No dia em que foram conhecidos os desastrosos resultados dos nossos «cérebros» nos exames nacionais, a ministra da Educação diz em entrevista ao semanário do Balsemão que, por achar que «as reprovações não são benéficas», quer acabar com os chumbos. A medida é inspirada nos desenvolvidos modelos educativos nórdicos e visa ministrar aulas de acompanhamento aos alunos com maiores dificuldades, mas nunca, jamais, em tempo algum, confrontá-los com algo tão normal como seja uma reprovação. A escritora/ministra Isabel Alçada tem, de facto, um ar estupidamente «cool», mas continua, a papel químico, a obsessão estatística demonstrada por pela sua antecessora, «Milu» Rodrigues. E nada de traumatizar os jovens, ferindo-os na sua sensibilidade. Qualquer dia passa a ser voluntária a frequência escolar. Havemos de chegar longe.
31 julho, 2010
Memórias de um «gato constipado»
A «menina da rádio», também conhecida por Cândida Almeida, quebrou o seu precioso e tranquilizante silêncio para afirmar que o caso Freeport pode ser reaberto, contrariando o seu superior hierárquico, o PGR, que negou essa possibilidade. Começo a ter saudades dos dislates do antecessor de Pinto Monteiro no cargo, Souto Moura, apodado de o «gato constipado».
Monólogo do Costa
Irrepetível. Ricardo Costa foi uma verdadeira locomotiva que levou tudo à frente no «Expresso da Meia Noite», na SIC-Notícias. O tema era o Freeport, e as perguntas que não foram feitas ao Primeiro-Ministro, o que empolgou fortemente o jornalista de Carnaxide. Costa chamou cobardes aos procuradores que detinham o processo Freeport por não terem feito as perguntas a Sócrates e, revelando um bom conhecimento da rede de transportes da capital, até sugeriu que podiam ter apanhado o eléctrico 28 até ao Palácio de S. Bento. Os quatro convidados, ligados ao meio judicial, ficaram quase sempre em silêncio, atropelados pela torrencial e veemente argumentação do Costa. Surreal. Só ele sozinho deve ter falado uns 25 minutos dos 50 que tem o programa. Quem perdeu que procure ver a repetição.
Em Queluz tudo de novo
Algo está a mudar na TVI. A ministra do Trabalho, Helena André, esteve esta noite no canal informativo do canal de Queluz de Baixo para falar de políticas de emprego e outros temas associados. Longe vai o tempo, no consulado Moniz-Moura Guedes, em que todos os ministros socráticos davam negas para ir ao Jornal Nacional e a outros espaços informativos do canal. O vento mudou e eles estão a voltar.
30 julho, 2010
Mamona insaciável
Os jornalistas e demais locutores vão ter alguns embaraços garantidos nos próximos dias. Patrícia Mamona qualificou-se para a final do triplo salto nos europeus de atletismo que decorrem em Barcelona. A menina, que tem de facto um ar selvagem, como a foto documenta, promete ser um caso sério no atletismo, não escondendo a sua insaciável motivação para progredir: «Preciso que me piquem. Sou muito competitiva. Até nos treinos, peço ao meu técnico para correr ao meu lado, se não fico meio a dormir». Temos Mamona.
29 julho, 2010
Obama entre as mulheres
Obama tornou-se hoje no primeiro presidente norte-americano a aparecer num programa matinal de entrevistas. Aconteceu em «The View», da cadeia ABC. Rodeado de mulheres, Obama falou de temas sérios, mas não abandonou o habitual registo de responsável pai e chefe de família. As críticas são mais que muitas, inclusive do governador da Pensilvânia, que argumentou que uma aparição deste género desacredita a instituição presidencial. Já imaginaram o Cavaco mandar parar tudo e passar uma manhã no «Você na TV», com o Goucha e a Cristina Ferreira? Naaa....
