31 julho, 2011

Banco Português de Negociatas (BPN)

Portugal é uma verdadeira porta-giratória para «patos bravos». Os angolanos estão a entrar em toda a força como cão por vinha vindimada. O BPN custou 2,4 mil milhões de euros ao Estado. O BIC do camarada Mira Amaral pagará a pechincha de 40 milhões de euros pelo banco. Palavra do ministério das Finanças. O «Zé Povo» paga a diferença e não bufa. O costume.

A frase do dia

«Não falo de pessoas que não conheço», Alberto João Jardim, na festa do Chão da Lagoa, JN Online, 31 Julho 2011, questionado pelos jornalistas sobre como reagia às declarações da véspera de Paulo Portas sobre o endividamento da Região Autónoma da Madeira.

O rugido do leão

Desastrosa apresentação do Sporting em Alvalade, com a derrota copiosa por 3-0 diante do Valência.De realçar, a entrada de um leão de carne e osso, dentro uma jaula e puxado por um tractor, que «desfilou» no relvado antes do início da partida. O presidente leonino está a tentar puxar pelo sonho dos adeptos e o animal pedido emprestado ao circo Cardinalli é o exemplo acabado. Só falta mesmo é baptizar o bicho. Este ao contrário da águia da Luz, só ruge, não voa.

29 julho, 2011

Passos de mansinho

Passos Coelho tem, indiscutivelmente, um estilo distinto de Sócrates, mas quero recordar os mais distraídos que em 2005, o primeiro-ministro socialista estava longe de ser considerado um ser arrogante e desprezível. O tempo passou e o homem, tal como o mundo, mudou. Uma nota positiva para Passos Coelho no debate quinzenal de hoje: finalmente alguém tem coragem, mesmo de mansinho, dizer que vai despedir funcionários públicos. Pode ser um passo de gigante para reformar o país, mas também um passo decisivo para cair o Carmo e a Trindade.

Música pimba virou ópera

Se pensarmos como era com Sócrates, ouvir o primeiro debate quinzenal da era dos ex-«jotinhas» Pedro e Tozé, que entretatanto, viraram adultos foi uma espécie de transformação da noite para o dia, da riqueza para a penúria ou de um concerto do Toy para uma ópera no São Carlos.

Um macaco no jardim de Alberto

«Há algum macaco na Quinta Vigia?» «Há sim. Está aqui um», respondeu, com o indicador apontado para si, Alberto João Jardim. O chefe do Executivo madeirense recebeu esta tarde, em ambiente de descontracção, um grupo de 250 crianças que participam nas actividades de férias da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal», notícia retirada do site do DN Madeira, 28 Julho 2011

28 julho, 2011

O Benfica-Porto chegou à Comunicação Social

Continua a guerra surda entre a Ongoing e a Impresa. A contenda entre Balsemão e Vasconcelos está a ficar parecida com a guerra tribal entre Benfica e FC Porto, ou seja, entre Vieira e Pinto da Costa. O ex-chefe das secretas dá hoje uma entrevista em que crítica o «Expresso», acusando o jornal de Balsemão de tentativa de linchamento da sua pessoa. Jorge Silva Carvalho, qual voz do dono, manda a facadinha de misericórdia ao tio Balsemão: «Perigoso é quem anda na politica, na economia e no jornalismo há mais de 20 anos». Aguardam-se cenas dos próximos capítulos.

Clooney, quem mais?

Não é uma capa verdadeira da revista «Time», mas bem que podia ser. Trata-se do poster que serve de promoção ao novo filme dirigido por George Clooney que se chama «The Ides Of March». Coming soon...

27 julho, 2011

Cúmplices em tudo, menos na cama

Se não soubessemos o que a «casa» do mestre Goucha gasta, até daríamos por boa a chamada à primeira página do «Jornal de Notícias» em que o ex-cozinheiro diz que Cristina Ferreira «é a mulher da vida dele». Já chega de «fabricações» de histórias improváveis para televisões, jornais e revistas venderem...

