31 outubro, 2010

Isto anda tudo ligado

O «Lulismo» vai continuar sem Lula, agora com Dilma Roussef. Era mais ou menos o mesmo que o Silva Pereira chegasse a primeiro-ministro com o apoio declarado do seu clone, Sócrates. Como diziam os outros, isto anda tudo ligado...

Popularidade «post mortem»

A política é cada vez mais feita de pequenos detalhes, em detrimento de medidas concretas. E também há tragédias que até acabam por ter algum impacto na popularidade de um candidato ou político em funções. As primeiras sondagens após a morte do marido, indicam que a presidente argentina Cristina Fernandes Kirchner seria eleita, confortavelmente, para um segundo mandato, até 2016. Acontece que em Junho passado, há 4 meses, Cristina tinha uma apreciação negativa de 70 a 80 por cento dos seus compatriotas. Quando a emoção derrota a racionalidade...

A frase do dia

«Sem resultados, sei que vou dar uma volta ao bilhar grande», José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting, jornal «A Bola», 31 Outubro 2010

Desculpas de maus dançarinos

Em fim-de-semana de todos os santos, surgem ideias peregrinas para o futebol. O presidente leonino, José Eduardo Bettencourt, pondera ter um relvado sintético em Alvalade na próxima temporada, invocando ser o actual tapete um «obstáculo enorme», enquanto o treinador do Guimarães, Manuel Machado, sugere que as balizas aumentem, meio metro de altura e um metro de largura, justificando que se devem adaptar aos novos tempos. Sempre ouvi dizer que quem não sabe dançar, diz que a sala está torta.

Nobre despejo

O médico Nobre, candidato presidencial e invenção de Mário Soares, tem rendas em atraso da sua sede de campanha na A. António Augusto de Aguiar. O senhorio ameaça o candidato de despejo. A Fundação do Dr. Soares que passe o cheque. Não basta inventar um candidato por um acto de pura vingança contra o poeta Alegre.

30 outubro, 2010

Grau zero

Quando a foto do acordo é mais importante e comentada do que a própria natureza do acordo, é sinal que chegámos ao grau zero da política. Se ainda persistissem dúvidas...

Enxurrada anti-futebol

Não houve qualquer eco na imprensa de umas declarações de Rui Rio no encerramento de uma conferência realizada quinta-feira, no Porto. O autarca mandou a sua habitual facadinha contra o submundo do futebol quando afirmou que o orçamento da câmara que lidera registou um superavit entre 2003 e 2010, se se expurgarem os custos com o Euro 2004. Com o seu estilo mordaz, Rio foi mais longe e declarou mesmo: «O Euro 2004 parece que foi o acontecimento mais importante que Portugal teve desde a descoberta do caminho marítimo para a Índia». Lapidar. Fiel à sua estratégia, Rio continua a diabolizar tudo e todos os que se relacionam com o pontapé na bola, submundo que também tem o seu peso na hora de eleger líderes partidários e primeiro-ministros. Veremos se a continuar assim, Rio não apodrece até expirar o seu mandato na Avenida dos Aliados.

Vai chamar pai a outro!

Em nome da responsabilidade política e do superior interesse nacional, PS e PSD chegaram a um acordo sobre o OE 2011, mas, em termos práticos, o documento fica mais ou menos na mesma. Vamos mesmo pagar 23 por cento de IVA, que era o que mais preocupava os portugueses. Os socialistas, os sociais-democratas e o Presidente da República terão de dividir a custódia desta criança que vai ver a luz do dia na próxima semana. No fundo, vão ficar todos comprometidos com esta coisa. Sócrates pode não ter ganho, mas Passos Coelho não sai, de certeza, bem na fotografia. Cavaco, o sábio que vê à frente dos outros, continua a trabalhar para a mais que garantida reeleição.

29 outubro, 2010

A incúria e o desleixo têm rosto

Rua Portas Santo Antão (Lisboa)
Rossio (Lisboa)

Teatro D. Maria (Rossio, Lisboa)

Outra vez. Cidades, capitais de países, onde chove duas horas e fica tudo parado, não podem ir muito longe. Paga-se o preço da incúria e do desleixo. O autarca Costa vai justificar-se com a excepcionalidade da intempérie. O habitual.