FIF(i)A à portuguesa
De barba crescida, Carlos Queiroz foi entrevistado pela RTP, demonstrando a sua estupefacção pelo andamento do processo que lhe foi instaurado após os alegados episódios com a comissão de controlo anti-doping, na Covilhã. «Linchado» e lixado, o treinador meteu o dedo na ferida. O (ainda) seleccionador nacional diz, sem rodeios, que «o Estado» (sic), logo o poder político quer forçar o seu afastamento da selecção, mas afirma estar confiante na experiência do presidente da FPF, Gilberto Madaíl. Se a coisa der para o torto, para o seu lado, está bom de ver, Queiroz ameaça «recorrer à FIFA». Ah, os senhores de Zurique já tinham saudades de uma «caldeirada» envolvendo os simpáticos «tugas». Se o Queiroz mete o Sócrates ao barulho é que está o caldo entornado.
Há «bufos» no canal do Oliveira
Luís Filipe Vieira e Joaquim Oliveira cultivam um relacionamento estranho. Tão depressa andam aos beijos como à estalada. Ontem, aconteceu mais um episódio da contenda Sport TV-Benfica. Um «bufo» de serviço do canal do Oliveira achou bonito espetar na internet 8 minutos de uma conversa de café, perfeitamente inócua, entre o jornalista Rui Pedro Rocha e o comentador Pedro Henriques, em que estes gozavam com os frangos de Roberto e outras coisas, nada graves, que se podem dizer em privado e que realmente não foram transmitidas em directo. O Benfica, muito melindrado, saiu a terreiro para exigir um pedido de desculpas. A Sport TV abriu um inquérito interno e prometeu medidas disciplinares, não vá Vieira aborrecer-se e rescindir o contrato que tem com a Sport TV. 40 anos depois da morte de Salazar começo a duvidar que tenhamos aprendido algo de útil.
28 julho, 2010
7 euros para ver cimento
É confrangedor o desmazelo com que os nossos políticos tratam o património municipal e nacional. O Castelo S. Jorge, um dos ícones turísticos e da memória colectiva da capital, permanence degradado e sem atractivos para captar visitantes. Ainda assim quem o gere, a empresa municipal chamada EGEAC, acha que deve carregar no custo das entradas. O preço dos bilhetes para entrar no castelo subiu no início de Julho 40 por cento, de 5 para 7 euros, ficando apenas isento os residentes no concelho de Lisboa. A vista é de facto soberba e única, mas para ver cimento mais vale ficar cá em baixo, ao nível do mar, para apreciar os abortos urbanísticos que enxameiam a cidade.
Morte aos touros
A partir de 2012 os aficcionados tauromáquicos já não poderão ir à Catalunha assistir a touradas. A bela Praça Monumental de Barcelona (na imagem) ficará eternamente assim, sem público, ou então agonizará pela implosão. O Parlamento regional aboliu esta actividade, típica da cultura espanhola, o que mereceu forte repúdio de largos sectores do meio, acusando ser esta uma medida «ditatorial» e um recuo ao período do franquismo. A ânsia de independência dos catalães conhece mais um capítulo. A Catalunha é, cada vez mais, um país dentro de outro país, acentuando o distanciamento com o poder central de Madrid. O Estado espanhol continua a desagregar-se. Depois da língua, da selecção regional e do veto aos touros, o que se seguirá?
27 julho, 2010
Viciados na caridade
O flagelo dos incêndios ainda agora começou. Paira no ar o que se passou nos trágicos verões de 2003 e 2005. Pelo que leio ainda não somos auto-suficientes no combate às chamas, pese embora o governo dizer o contrário. A ajuda espanhola, que não se nega e é sempre bem-vinda, continua a ser um fantasma que paira nos céus portugueses. Não há volta a dar. Somos os eternos pobres com ambições de ricos, mas peritos em apelar para o sentimento de caridade dos vizinhos.
«Finalmente» e «sem surpresa»
Parabéns aos assessores do Primeiro-Ministro. Redigiram um discurso bem conseguido em que sintetiza o que se passou ao longo de 6 anos de investigação do processo Freeport e o seu desfecho: «finalmente» e «sem surpresa». Eu não diria melhor. A montanha pariu outro rato. O homem sobreviveu a mais uma. O pior é que se se habitua ainda vai achar-se politicamente imortal. A Justiça continua de rastos, veremos se no próximo dia 5 de Agosto, data prevista para a leitura da sentença do processo Casa Pia, não assistiremos à sua implosão.