Se conduzir, cuidado com o «muletas»

Mesmo com uns «JB's» na carola, o Vasco Pulido Valente é que topa a realidade: o mundo está mesmo mais perigoso. Ele são dementes, transtornados e agora também temos deficientes suicidas. Um camião despistou-se esta madrugada, ao bater das 5 da madrugada, em plena Auto-Estrada 1, perto da Mealhada, depois de ter tentado desviar-se de um homem que circulava (!!!!!!) no meio da via, com a perna engessada, provavelmente acometido por uma insónia mais persistente. Juro que vi esta notícia. Não estou a delirar e não vem no «Jornal do Incrível». Ah, o homem morreu. Deve ter-se partido em mil pedaços. Desconhece-se o paradeiro das muletas.

Lama, chafurdar a masturbações

Mais um momento de alto nível na televisão portuguesa, o que talvez explique o porquê do cabo estar a superar os canais abertos. No frente a frente da SIC-Notícias, Alfredo Barroso e Teresa Caeiro envolveram-se num lamentável jogo dialéctico, em que se falou de «lamaçal» e de «chafurdar». O vídeo dura uns minutos mais vale a pena ouvir do princípio ao fim. Nem Mário Crespo, perito em masturbações e adornos fúteis, salvou a honra.

Loucos e transtornados

Já se suspeitava. O camarada Breivik é outro demente com transtornos mentais e andou a dar na «branca» antes de perpretar os atentados na Noruega. Quem o diz é o próprio advogado. Tão louco que nem sequer teve coragem para se matar, enquanto estava cercado pela polícia na paradisíaca ilha de Utoya. Curioso é ouvir que este cavalheiro pode levar, no máximo, 30 anos de cadeia à luz da justiça daquele país nórdico. Há momentos em que se deve dar guarida à alegada severidade penal que existe em diversos estados americanos.

26 julho, 2011

Quem vê TV

Com os «states» à beira do default, a Casa Branca divulgou umas imagens do fotógrafo «tuga» que mora na Casa Branca, Pete Souza, que retrata a feliz e normal família Obama em ameno convívio familiar. Parece que estão todos concentrados a ver televisão. Pela atenção demonstrada, ou estão a ver os «gordos» da SIC ou então sintonizaram por acidente a RTP-Internacional e apanharam o nosso drunfado ministro das finanças a explicar as implicações da sobretaxa.

O barbeiro, a sedutora e um monte

O «Jornal de Notícias» continua desenfreadamente em busca dos títulos mais cretinos que imaginar se possa. Este que hoje vem na sua primeira página dava um filme de Quentin Tarantino. Pelo argumento que se vislumbra, é pouco provável que John Travolta esteja de acordo para participar como actor.

25 julho, 2011

E alegadamente

No alegado caso Strauss-Khan, a alegada vítima quebrou dois meses de silêncio para revelar as patifarias que o ex-presidente do Banco Mundial lhe fez só porque a guineense bateu à porta de um quarto do Sofitel para fazer a limpeza matinal. Diz ela que DSK lhe fez «trinta por uma linha», mas que agora já ninguém acredita na sua versão, chegando mesmo a chamá-la de «prostituta». Nova York é realmente uma cidade de encantos mil. Ao pé desta o «love affair» que terminou mal entre o «modelito» Renato e o falecido Castro é capaz de fazer adormecer um coro inteiro.

O lado perverso das redes sociais

Era demasiado ridículo para ser verdade: a SIC-Notícias adiantar que Amy Winehouse estava a tentar fazer um bolo e que a encontraram morta com farinha no nariz. Parece que é um vírus e uma montagem que anda a circular pelo Facebook e por outras redes sociais. O lado perverso do bar do Zuckerberg em todo o seu esplendor.