28 outubro, 2010

O salvador da pátria

Pacheco Pereira deu hoje a receita para o que nos espera num futuro próximo: «Nós estamos com o caldeirão todo para que apareça um salvador numa esquina qualquer que virá certamente da televisão, um mecanismo onde se fazem hoje estes salvadores, que tenha uma linguagem contra o sistema político e que possa aparecer como salvando as pessoas de um sistema político usado». Com os ingredientes definidos pelo historiador, o seu camarada Passos Coelho não é, certamente, o senhor que se segue. O que é que Pacheco sabe que desconhecemos?

27 outubro, 2010

Grandes males, grandes remédios

As negociações sobre o Orçamento terminaram, não com fumo branco ou negro, mas num incêndio de proporções inesperadas. Mais uma «fita» política destes meninos que nos governam e dos outros que têm ambições em chegar ao poleiro. No final, a coisa vai passar e lá teremos orçamento, tudo em nome da responsabilidade política que caracteriza a canalha que exerce funções políticas em Portugal. Todos, sem excepção, não mereciam um voto de protesto, mas sim o chamado tratamento à Marquês de Pombal: «Telemóveis e GPS’s pra cá, quilha rachada e metê-los no mar em direcção ao Brasil». Era remédio santo.

Beber para esquecer

Leio em rodapé que ainda estão por vender 1 500 bilhetinhos para o concerto de 10 de Dezembro da excêntrica, Lady Gaga. O mesmo é dizer que já devem ter sido vendidos cerca de 18 mil. O ingresso mais dispendioso custa 85 euros e o mais barato 50 euros. Eloquente. Os portugueses ainda não estão na fase do «Bad Romance». Para curar a ressaca da bebedeira o caminho é mesmo continuar a beber.

26 outubro, 2010

No calor da noite

Aquela «Casa dos Segredos» da TVI alimenta um verdadeiro enredo futebolístico/nocturno. A ex-acompanhante de Luxo, Andreia, tem um segredo e segundo dizem os jornais essa preciosidade chama-se «Jorge», como a própria revela, de apelido Pinto da Costa. O presidente do FC Porto não tem descanso. Desde as brasileiras que leva a orar em Compostela, até à alternadeira Carolina Salgado, o líder azul e branco pode ver agora a sua vida ainda mais devassada por esta menina que certamente vai ganhar a sua independência depois de sair da casa: abrindo a boca ou pela via do silêncio.

O que seria do País sem este homem?

No CCB emergiu o homem providencial. Basicamente Cavaco veio anunciar que se recandidata porque o país precisa e que sem a sua «acção intensa e ponderada», em forma de alerta, a situação ainda podia ser pior. Poupadinho sabemos que foi tudo a vida e agora vai seguir essa filosofia na sua campanha, onde promete não colar um único cartaz. O que sería de nós sem a nossa querida «Rainha de Inglaterra»?

A revelação do dia

«Ministérios acabam com água engarrafada e passam à torneira», título do «Correio da Manhã», 26 Outubro 2010

Fumo (ainda) negro

Ora a porta fecha, ora a porta abre. E estamos nisto há quase quatro dias. Repórter sofre e enche chouriço como se não houvesse amanhã. Neste ultra-secreto conclave parlamentar não se sabe ainda se ouviremos dizer: «habemus orçamento».

Morreu o polvo-bruxo

«Paul», o polvo mais famoso do mundo, famoso por ter acertado nos resultados do mundial, morreu hoje num aquário alemão. Suspeita-se que o molusco, que tinha apenas 3 anos, pode ter sucumbido por exaustão no seguimento do frenético mês de Junho que teve.

25 outubro, 2010

A frase do dia

«Já devíamos ter chamado o FMI há um ano», João César das Neves, economista, Agência Lusa, 25 Outubro, 2010

O incrível Hulk

Salvo hecatombe, e após um ano de intervalo, este voltará a ser o ano do dragão. O novato Villas-Boas montou uma equipa homogénea e eficaz, onde Hulk e Falcão são estrelas reluzentes para serem vendidas no final da temporada a peso de ouro. Dia 7 de Novembro, diante de um até à data decepcionante Benfica, no Dragão, os azuis e brancos pode sentenciar a Liga, muito antes do Natal.

