30 março, 2010
A eternização do líder que perdeu a graça
Confesso que já não me divirto como no passado com as entrevistas de Pinto da Costa. O homem envelheceu e os sórdidos episódios com a alternadeira Carolina e as escutas do «café com leite» e afins desgastaram-lhe a imagem e, porque não dizê-lo, a graça. Na mó de baixo o presidente do FC Porto tem incomparavelmente menos piada, fica nervoso, hesitante, previsível. O soundbyte da noite é que o Benfica ganha a «liga dos túneis». Deitar abaixo Luis Filipe Vieira e Rui Rio já não é propriamente uma novidade. Anunciar que se vai recandidatar a mais um mandato também já não abre telejornais. Pinto da Costa julga-se eterno, mas começa a meter dó.
PS: O país está como está muito por culpa do que o ecrã televisivo reflecte. Dois presidentes de clubes de futebol em horário nobre em dois canais de televisão e um presidente de um conselho disciplina no canal mais visto do cabo. Está tudo dito.
PS: O país está como está muito por culpa do que o ecrã televisivo reflecte. Dois presidentes de clubes de futebol em horário nobre em dois canais de televisão e um presidente de um conselho disciplina no canal mais visto do cabo. Está tudo dito.
A protecção bucal
Cristiano Ronaldo devia ter como sobrenome Midas, como o Rei. Em tudo o que toca, transforma em ouro. Agora é uma protecção que usa na boca, descoberta pelas câmaras de TV no passado domingo, que ameaça ser um produto de sucesso. Explicam os distribuidores do «brinquedo» que a contracção dos músculos que abrem e fecham a boca - ao morder a protecção - provoca um aumento da potência nos braços e nas pernas.
29 março, 2010
Uma vida loca, fora do armário
Nada que cause particular espanto, mas o cantor Ricky Martin reconheceu hoje a sua orientação sexual, sem tabus de qualquer espécie, em mensagem colocada na sua página na net: «Hoje aceito a minha homossexualidade como uma prenda que me deu a vida. Sinto-me abençoado». Agradece-se a sinceridade, mas o porto-riquenho revela a sua «natureza» numa altura cómoda, em que a sua carreira está perfeitamente consolidada e o factor homossexualidade até já se «vende» bem.
Iglo Hotel
Falta mais de uma semana para o concerto dos Tokyo Hotel no Pavilhão Atlântico, mas «iglo» multicolores já preenchem o exterior da sala de espectáculos da zona oriental de Lisboa. Aproveitando as férias pascais, várias dezenas de pré-adolescentes protagonizam a sua primeira experiência ao bom estilo «Woodstockiano». Não se se sabe o que pensam os «papás» ou se sequer se pensam algo, ou se têm ideia do paradeiro dos seus filhos. Para meditar.
28 março, 2010
Muita farra, pão e circo
O país anda mesmo carente de uma boa farra. Mas animem-se os mais sedentos. Tudo se conjuga para que Maio seja um mês de festa nacional, com muito pão e circo. O Benfica campeão, o Rock in Rio, o Papa em Portugal, se calhar algumas amnistias. Aproveitando a conjuntura de diversão, a central de comunicação informal do governo já deve ter em preparação uma campanha de recauchutagem da imagem do querido líder, para secar o campo de manobra do ainda fresco Passos Coelho.
A utópica «bomba atómica»
Os jornais anunciam que o Presidente recuperou os poderes de disssolver o Parlamento entre Abril e Setembro próximo. Tomara Cavaco, depois do «annus horribilis» que teve, que não falem muito dele, quanto mais pensar sequer na «bomba atómica». Tenham juízo e falem de coisas sérias. Sócrates está para durar e agora volta a confrontar-se com um líder da oposição sem representação parlamentar. É a vida!
27 março, 2010
O outro «Plastic man»
Ruptura radical. A «velha» dá lugar ao «handsome» social-democrata. O «Obama» negro do PSD que ousou «mudar» e que vê o partido cair-lhe nas mãos. É sintomático que a sede de candidatura de Passos Coelho se localize em frente à residência particular de José Sócrates. No fundo, são dois posters da política portuguesa que se confrontam a partir de agora. Um deles já muito gasto e algo rasgado, o outro acabadinho de sair da impressão, mas com pouco carisma. Como o meu chapéu se o «plastic man» laranja chegar a S. Bento. É para ir queimar em lume muito brando até à implosão do socratismo.