Vodka, cigarros e vertigem mediática

A comunicação social adora mitos e venera-os, especialmente quando descem à terra ou ficam feitos em pó. Nos últimos dias não cessou de repetir que Amy Winehouse junta-se ao selecto «clube dos 27», onde pontificavam figuras como Morrison, Joplin e Hendrix. Catapultados pelo fenómeno, os menos fãs (sim, porque os mais fãs devem ter, certamente, os dois discos editados da artista) precipitaram-se para as lojas para comprar o seu (agora) legado, assim que se soube da notícia da sua morte. Em frente à sua casa de Camden Square, norte de Londres, as flores estão misturadas com maços de tabaco, garrafas de vodka e copos vazios. Amy era uma excêntrica, que se viciou na vertigem da auto-destruição. A sua autópsia foi inconclusiva. Óptimo, mais semanas de vertigem mediática. Os casamentos já não são o que eram e a civilização do espectáculo vibra com uma morte suspeita de um famoso. Lembram-se de Michael Jackson?

O monstro tem um rosto

Anders Breivik declarou perante um juiz que queria salvar a Noruega e o Norte da Europa de um ataque marxista e muçulmano. Isso explica a matança do exterminador implacável de Oslo e Utoya. Se tivesse asas e outros poderes, o jovem Breivik escreveu no denso manifesto de 1500 páginas que teria vindo a Portugal para matar 10 mil dos nossos compatriotas. Deve ser um tipo cheio de coração, finalmente um terrorista que se lembra de nós...

24 julho, 2011

«Crocodile» Evans

Um australiano conquistou pela primeira vez o Tour de France, pondo fim a 5 anos de triunfos espanhóis. O novo herói australiano chama-se Cadel Evans, tem 34 anos, e tornou-se o vencedor mais velho a ganhar a Volta a França nos últimos 88 anos. O evento parou, como seria de imaginar o país localizado «down under», mas o fuso horário de 8 horas a mais trocou as voltas ao sono dos australianos que foram obrigados a ver o fim das etapas ao início da madrugada. A primeira-ministra australiana é que não vai em bicicletas. Recusou dar o dia de amanhã como feriado nacional e lamentou o impacto das transmissões televisivas na economia, por roubar horas de sono à classe operária. Nao conheço a senhora, mas não sei porquê, faz-me lembrar o Rui Rio...


Formoso, mas não seguro

Vai formoso e não seguro. O eterno «Jota» Tozé ganhou a liderança do PS a Assis, mas vai estar provavelmente em lume brando durante dois anos até que o autarca Costa abandone o seu escritório no Intendente e se aventure em mais desafiantes tarefas, remetendo-a para as calendas. Como se diz na gíria, é um líder para queimar.

As duas Noruegas numa só

Diz-se que a Noruega é o país com melhor qualidade de vida do mundo, mas a avaliar pelo que se passou ontem deverá ter também as forças de segurança mais lentas do Planeta. Como é que um louco consegue matar 90 pessoas em 45 minutos sem ser travado ao tiro pelas autoridades?

23 julho, 2011

A frase do dia

«Sou um caso de estudo para as universidades», Paulo Futre, ex-jogador de futebol, durante a gravação de mais um episódio de «Fora da Box», comentando a sua popularidade, Agência Lusa, 22 Julho 2011

Gancho certeiro



Alberto Contador não renovará a vitória no Tour deste ano, mas quando abandonar o ciclismo terá sucesso como boxeur. Ontem, na subida do Alped D'Huez desferiu um poderoso golpe de esquerda a um adepto, vestido de médico, que não o largava nas rampas da dura e mítica montanha, parecendo provocar o ciclista espanhol pelas suspeitas de doping que sobre ele penderam até pouco antes de se iniciar a volta a França.