Tony Soprano ou Mourinho no seu melhor

O treinador do Barcelona reconheceu hoje que Mourinho é «provavelmente o melhor treinador do mundo». Nada de surpreendente. Mesmo o seu pior inimigo à face da terra é capaz de reconhecer essa evidência. Arrepiou ouvir o sério aviso do treinador português aos seus jogadores que amanhã defrontam o Murcia para a Taça do Rei, depois do Real o ano passado ter sido eliminado da mesma competição pelo desconhecido Alcorcon: «Se perdem, meto-lhes uma cruz e estão mortos para mim» ou «no sábado vão jogar com a equipa B». Por causa das tosses...
Como a imprensa de hoje descodifica, uma frase inspirada na personagem televisiva Tony Soprano.
PS: A venda de camisolas dos craques do Real Madrid tem vindo a descer desde o início da temporada. Mourinho eclipsou Ronaldos, Higuains e Di Maria e concentra todas as atenções. É melhor o mercandising do Real Madrid inventar um fato Mourinho para vender na sua loja oficial. É dinheiro em caixa.

Literatura de cordel

Polémica da grossa em Espanha depois do escritor Arturo Pérez-Reverte se ter dirigido ao ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, remodelado na passada semana por Zapatero, em termos pouco próprios: «Moratinos é um perfeito merda. Vi-o a chorar. Nem para se despedir teve tomates». Uma verdadeira literatura de cordel.

24 outubro, 2010

Conclave no Parlamento

Ao dia dois das negociações, que prosseguem amanhã, começo a ficar com a sensação que estes encontros entre governo e oposição são para escolher um novo Papa, tal é o número de vezes que oiço os senhores jornalistas debitar que «ainda não há fumo branco».

O socratismo no seu pior

Está disponível no Youtube um vídeo com várias contradições e mudanças de posição do primeiro-ministro e também do ministro das Finanças.O filme, da autoria do blogue «31 da Armada», apresenta várias declarações de José Sócrates, Teixeira dos Santos e ainda do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, ao longo dos últimos anos, e mostra como o que era verdade há uns tempos, deixou de ser agora.Este é já um dos vídeos mais vistos da semana na Internet portuguesa, com quase 24 mil visualizações. Quase 80 pessoas clicaram no botão «gosto».
VIDEO

Da Venezuela com caridade

Hugo Chavez voltou a Portugal para abraçar «mi amigo José Sócrates», tratar de negócios e para, sabendo que «Portugal está em dificuldades, dar-lhe as duas mãos». Era mesmo o que precisávamos agora, a caridade venezuelana.

23 outubro, 2010

Negócios pouco branquinhos

O caso Agostinho Branquinho é o exempo acabado de que PS e PSD são feitos da mesma massa, o que muda são mesmo os artistas, nomeadamente quanto ao seu apetite insaciável por tratar da sua vidinha. Há uns meses não sabia o que era a Ongoing, hoje aceita abandonar o cargo de deputado para o qual foi eleito e viajar para o Brasil para assumir nessa empresa um cargo de topo. Mais um motivo para reformar o Parlamento e reduzir a câmara a uma centena de deputados em exclusividade de funções, a ganhar um ordenado acima de qualquer espécie de tentação.
VIDEO

Com régua e esquadro

O Cavaco avesso aos «media» e à lógica da propaganda eleitoral faz parte do passado. Este Cavaco é um craque em definir a sua estratégia política e o espaço e o timing que pretende ocupar na comunicação social. Está há meses em campanha e permite que o «Expresso» o acompanhe durante 15 dias para uma reportagem publicada 72 horas antes do anúncio oficial da sua candidatura, já tendo feito o mesmo, numa perspectiva mais pessoal e intrusiva da sua privacidade, com o «Correio da Manhã», há meses atrás, em Boliqueime. No fundo, o PR escolhe os jornais que contam alguma coisa em Portugal, um para a elite esclarecida e outro para o povo que já desistiu de tentar esclarecer-se. O plano é de tal forma rigoroso que causa estupefacção a revelação de Marcelo sobre o anúncio oficial da recandidatura no CCB, no próximo dia 26. Ainda se descobre que não foi por acaso.