Wikileaks, a garganta funda da internet
Durante os conflitos do século XX era preciso esperar anos ou décadas para que os historiadores pudessem aceder a informação secreta das partes em contenda. Na era tecnológica e do «Wikileaks» acabaram-se os segredos. Nem o todo-poderoso Pentágono tem mão na informação «top secret». A Wikileaks revelou 92 mil relatórios confidenciais sobre a guerra no Afeganistão e alguns deles fazem referência à guerra suja das tropas da NATO, responsável por muitas vítimas civis durante as operações para capturar os líderes taliban. O site anuncia que tem em seu poder mais um video comprometedor para as forças americanas. Mais uma substituição de comando à vista. Mais dores de cabeça para Obama. O Vietname revisitado.
26 julho, 2010
Luxo presidencial
O turismo espanhol recebeu ontem uma das melhores notícias dos últimos tempos. A família Obama vai passar 4 dias em Agosto num luxuoso resort, em Marbella. Para além disso, ainda irão almoçar com o Rei Juan Carlos a Mallorca. Quem por lá andar a veranear vai sofrer os constrangimentos da segurança, mas o nome daquela cidade da Costa do Sol vai ser escutada em todo o mundo. Um promoção à borlix que bem falta nos fazia.
Adeus e não voltes
Futebol é paixão, mas os sentimentos de quem gere o planetário negócio estão há muito arredados. Confrangedor, quase humilhante, a forma como o Real Madrid preparou a despedida de uma das maiores referências de sempre do clube, Raúl Gonzalez. 16 anos depois e muitos títulos acumulados, o clube merengue juntou 500 pessoas no Santiago Bernabeu para uma despedida que o «7» não merecia. Está visto que as festas hollywoodescas estão reservadas, não para os jogadores, mas para as grandes marcas mundiais, CR9, Beckham, Zidane, etc. Por isso Mourinho é coerente e recusou uma festença para a sua apresentação.
25 julho, 2010
As reflexões do grande líder Jardim
A festa do Chão da Lagoa deste ano teve como maior novidade o facto de ter sido realizada pela primeira vez na Herdade da Achada Grande, um terreno com uns monstruosos 720 metros quadrados, nas imediações do Chão da Lagoa, propriedade da sinistra Fundação Social-Democrata. O Ministério Público investiga o terreno para apurar se se confirmam as irregularidades administrativas e morfológicas do espaço.
Quanto ao discurso do grande líder, nada de especialmente novo. Apelos à revolução e ao saneamento nos meios de comunicação social que lhe são adversos. Sobre o PSD nacional Jardim disse que se não existir solidariedade que «passe bem». Passos Coelho deve ter suspirado de alívio por não ter sido convidado para o arraial madeirense.
Finalmente, Jardim também já alimenta um tabu sobre a sua recandidatura. Disse que vai fazer como Cavaco, reflectir com a família durante as férias. Acreditamos mesmo. Jardim não saberia o que fazer à sua vidinha sem estar na cadeira do poder da Quinta Vigia. Com ou sem tragédia de 20 de Fevereiro, iríamos seguramente aturá-lo mais 4 anos.É garantido.
Finalmente, Jardim também já alimenta um tabu sobre a sua recandidatura. Disse que vai fazer como Cavaco, reflectir com a família durante as férias. Acreditamos mesmo. Jardim não saberia o que fazer à sua vidinha sem estar na cadeira do poder da Quinta Vigia. Com ou sem tragédia de 20 de Fevereiro, iríamos seguramente aturá-lo mais 4 anos.É garantido.
O Contador de Alberto regista três vitórias
Foi inaugurado ontem, com grande pompa e circunstância o Centro de Alto Rendimento de atletismo, no Jamor. Mais vale tarde do que nunca, mas veio com 20 anos de atraso. A Espanha vai colhendo desde o início do século os frutos da formação da década de 80 e 90. Contador é mais um saído da fábrica de campeões. Lá para 2030 os nossos campeõezinhos de laboratório também vão começar a sair da casca. Para já estão ainda na incubadora. Tenham paciência.