O malfadado 13.º mês

Se ainda não sabe qual é o montante que vão retirar do seu bolso no subsídio de Natal, pode ir ao site da Proteste e fazer a simulação. Para já nem custa muito, o pior vai ser mesmo no final de Novembro. O Pai Natal também vai ficar de tanga.
Site: http://www.deco.proteste.pt/fiscalidade/imposto-extraordinario-quanto-vou-pagar-s649861.htm

Amy Winehouse (1983 - 2011)

Demasiado nova para morrer. Um desfecho anunciado. Amy Winehouse foi encontrada esta tarde morta na sua casa no bairro de Camden, norte de Londres. Outra vez a maldição dos 27 anos. Joplin, Morrison e Cobain deixaram o mundo dos vivos com essa idade. O mito perdura. Mais irónico ainda é que provavelmente a sua música mais genial, «Back to Black», fale do seu amor doentio e nem sempre correspondido com o seu marido Blake, terminando o videoclip com o enterro do coração da cantora.
VIDEO: http://www.youtube.com/watch?v=TJAfLE39ZZ8&ob=av2n

Amália

Se fosse viva, Amália Rodrigues faria hoje 91 anos. O motor de busca da Google decidiu recordá-la e colocá-la na página de entrada.

O diabo

O diabo de Utoya é este jovem norueguês. Fundamentalista cristão e defensor de ideais de extrema direita. O saldo de vítimas aproxima-se da centena. Desde Madrid, em 2004, que a Europa não sofria um ataque terrorista desta magnitude.

O terror em lugar improvável

No país e na cidade improvável voltou a estalar na sua face mais negra o espectro do terrorismo mundial. Os frios noruegos gelaram perante dois atentados, um no centro de Oslo, e outro numa ilha a poucos quilómetros da capital nórdica. Surge logo o nome da Al-Qaeda na cabeça de todos, mas os primeiros dados apontam para que o atirador da ilha de Utoya seja escandinavo. Afinal, o terrorismo é um vírus sem fronteiras e o mais dramático é saber que os terroristas são nossos compatriotas, por vezes vizinhos no mesmo bairro.

22 julho, 2011

Título badalhoco

O «Jornal de Notícias» do magnata Oliveirinha continua sem óculos e a falar de pessoas, pesssoas e mais pessoas. A vertigem para superar o «Correio da Manhã» é de tal ordem que tem valido mesmo tudo. O título com chamada a primeira é uma perfeita alarvidade. Anda tudo com febre.

21 julho, 2011

Basta!


Confesso que roubei no Facebook alheio este boneco da Mafalda zangada para personificar a raiva contida que anda pela cabeça da malta carenciada. Ontem foram os spreads, hoje os transportes para o «people» que não tem carro e amanhã, no calor de Agosto, virão outras «facadas» em nome do sacrossanto acordo com o triunvirato. Enough is enough, got it?

A pé ou de «pasteleira»

No dia em que se soube que a frequência de pessoas nos transportes públicos disparou, o Diário Económico noticia que os bilhetes e os passes sociais vão aumentar a 1 de Agosto, cumprindo-se uma das medidas da troika. Também está previsto que as empresas transportadoras reduzam ao máximo o seu serviço no sentido de diminuir a despesa. O melhor é a malta ou passar a andar a pé, prescindindo da mensalidade do ginásio, ou trazer a «pasteleira» para o trabalho, desafiando as colinas da capital.

20 julho, 2011

O regresso de Sónia

Contra alguns prognósticos, Sónia Brazão viveu para contar, aos jornalistas e à Judiciária, a sua odisseia no início de Junho. Com óculos escuros, chapéu de aba larga e luvas, Sónia refugiou-se em casa de familiares para a recuperação que se que se prevê longa. Esquecida e sem trabalho por altura do acidente, a actriz vai agora ter a comunicação social em seu redor. As vidas que a volta dá: terá sido preciso uma tragédia para regressar a boa estrela artística de Sónia? Oxalá que sim para ela, mas se isso acontecer, tenham muito medo do mundo em que vivem.

19 julho, 2011

«King» Crato

Depois de ter estado numa cerimónia em Oeiras com o Presidente da República, Nuno Crato voltou célere ao seu novo poiso, o Ministério da 5 de Outubro, mas desta feita não cumpriu o que disse recentemente a uma publicação, tendo trocado uma sande engolida na solidão do gabinete por um opíparo buffet de sushi no vizinho «King Sushi», um restaurante de sabores nipónicos que faz sucesso. O ministro da Educação, que esteve acompanhado no repasto por dois elementos femininos, foi o último a começar a refeição. Depois de contemplar o manjar que o esperava, sentou-se e tirou umas prolongadas notas. Só depois acompanhou as comensais da mesa no saborear da gastronomia do país do sol nascente. Fiquei intrigado se Crato estaria a pensar adoptar a leveza da cozinha japonesa nos menus das nossas cantinas escolares, onde a batata frita e o panado são reis e senhores. Seria de ficar com os olhos em bico!