Real Mourinho

O Real Madrid de Mourinho começa a carburar e com ele Cristiano Ronaldo, que se assume como o melhor marcador do campeonato. Hoje foram 4 do madeirense na vitória diante por Santander por 6-1. O curioso é que é a primeira vez que Ronaldo atinge essa marca de golos num jogo em toda a sua carreira.

Cimeira com sabor a guerra fria

Luís Delgado definiu na perfeição estas conversações no Parlamento entre o Governo e a oposição: uma espécie de cimeira entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética, em plena guerra fria, em que o dossiê em cima da mesa era o armamento nuclear. Desta feita o «armamento» é outro, mas não menos explosivo. Uma delegação vinha de um lado do corredor e a outra, para não se cruzarem, vinha do lado oposto. No final repetiram todos palavras de circunstância, sem nada adiantar, deixando aos jornalistas a ingrata e tonta missão de adivinhar os «facies» dos intervenientes. Amanhã, no local do costume, há mais uma ronda negocial. À hora do chá. É só mesmo para entreter o habitualmente enfadonho fim-de-semana. A viabilização do documento está garantida.

O jornal com a «testosterona aos saltos»

O jornalismo português já conheceu melhores dias. Leitores pouco críticos e exigentes fazem com que a pobreza franciscana continue a campear nos títulos que todos os dias saem para as bancas. Hoje no «Jornal de Notícias», na sua página 71, li um artigo(?) numa suposta página de desporto chamada «Fora-de-Jogo». Podia ler-se que o jogador português do West Ham, Manuel da Costa, fora preso em Londres por agressão sexual a uma bailarina de «stripease». A prosa está escrita num registo reles e altamente desleixado e atinge o zénit nesta passagem que a seguir transcrevemos: «(...) Ás tantas o bom do Manuel não resistiu a tanto charme. Saltou para o palco e agarrou-se à bailarina, apalpando-lhe os seios. A moça não gostou e tratou de afastar aquele saco de testosterona aos saltos. Conta quem viu que o rapaz odiou a rejeição e que disparou um estalo na ninfa(...)». Este é apenas um cheirinho. Lamentável. Literalmente para os anais do jornalismo.

22 outubro, 2010

Na paz do Senhor

Qualquer perigoso terrorista que visse este video depressa desistiria de perpretar qualquer ataque ao Santuário de Fátima, tal é a facilidade com que qualquer amador o pode fazer. Um homem de 38 anos, psicologicamente perturbado, invadiu ontem à tarde com uma viatura o recinto do Santuário, junto à capelinha das aparições, tendo circulado alguns minutos no local, para susto e espanto dos peregrinos presentes. Depois de detido, muitos minutos depois, já à saída da cidade, o homem justificou o seu acto como «uma chamada de atenção a Deus». Da polícia ou de algum vigilante, nem rasto.

21 outubro, 2010

«Fruta» bem conservada

A «estória» vem no inevitável «Correio da Manhã». As meninas, todas brasileiras, que trabalham nas casas de diversão de Reinaldo Teles tiverem de se esconder de uma rusga do SEF, dentro de uma arca congeladora. É caso para dizer que a «fruta» do FC Porto estava a ser conservada para futuros jogos...

Tiro ao boneco

A SIC-Notícias passou a tarde toda, em grande histeria, a noticiar que Sócrates tinha sido apupado à entrada do Técnico. Vendo as imagens em detalhe, constata-se que o Primeiro-Ministro ouviu uns frouxos apupos de meia dúzia de imberbes que devem ter idade para votar há muito pouco tempo. Se o homem tivesse sido atingido por um ovo , e não estamos com isto a dar ideias a potenciais descontentes, aposto que tinham parado tudo e feito um simultâneo com a SIC generalista.

