». É o que se chama "passar a mão pelo pelo" ao novel bastonário.
Apanhados in fraganti
O canal 10 da TV israelita emite um programa que literalmente se ocupa da «caça» aos pedófilos que ousam morder o isco. Atraídos por uma menina de 13 anos que conheceram na internet, os pedófilos dirigem-se a uma morada que lhes é dada pela menor, mal sabendo o que lhes espera. Um aparato de câmaras ocultas e...a polícia. Militares, engenheiros e informáticos foram alguns dos 11 caçados pela televisão israelita. Como se pode imaginar o programa está a agitar as consciências dos hebraicos. Nós por cá, com a quantidade de pedófilos que por aí andam, transmitir um programa desta natureza pouparia trabalho às autoridades e geraria audiências pela certa.
VIDEO
19 dezembro, 2007
Terroristas sofisticados
Associar os grupos terroristas e os seus líderes com os homens das cavernas é, no mínimo, uma utopia. A sofisticação das técnicas e da própria propaganda destes grupos atinge níveis inusitados. A Al Qaeda, enviou um convite aos meios de comunicação mundiais para uma entrevista com o número 2 do grupo, Ayman Al Zawahiri, através da internet. Os interessados devem mandar as questões até 16 de Janeiro, para um dos sites seguintes Al Ekhlas, Al Hasba, Al Baraq y Al Firdos. Não foi esclarecido se as perguntas são submetidas a um filtro prévio, nem sequer se Osama Bin Laden estará disponível para responder a um inquérito idêntico num futuro próximo.
Mais um motivo para visitar Praga
A modelo checa Petra Nemcova será o rosto de Praga numa campanha publicitária no Fashion TV visando atrair mais turistas a uma das cidades mais procuradas da Europa. Nemcova tornou-se famosa pelos piores motivos, por ter estado nas costas tailandesas durante o tsunami de 2004, onde faleceu o seu namorado, o fotógrafo Simon Atlee. Uns meses depois teve um romance com James Blunt. Seria ela a "beautiful"?
The russian friend
Os tempos da guerra fria já lá vão. A perestroika de Gorbatchov, também. Russos e americanos, pese embora algumas diferenças de pontos de vista, estão agora amigos como nunca. O eixo do mal deslocalizou-se para o Irão, a Venezuela e a Coreia do Norte. A revista "Time", uma das mais prestigiadas do mundo, elegeu para personalidade do ano 2007, o presidente russo, Vladimir Putin, ressalvando a sua «extraordinária capacidade de liderança». «Nasceu um Czar», titula o artigo assinado por Adi Ignatius disponível no site da "Time".
Festinha pouco natalícia
Foi agitada a orgia, perdão a festa natalícia, do plantel do Manchester United, num hotel da cidade. O evento, organizado pelo defesa Ferdinand e devidamente autorizado pela equipa técnica dos "red devils", teve música, bebida e dezenas de mulheres. Aliás, condição imprescindível era que ninguém levasse esposas, namoradas, amantes ou sucedâneos para a unidade hoteleira. Quando a madrugada ia alta, um telefonema para a polícia local denunciou uma alegada violação a uma jovem de 26 anos. As suspeitas recaíram em Johny Evans, de 19 anos, que ouvido pelas autoridades foi libertado sob fiança. Temeu-se pela reputação de Ronaldo, mas afinal o português estava na Suiça a receber o FIFA World Player. Há dias de sorte, Cristiano!
18 dezembro, 2007
«Hay que trabajar e salir a ganar»
Se os resultados são de levar as mãos à cabeça, a "colagem" do Benfica ao FC Porto, em abrir à SIC o centro de estágio do Seixal, dias depois de o portistas terem mostrado os balneários do Estádio do Dragão, é reveladora do desnorte que mora na Luz. Vieira ou fala demais ou desaparece quando a equipa perde. Como diz Camacho, «hay que trabajar e salir a ganar», o pior é essa atitude pode não chegar.
Se o Lino disse é para desconfiar
Perante as dúvidas suscitadas pelos bombeiros, o ministro Mário Lino garantiu que a estação de Metro do Terreiro do Paço, que será amanhã inagurada, é um dos sítios mais seguros de Lisboa em termos de engenharia. Como foi precisamente este senhor que jurou a pé juntos que na margem sul «jamais» haveria um aeroporto, tendo meses depois negado aquilo que toda a gente ouviu, o melhor é nos primeiros tempos, continuar a sair na Baixa-Chiado.
Estudante de dia, "webcam girl" à noite
Esta história vem contada no site do Corriere Della Sera. Uma estudante italiana de 25 anos, com o nome fictício de «Elenoire», estuda de dia na Faculdade de Arquitectura do Politécnico de Milão. Duas a três vezes por semana, faz um biscate de três a quatro horas na internet ligando a sua webcam onde se expõe para alguns «voyeurs» que lhe pagam dinheiro por alguns minutos de excitação. Segundo o jornal, este hobby rende a «Elenoire» cerca de mil euros por mês.
Tudo bons rapazes
Discotecas, ginásios, claques de clube, segurança, droga, carros de alta cilindrada. Este mix explosivo desatou uma desenfreada guerra territorial pelo poder na cidade invicta, digna de um filme de Quentin Tarantino. Bruno «Pidá» e a restante camarilha até podiam dar bons figurantes de um filme sobre a violência na noite no Porto, com dúzias de tiros de metralhadora e ajustes de contas à boa maneira Siciliana. O argumento já existe, falta um realizador e um produtor para pegarem na história. Já ligaram ao João Botelho e ao Nicolau Breyner?
Há gente com sorte
É sempre assim. A desgraça de uns, é a sorte de outros. Ao mesmo tempo que a entrada em vigor da Lei do Tabaco, a 1 de Janeiro, está a dar muitas dores de cabeça aos empresários da restauração e similares, os empresários que comercializam sistemas de extracção de fumo e ventilação, dispositivos obrigatórios para permitir que se fume no interior de espaços fechados, dão pulos de satisfação. Dizem estes negociantes, que o volume de vendas disparou 110 por cento.
A frase do dia
«Os Gato Fedorento tornaram-se a única oposição visível da nebulosa socrática que nos governa», Fernando Sobral, Correio da Manhã, 18 de Dezembro 2007
17 dezembro, 2007
De cavalo para burro
A tentação do poder é grande não apenas na América Latina, mas também lá longe, proximo dos Urais. Vladimir Putin, o actual Presidente russo e que termina o seu segundo e último mandato na Primavera, anunciou hoje que vai ser o próximo primeiro-ministro se Dmitri Medvedev, o seu "delfim", for eleito chefe de Estado nas eleições a realizar a 12 de Março. Numa primeira leitura, ir de Presidente para primeiro-ministro é ir «de cavalo para burro». Mas na Rússia, pese embora o sistema político conferir mais poderes ao PR, talvez seja o oposto.
Há moira na costa!
O presidente francês, Nicolas Sarkozy e a cantora Carla Bruni, foram fotografados em momentos de grande descontracção no passado sábado na Eurodisney, de Paris. As revistas da especialidade francesas estão loucas com este petisco dado de bandeja e não de forma inocente pelo presidente gaulês. Bruni, ex-modelo e que enveredou posteriormente por uma carreira a solo enquanto cantora, tem no seu curriculum, não musical, mas sentimental, artistas (com ou sem aspas, depende do tom que quiserem dar à coisa) da dimensão de Mick Jagger, Eric Clapton e Donald Trump. É caso para dizer, esta menina vai longe.
Subscrever:
Mensagens (Atom)