26 março, 2010
Investida monárquica
Agora foi no Parque, tendo por privilegiada testemunha o erecto «piralau» do Cutileiro. Eles «andem» aí...
25 março, 2010
Uma má «ideia» à «hora do jantar»
O tribunal de Matosinhos condenou esta quinta-feira a 16 anos de prisão o homem que, em Maio de 2009, sufocou a filha com um cinto de roupão. João Pinto matou a filha, Maria João, a 28 de Maio do ano passado. A menina tinha sete anos e o crime ocorreu depois de o pai a ter ido buscar à escola e ajudado a fazer os trabalhos de casa. Invoca a meretíssima juíza que a pena não foi mais elevada por não se ter provado a tese da premeditação e fundamenta:«Não houve planeamento do homicídio. Foi uma ideia que lhe surgiu pela hora do jantar», referiu a juíza-presidente durante a leitura da sentença, acrescentando que «o tribunal ficou sem saber qual a motivação».
Por bom comportamento, João Pinto deverá cá estar fora daqui a 10 anos. A sociedade vai-se encarregar de fazer o que a justiça, incompreensivelmente, não faz, ou seja, condenar exemplarmente.
Por bom comportamento, João Pinto deverá cá estar fora daqui a 10 anos. A sociedade vai-se encarregar de fazer o que a justiça, incompreensivelmente, não faz, ou seja, condenar exemplarmente.
As várias faces do PEC
O PEC, hoje aprovado pelo bloco central informal, tem dado azo a muitos trocadilhos. Ontem circulava um a dizer que era o plano para....sodomizar (não sei se me faço entender!) contribuintes. Hoje, Paulo Portas, para não suscitar comentários laterais, inventou outra: O plano para esfolar contribuintes. Imaginação fértil.
A frase do dia
«A crise grega pode transformar-se num tsunami que pode afectar Espanha ou Portugal», Viviane Reding, vice-presidente da Comissão Europeia, El Mundo, 25 Março 2010
24 março, 2010
Os imbatíveis campeões de futebol na secretaria
A justiça desportiva em Portugal é uma anedota. Um organismo da Liga entende que dois jogadores do FC Porto (Hulk e Sapunaru) agrediram stewards e merecem ser castigados com vários meses de suspensão. Um outro organismo, desta feita da FPF, entende que a penalização deve ser mais branda, 3 e 4 jogos, respectivamente, e uns trocos de multa. O FC Porto e Hulk vão pedir uma avultada indemnização e a impugnação do campeonato não está fora de hipótese. Mais um episódio do nosso futebol na secretaria, uma modalidade onde somos os imbatíveis campeões do mundo da asneira.
Revisão cirúrgica
Num momento especialmente oportuno, em que os «lampiões» estão inebriados com os triunfos da equipa divina de Jesus, Luís Filipe Vieira altera os estatutos para «defender o Benfica dos oportunistas». Daqui para a frente para ser presidente do «glorioso», só com mais de 33 anos e 15 anos de associado. Quem fez esta última reciclagem estatutária não estaria, certamente, a pensar em José Veiga e José Eduardo Moniz...
23 março, 2010
O vice desbocado
O vice-americano, Joe Biden é especialista em gaffes e hoje cometeu mais uma quando ao chamar Obama para discursar sobre o êxito da reforma sanitária sussurou ao ouvido do presidente: «this is a big fucking deal», algo do género, em português vernáculo, isto é um acordo do c...
Os indiscretos microfones captaram a inconfidência. O negócio das t-shirts com a frase já começou a um módico preço de 17 euros.
VIDEO
Os indiscretos microfones captaram a inconfidência. O negócio das t-shirts com a frase já começou a um módico preço de 17 euros.
VIDEO
22 março, 2010
«Willy» Sócrates, a volta ao Magrebe em 3 dias
Estão a tornar-se célebres os périplos-relâmpago do Primeiro-Ministro e do seu séquito por terras do norte de África. O homem toma o pequeno almoço na Líbia, almoça na Argélia e janta na Tunísia. A deslocação à tenda do democrático líder Khadafi é que não podia faltar. Espera-se que Sócrates não tenha convidado o presidente da Líbia a visitar Lisboa, caso contrário vai ser um sarilho voltar a albergar a tenda, as raparigas da segurança e os animais que sempre o acompanham para onde quer que vá.