A frase do dia

«Sócrates está pior para o país do que Carlos Queirós estava para a Seleção», Luís Filipe Menezes, presidente da CM de Gaia, jornal I, 21 Outubro 2010

20 outubro, 2010

Seguro de vida e de morte

A «tia» Maria João Avillez dizia ontem num debate estranhar que em Portugal, fruto das medidas de austeridade, ainda não tivessem «incendiado carros», até porque, prosseguiu a senhora, «por muito menos, a França está virada do avesso». A digna jornalista é bem mais velha do que eu e deve conhecer o país em que vive. Aqui, salvo ameaços pontuais, dificilmente estala o verniz. O povo é mesmo sereno. SweuTalvez seja, ao mesmo tempo, o nosso seguro de vida e de morte.

Golpe de teatro no Brasil?

Quando a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras parecia decidida, eis que surge um facto extra-campanha que pode ter «o efeito Marinha Grande», tal qual aconteceu com Mário Soares, nas presidenciais de 86, em que partiu com atraso e acabou por derrotar Freitas em «photo-finish».
José Serra foi hoje agredido, com um objecto na cabeça, durante um acto de campanha no Rio de Janeiro, alegadamente por partidários da candidatura da sua adversária Dilma Roussef. A dramatização foi imediata, tendo Serra comparado a «tropa de choque do Partido dos Trabalhadores», de Lula e Dilma, às «tropas de assalto dos nazis». Ós dias que faltam até dia 31 de Outubro prometem tudo menos política e se calhar uma reviravolta nas intenções de voto.

A ideologia apaga-se um pouco mais

O futebol tem coisas do arco da velha. No início da temporada Jesus era a ideologia da nação encarnada e Roberto a «maçã podre» do plantel, responsável por todos os males e pelas primeiras derrotas. Hoje, em Lyon, 2 meses depois do início da temporada, os valores invertem-se. O crédito de Jesus começa a esgotar-se e Roberto afirma-se como um guarda-redes capaz, com reflexos invulgares e protagonista de defesas espantosas. Quase ao nível de Moretto. Ainda assim o Benfica perdeu e complica a passagem à fase do «mata-mata» na Champions.

19 outubro, 2010

A revelação do dia

«Maioria das mulheres não sabe engravidar», manchete do jornal «Metro», 19 Outubro 2010

Choque luminoso

Tive de ler duas vezes o rodapé que passava num dos canais 24 horas: «iluminações de Natal em Lisboa vão custar quase 846 mil euros». Como disse? Para piorar o cenário a ideia foi do vereador Sá Fernandes, essa luminária da autarquia da capital que em altura de aperto protagoniza um verdadeiro choque luminoso. Para descansar o munícipe, ainda boquiaberto, sabe-se também que o valor será pago na totalidade apenas no próximo ano. Muito mais tranquilizador. Mais endividamento, como se o que existisse fosse pouco...

O melhor é habituarem-se!

Com o seu eterno ar de cabeleireira de bairro, Maria João Rodrigues, ex-ministra do Trabalho de Guterres, entre 1995 e 97, disse hoje, durante uma conferência, que se este orçamento for aprovado «os próximos serão muito piores». Com esta simplicidade e contundência. Ao melhor estilo dos seus «compagnons de route», Vitorino, com o «habituem-se», ou do próprio Guterres, com o «é a vida».
Mais uma sentença, com uma leveza tão natural como a nossa sede, típica dos que já por lá andaram, contribuíram com uma pazada para aumentar os escombros em que estamos soterrados e depois trataram da vídinha nas prateleiras douradas de Bruxelas ou encerrados em inacessíveis gabinetes de docentes universitários, quais torres de marfim.

A pedido de muitas «famílias» e alguns banqueiros

A pedido de muitas «famílias» e alguns banqueiros, o PSD vai viabilizar, pela via da abstenção, o Orçamento. O guru espiritual de Passos Coelho, o ex-MAI Ângelo Correia, já anunciara ontem na TV o veredicto da nação social-democrata. É precisamente Ângelo que ao mesmo tempo reconhece que «Sócrates é um grande artista», dificilmente destrutível, mas que considera que este encolher de ombros do PSD vai relançar definitivamente o presidente laranja para S. Bento. Não estou assim tão certo. A contestação, para já, só se vê nas paginas dos jornais e nos ecrãs de televisão. A rua está calada e as sondagens, em que PS e PSD, surgem empatados (e não me venham falar de estudos de opinião manipulados), constituem um verdadeiro case study a nível planetário. Se eu fosse Passos Coelho estava preocupado porque não descolo de um primeiro-ministro que lidera um governo que dizem estar moribundo. Estará mesmo?