24 julho, 2010
O professor que odeia «vampiros»
O tempo começa a dar razão aos que acham que Queiroz não é flor que se cheire. Agora, depois do escândalo no aeroporto com o comentador Baptista, parece que insultou os «vampiros» que, dentro da lei, foram tirar sangue aos nossos seleccionados para o mundial durante o estágio na Covilhã. A concretizar-se o teor do inquérito que vem nos jornais, este seria o alibi perfeito para a Federação prescindir do professor, invocando justa causa. Mais um motivo para afirmar que Queiroz nunca devia ter saído de adjunto de Ferguson no Manchester United. Portou-se mal, é certo, mas agora querem fazer-lhe a folha. Isto ainda acaba no tribunal.
23 julho, 2010
«Frangos» de pré-temporada
Passos Coelho até estava a andar bem, até que trouxe à liça a questão da revisão constitucional e expôs, com maior clareza, o seu pendor liberalista. Hoje, algures no Alentejo profundo, deixou escapar uma que o torna igual ou pior que os restantes, os que lá estão e os que lhe antecederam: «Não estou preocupado com as sondagens». Está bem, abelha. Alfredo Barroso é que dizia no outro dia, num debate nocturno, que o presidente do PSD está parecido com o novo guardião do Benfica, Roberto:«em cinco jogos de preparação já deu para aí três "frangos"». Uma observação que peca por algum exagero e humor, diga-se. Certo é que Passos é ainda um líder por consolidar. E quando apresenta algo de novo, o país treme e começa a não perceber o ruído que se gera. Sócrates parece um político morto-vivo, mas ainda não deu as últimas. A determinação do «animal feroz» pode, um destes dias, levâ-lo a sair dos cuidados intensivos. Prognósticos só no fim do jogo.
Arma de arremesso
Só depois de ver a imagens é que acreditei no que lera. Hugo Chavez interrompeu umas declarações de Maradona no Palácio presidencial de Caracas para anunciar «urbi et orbi» que a Venezuela suspendia as relações bilaterais com a Colômbia, depois de Bogatá ter acusado Chavez de proteger a guerrilha das FARC. Não contesto os argumentos de Chavez, mas sim o cenário do acto, aproveitando a presença de um dos melhores jogadores da história para fazer o anúncio. Meio embaraçado, Maradona disse posteriormente que o «povo colombiano não tem culpa», mas já foi tarde. O engenho de Chavez transformou «El Pibe» em arma de arremesso. Sócrates ao pé deste ainda está no liceu.
De boa saúde à custa dos desprotegidos
Os bancos portugueses estão de boa saúde e recomendam-se. Parece que passaram com distinção nos testes de stress a que foram submetidos. O BPI, a instituição do sr. Ulrich, foi a que melhor performance obteve. Os clientes bancários, como eu e você que lê este post, que se preparem para continuar a ser esmifrados.
22 julho, 2010
Hipertrapalhada
Esta do governo possibilitar às autarquias manterem os hipermercados abertos das 6 da manhã à meia noite é de bradar aos céus. Diz o executivo que aumenta os postos de trabalho, mas é também provável, com a política de contenção do patronato, que esta medida contribua para o disparar dos divórcios. Ninguém nas associações que defendem os valores da família se revolta? Ou só se mobilizam contra o aborto?
Lágrimas de presidente à beira da reforma
A 5 meses de sair do Palácio do Planalto, Lula deu uma entrevista à TV Record e emocionou-se até ás lágrimas, ao melhor estilo Sampaio. O video está aqui. À atenção dos assessores de Cavaco. É capaz de dar votos para recandidatos presidenciais.
Estaremos a ser governados por uma lapa?
«O único mérito do Primeiro-Ministro é a sua capacidade inaudita de tentar convencer, agarrando-se ao lugar de uma forma muito intensa. Parece as lapas que nós tentávamos tirar da rocha com uma faca, para iscar quando íamos à pesca em São João. Era um isco excelente. Mas a lapa estava de tal maneira agarrada que, com um pequeno canivete, partia-se o canivete e a lapa ficava lá. Tinha que ser com uma faca muito rija. Está alapado ao poder, está cimentado ao poder», António Capucho, presidente da CM Cascais, Jornal de Negócios, 21 Julho 2010
21 julho, 2010
O «Rei dos Gnomos»
Apresento-vos o «Rei dos Gnomos» da Região Oeste, indiciado por ser o novo serial-killer português, à entrada do tribunal de Torres Vedras, altura em que levou umas belinhas e umas sapatadas dos familiares dos três jovens que alegadamente matou. De facto, não há verão português sem um conto de faca e alguidar. Este ano com muito misticismo à mistura. O «Nostradamus» da Lourinhã diz que o Mundo acaba em 2012 e que Portugal vai sofrer um tremor de terra a 8 de Agosto. Calha a um domingo, segundo o calendário. Fujam!