Humilhação dupla

Em terras de Sua Majestade, as comissões de inquérito são céleres, escutam os visados num curto espaço de tempo e, mais importante, obtêm conclusões. Murdoch e a sua pandilha viveram o «dia mais humilhante» das suas vidas, segundo revelou o próprio magnata. Tão humilhante que ainda levou com um bolo na cara. O dono da News Corporation ficou duplamente sujo. A ruiva Rebeca, antiga manda-chuva do News of The World, pediu desculpas por ter recorrido a escutas para obter «cachas», mas sempre revelou que a maioria dos maiores jornais londrinos utilizam o mesmo método de investigação(?) jornalística. Assim vai o mundo...

18 julho, 2011

Les beaux esprits se rencontrent

Com uma pose de Estado verdadeiramente de rebimba o malho, Portas e Barroso voltaram a estar juntos em Bruxelas. O «fugitivo» e o «diplomata» estão nas suas respectivas cadeiras de sonho da política. Também ajudaram, especialmente Barroso, a afundar a nau lusitana. Mas parece que já ninguém se lembra. Les beaux esprits se rencontrent...

17 julho, 2011

Petróleo na Luz?

Pelos camiões de contratações que chegam todos os dias à Luz, tudo o que não seja ganhar o título de campeão nacional com 10 pontos de avanço sobre o FC Porto é tragédia. Os últimos dois reforços são Eduardo, emprestado do Génova, e Capdevilla, um veterano que chega do Villareal. A fasquia está muito alta para os lados da Luz. Jesus e Vieira sabem que têm a sua cabeça a prémio a partir de 14 de Agosto.

A frase do dia

«O pó vai continuar no "Superbock" nos próximos 10 anos. Isto não é o Salão Preto e Prata do Casino Estoril. Isto é um festival de música junto à praia e ao campo», Luis Montez, responsável pelo Festival Superbock que decorreu este fim-de-semana no Meco, reagindo às críticas sobre o pó na Herdade do Cabeço da Flauta, TSF, 17 Julho 2011

16 julho, 2011

Relações perigosas

Continua ao rubro a guerra de bastidores entre a Impresa e a Ongoing. O mesmo é dizer entre os desavindos, outrora íntimos, Balsemão e Vasconcelos. O «Expresso» noticia que o Governo de Passos Coelho mandou os serviços secretos passar a pente fino a vida pessoal e profissional do convidado para secretário de Estado da Administração Interna, Bernardo Bairrão, na sequência de uma mensagem enviada por e essa sumidade chamada Manuela Moura Guedes ao próprio primeiro-ministro, alertando para negociatas do então administrador da Media Capital em Angola e no Brasil. Ao abrir este precedente, acho que deve passar a ser norma mandar investigar todos os governantes que tomam posse, com anúncio e divulgação pública de alguma eventual incompatibilidade detectada. Já agora Passos Coelho devia antes preocupar-se mais com a entourage que o rodeia, nomeadamente com o seu braço direito, que, é público e notório, mantém uns estreitos e nebulosos relacionamentos com Angola e Brasil.

O título do dia

«Velhinho escorraça ladrão de casa em luta corpo a corpo», título da primeira página do Jornal de Notícias, 15 Julho 2011

A frase do dia

«Ao contrário do que muita gente pensa, não somos a Grécia ou Portugal», Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, justificando que os problemas económicos norte-americanos não são graves ao ponto de necessitar "nada radical", fazendo uma referência venenosa a dois países europeus, in Correio da Manhã, 15 Julho 2011

Poupar tostões e gastar milhões

A jovem Cristas quis dar um ar da sua graça e baniu as gravatas no seu ministério para poupar energia, nomeadamente o ar condicionado. Num ministério inexistente, nada melhor do que uma medida de tostões ao mesmo tempo que se desperdiçam milhões. Há coisas que nunca mudam.