18 outubro, 2010

A frase do dia

«Teixeira dos Santos recomendou, para enfrentar a crise, vida "frugal" e "sóbria". Porque não recomenda frugalidade ao Estado (do qual é "director financeiro"), que continua a viver acima das posses?», Camilo Lourenço, Jornal de Negócios, 18 Outubro 2010

Sport Lisboa e Mineiros do Chile

O Benfica organizou hoje um almoço com o embaixador do Chile em Lisboa para homenagear os mineiros resgatados na Mina de San José, no deserto do Atacama. Recorde-se que o Benfica é uma Sociedade das Nações em termos de futebolistas, mas por acaso não tem chilenos. Já o rival da segunda-circular tem dois. Posto isto, esta cerimónia só pode ter sido para reforçar os laços com o Sporting, que qualquer dia, dadas as boas relações entre os respectivos presidentes, ainda se funde com o rival da Luz. Uma espécie de PSD e CDS à direita, para combater o hegemónico PS, leia-se FC Porto, à esquerda.

17 outubro, 2010

O cúmulo da originalidade viária

A notícia das SCUT, que já o deixaram de ser, mantendo apenas o nome, já atravessou a fronteira. A imprensa galega fez eco da «trapalhada», tendo o caso alcançado o interesse dos «media» nacionais do país vizinho. «Portugal introduz a portagem mais cara e caótica do mundo», titula o «El Mundo». Para ler aqui.

Foi você que pediu uma depressão colectiva?

Passar os olhos pela imprensa e assistir aos telejornais das 8 é, hoje por hoje, um exercício de auto-flaglação e um convite à depressão colectiva. Austeridade, poupar, crise, pobreza e fome, são as palavras mais escutadas. Os «especialistas» em gestão de orçamentos domésticos não páram de dar dicas aos portugueses, quando boa parte deles não conseguem esticar o que é impossível de esticar. Perante este cenário, o sector da psicologia não vai ter mãos a medir nos próximos tempos. As consultas low-cost, necessariamente.

O porta-voz de Belém

A alta voltagem que Marcelo transmite durante as suas homilias dominicais é contagiante. Mesmo depois de ter passado uns dias em Moçambique e ter regressado hoje a Lisboa, o homem está a par de tudo e até garante que Cavaco anuncia a sua recandidatura no próximo dia 26 de Outubro, às 20 horas, no Centro Cultural de Belém. A ser verdade é estranhíssimo que o Palácio de Belém tenha «escolhido» o professor para anunciar a mais que previsível notícia. Marcelo porta-voz de Belém?

16 outubro, 2010

Tsunami fiscal

Apesar de tarde, a más horas e incompleto, lá acabou por sair a proposta orçamental. Teixeira dos Santos e o seu siamês, Sócrates, prepararam um tsunami fiscal que vai varrer a população portuguesa em 2011. Vai tudo a eito. Produtos tão diversos como os sumos, a marmelada e , pasme-se, os pensos higiénicos também sofrem com o transversal agravamento fiscal.

Não há pontes grátis

O Governo pretende acabar com a isenção do pagamento de portagens na Ponte 25 de Abril durante o mês de Agosto, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2011 entregue na Assembleia da República. Mesmo para os que não têm dinheiro para ir para o Algarve, vai ficar mais caro uns dias de praia na Costa da Caparica. Com um Orçamento tão insaciável em termos de receitas, é melhor ver à lupa o documento para verifica se o acto de sair à rua não passará a ser taxado.

A frase do dia

«Os governos de José Sócrates foram o maior desastre que se abateu sobre o Algarve desde o terramoto de 1755», Mendes Bota, presidente cessante do PSD-Algarve, Agência Lusa, 16 Outubro 2010