Vencido por um «filho da mãe»
O cancro derrotou o jovem judoca português Tiago Alves, aos 18 anos. No seu blog ippon for life regista na primeira pessoa as impressões dos seus últimos dias da vida. O «filho da mãe» do cancro venceu-o. Gone too soon.
20 julho, 2010
Debate par(a)lamentar
Teixeira Lopes do BE e Strech Ribeiro do PS protagonizaram mais um lindo momento da democracia portuguesa. Pouco faltou para andarem à lambada, na RTP-N. Felizmente já era quase meia noite e os meninos já estavam a dormir. Registe-se ainda a presença do deputado do CDS, João Almeida, que assumiu funções como presidente do Belenenses há um par de semanas. Pelos vistos não há incompatibilidade. Tudo na maior. Tranquilo.
Tá de chuva na Meteorologia
O aperto do cinto já chegou à Meteorologia. No Instituto que uns dias nos dá chuva e noutros calor a contenção atinge a folha de horas extraordinárias, as comunicações e...pasme-se, as impressões a cores. Qualquer dia lembram-se de cortar nos satélites e os responsáveis profissionais da Meteo vão passar a prever o tempo que vai fazer com base no dedo e nos famosos galos que mudavam de cor quando o clima se alterava.
O «el dorado» existe
A brincadeirinha do «Sol» no caso «Face Oculta», fez o jornal vender mais uns milhares de jornais, mas a justiça foi implacável: o director Saraiva acredita que o jornal tem estofo financeiro para pagar uma indemnização de 1,5 milhões de euros a Rui Pedro Soares. «Penso que não haverá problema por esse lado», disse. A tranquilidade que dá ser detido pelos fraternos amigos angolanos...
19 julho, 2010
Serviço público na saúde
O Instituto de Saúde Pública Dr. Ricardo Jorge divulga no seu site um estudo que é um autêntico serviço público em prol do bem-estar dos portugueses. A publicação da tabela da composição dos alimentos possibilita que se consulte o teor calórico e de gordura de coisas tão diversos como o abacate, a vitela, o feijão verde, a tarte de maçã, passando pelos hiper-calóricos gelados, as batatas fritas e a coca-cola. A observar com atenção e a replicar em corrente nos vossos endereços, em vez de perderem tempo a fazer «send» em mensagens perfeitamente cretinas e inúteis que atafulham diariamente as nossas caixas do correio.
O tiro do pistoleiro Contador
Declaração de interesses prévia a este post: detesto franceses. Feita a advertência constata-se que um país que leva 25 anos com a azia de nenhum dos seus ganhar o Tour de France, alimenta um ódio de morte a todos os outros que chegam ao degrau máximo do pódio nos Campos Elísios. Foi assim, 7 vezes com Armstrong, e prepara-se para acontecer o mesmo com Contador, pela terceira vez. O espanhol foi hoje assobiado, em Luchon, quando recebeu a camisola amarela porque, segundo os arautos do fair-play, devia ter esperado pelo anterior líder, o luxemburguês Schleck, atrasado por um problema mecânico. Não esperou. O desporto também é feito destas contingências, em que a sorte de uns, é o azar dos outros. Dores de cotovelo à parte, frisar que a nação espanhola está imparável em termos desportivos. A fornada de campeões está para durar.
18 julho, 2010
Pó de palco
Conta a reportagem da TSF no Super Rock Super Rock que muitos dos que esperam que Prince e Ana Moura subam ao palco do Meco estão com lenços e máscaras na cara para não inalarem a nuvem de pó que circula no recinto. Isto já para não falar na dificuldade de estacionamento das mais de 20 mil pessoas que demandaram a conhecida praia do concelho de Sesimbra. Mais valia terem ido fazer o concerto para o deserto de Marrocos. Ao menos lá havia espaço para estacionar os camelos. Então e o genro do senhor Presidente da República, organizador do evento, não acautelou estas situações?