Lady dahhh

Semana horribilis para Lady Gaga. Primeiro, foi assobiada em Sydney e brindada com ovos da assistência por ter cantada o tema «You and I» de cadeira de rodas. Depois, a sua conta no YouTube foi cancelada por um problema num canal japonês. È o que dá ter «born this way»...

14 julho, 2011

O «ministro Xanax»

O Mr. Bean Gaspar é claramente o «ministro Xanax». Fala num ritmo tão soporífero que até nos dá sono. O pior é que as novas que o ministro comunica são de autêntico pesadelo.

13 julho, 2011

Democratas pé de chinelo

Os jornalistas não se podem julgar os «senhores do mundo», mas também não é admissível que sejam pisados por uns pseudo-democratas. Ontem, no Casino da Figueira da Foz, Pinto da Costa, numa casa que não era a dele, proibiu a entrada de diversos órgãos de comunicação social com quem não vai à bola. Hoje, António José Seguro exigiu que o debate com Assis fosse vedado à comunicação social. São estes os grandes democratas que nos querem governar. Digo bem, governar. Seguro no PS e, porventura, no país e Pinto da Costa no imaginário partido do norte que sonhar criar.

O pilha-gravadores vai a tribunal

As prisões portuguesas estão demasiado lotadas para lá meter dentro um indíviduo que subtrai dois gravadores a jornalistas, mas lá que o deputado socialista Ricardo Rodrigues merecia sair do julgamento com uma valente humilhação por parte do colectivo de juízes, lá isso merecia. E, já agora, também merecia ser impedido de desempenhar cargos de relevância pública, como, por exemplo, ser deputado da nação. Recorde-se que o parlamentar açoriano da melena branca vai ser julgado pelo crime de atentado à liberdade de imprensa pelo furto de dois gravadores a jornalistas da revista «Sábado».

Chupar o sangue

Há 15 dias deram-nos uma picadinha quase indolor, para amanhã começar a explicação como nos vão chupar o sangue todo. O Mr.Bean Gaspar vai, esperemos que em mais de 180 segundos, esmiuçar o imposto extraordinariamente cretino e colossal que nos vai ir ao bolso no final de Novembro. O argumento é o de sempre. Afinal isto estava pior do que se pensava. Em Agosto segue o baile.

12 julho, 2011

Trio solidário

Como agora diz a tribo facebookiana, não resisti, «roubei» e agora vou «partilhar» esta montagem que vi algures no quintal do Zuckerberg. Estão os três bem uns para os outros. Nobre na beneficência em Xabregas, Cavaco no lar de terceira idade em Belém e Passos Coelho na sopa dos pobres em São Bento.

Bombeiro de folga

Enquanto a casa (leia-se país) continua em chamas, o bombeiro Costa, sempre de folga quando há emergências, prossegue o seu caminho para ocupar a residência que em breve ficará devoluta. Hoje foi a vez de se montar numa «pasteleira» durante a apresentação da Volta a Portugal em Bicicleta que decorre no próximo mês de Agosto, tendo o final agendado para Lisboa. Diz o Costa que até alterou as suas férias para poder assistir à chegada da prova velocipédica na capital. Que dedicado este nosso autarca. Mais valia limpar o lixo que anda pela sua cidade e os passeios desnivelados e esburacados, um verdadeiro regalo para fracturar uma perna.

David e Golias

Foto feliz esta a distribuída pela Agência Lusa. O Mr. Bean Vítor Gaspar no rés-do-chão, a olhar para o arranha-céus do seu congénere britânico, Osborne. Os homens não se medem aos palmos, mas não é especialmente animador saber que se está a tentar pôr ordem numa casa em que as contas e a credibilidade são «lixo».