«Frangos» que valem milhões
Ainda sem vários dos seus titulares habituais, em gozo de férias, o Benfica conquista o primeiro troféu da temporada, em Guimarães, e confirma a veia goleadora da temporada passada. Motivo de preocupação é o número de golos encaixados, 6 em 2 jogos, praticamente metade dos quais com responsabilidades para o novo guardião dos encarnados, o espanhol Roberto, contratado por uns estratosféricos 8 milhões de euros. Se Quim não se inseria no perfil de Jesus para a baliza, veremos se o jovem Roberto confirma com os jogos a doer os reais dotes que terão levado à sua aquisição, caso contrário surgirá o primeiro foco de contestação.
Escorpião à espera de timing certo
O Costa é um freguês habitual aqui do tasco, mas há motivos para isso. Depois dos elogios na «Quadratura do Círculo», o edil voltou hoje a aconselhar os camaradas do partido a «porem os olhos» em José Sócrates, definindo-o como um exemplo de combatividade, determinação, coragem e inconformismo. O número dois do PS louva aqueles, como o primeiro-ministro, para quem as «derrotas nunca são antecipadas». Perante tantos elogios, uma de duas: ou já fez ou está para fazer. O Costa é um escorpião político em potência.
17 julho, 2010
Mudar para que fique tudo na mesma
Passos Coelho quer mudar a Lei Fundamental e dar ao Presidente da República a faculdade de demitir o Governo, sem ter que dissolver o Parlamento. A primeira ideia forte do líder social-democrata já suscitou ondas de choque no país, a começar pelo «menino guerreiro», Santana. Acho contudo que este é mais um número de ilusionismo do género de Lampedusa, «é preciso mudar alguma coisa, para que fique tudo na mesma». Quando as propostas concretas dos nossos políticos, especialmente os com aspirações a governar, passarem pela redução do número de deputados, a condenação implacável às práticas pouco transparentes da classe e pela reformulação dos critérios de recrutamento dos políticos que se sentam no hemiciclo, talvez seja hora de parar, escutar e...aplaudir. Até lá, siga o circo, tragam palhaços e acrobatas.
O Costa é um cara «legau»
Quando não convém, acontece sempre o mesmo. As notícias são transformadas em notas de rodapé. Então é assim: a próxima edição do Rock in Rio não vai pagar imposto, tal como não pagaram as anteriores. A autarquia lisboeta, como está a nadar em dinheiro, dispensa assim de encaixar cerca de 3 milhões de euros em taxas municipais. O Costa é um autarca que sabe olhar pelos mais desprotegidos. Haja saúde e o próximo que se sentar na cadeira do poder dos paços do concelho que apague a luz. Se o fornecimento não tiver sido já cortado.
Ódio de perdição
Não há margem para erro em Belém. A 6 meses de eleições presidenciais foi escolhido um cenário idílico, nos jardins da residência oficial do PR, para a entrevista de Cavaco na «Sociedade das Nações», com os saltitantes Rogeiro e Cabral. Especialmente agressivo no capítulo Europa, o Presidente não disse nomes nem moradas, mas apontou o dedo aos culpados da crise, sem os nomear, como que dizendo que eles andam por aí. Um dos visados será um político que com ele se reúne todas as quintas-feiras, no palácio rosa?
Correio do Cristiano
Está à beira de ser oficial. O «Correio da Manhã», campeão das vendas nesta aldeia chamada Portugal, vai passar a ter uma secção intitulada «Cristiano Ronaldo, família, amigos e namoradas», tal é a profusão de notícias e fotos sobre o craque. Já que agora se fazem teses de doutoramento sobre tudo e mais alguma coisa, era capaz de ser oportuno desenvolver uma investigação sobre o número de vezes que o nome do jogador do Real Madrid apareceu na primeira página do jornal da Cofina nos últimos anos. Uma brutalidade, certamente.
Subscrever:
Mensagens (Atom)