O candidato do assador de frangos
Como verdadeiro partido do povo, ao PSD não podia faltar o seu «Tino de Rãs». Castanheira Barros, o candidato outsider às eleições directas de sexta-feira, é uma verdadeira anedota. Depois do patético show de línguas no congresso de Mafra, o advogado de Coimbra disse ontem falar para todos os portugueses, «desde o professor universitário ao assador de frangos», passando pela «Maria», o «Joaquim» e a «Paulinha»(sic). Sim, o Castanheira Barros não se esqueceu das paulinhas deste país. O homem está verdadeiramente inebriado com o tempo de antena que desta vez está a ter. O que vale é que já fala pouco para voltar a reduzir-se à sua real insignificância.
Para espantar e mais tarde recordar
O pensamento político de Alberto João Jardim relativamente ao Governo da República ficou transfigurado depois da tragédia que assolou a Madeira no dia 20 de Fevereiro. O líder regional, numa daquelas declarações para mais tarde recordar, com a devida vénia do saudoso anúncio da Kodak, disse hoje, em declarações à beata Renascença, o seguinte sobre o Primeiro-Ministro: «Naquilo que eu vir que é justo, serei aliado de Sócrates, nem que seja contra o PSD». Para memória futura, emoldurem, sff.
21 março, 2010
Sob o signo da águia
2010 dificilmente deixará de ser o ano da águia. O final de Março marca a conquista do primeiro troféu, a Taça da Liga. Vitória sem mácula dentro de campo, apenas manchada pela violência e pela indisciplina dentro e fora das quatro linhas. Em registo irónico, saúda-se o esforço de alguns adeptos em contribuir para desmantelar o faraónico Estádio do Algarve com o arremesso de cadeiras e petardos. Por pouca sorte até a qualidade do material é deficiente. As cadeiras atiradas chegavam ao relvado partidas em dois.
Ódio sem fim, polícia à deriva
Mesmo perante um dispositivo policial brutal, não foram evitados mais incidentes antes da final da «taça da imperial», no Algarve. A violência vem em crescendo, na mesma proporção da escalada do ódio entre FC Porto e Benfica. Só multas não chegam. Jogos à porta fechada é capaz de ser o caminho a seguir.
20 março, 2010
Bico calado
O Primeiro-Ministro concede hoje uma entrevista ao «Jornal de Notícias», o periódico «amigo», do amigo Joaquim Oliveira. Sócrates dá a entender que nunca estará presente na tal comissão de inquérito parlamentar, mas que por escrito e nos debates quinzenais até é capaz de debitar algo previamente decorado sobre a temática. Quem se cortou à última da hora da tal comissão foi o próprio empresário Oliveira. Diz o «CM» que o homem bem se preparou com um «media training» e uns quantos figurantes, mas o balanço final foi desastroso. O patrão da Controlivest foi aconselhado a não ir e os seus advogados prepararam um comunicado à dita comissão alegando o seu direito à privacidade, como pessoa e empresário. Bem sucedido nos negócios, Oliveira não dá uma para a caixa quando abre a boca. Uma verdadeira desgraça.
Lavandaria Portugal
Esta iniciativa chamada «Limpar Portugal», que visa mobilizar a sociedade civil, bem que podia ser a metáfora perfeita para descrever um país a precisar de limpeza, de alto a baixo. Cavaco bem andou ao lixo, na companhia dos netos, a retirar entulho de uma mata em Sintra, mas o «cancro» é bem mais profundo. A coisa já não vai lá com limpezas avulsas e de um dia. O melhor mesmo é criar a «Lavandaria Portugal». Certamente não seria uma empresa com falta de trabalho.
19 março, 2010
Lello contra as objectivas indiscretas
José Lello mostrou a sua indignação porque um fotógrafo nas galerias captou algum conteúdo indiscreto do seu computador instalado no hemiciclo. O deputado socialista vociferou e chegou a fechar o PC com estrondo. O presidente da Assembleia da República é que não foi na cantiga do ex-dirigente boavisteiro ao afirmar que os computadores dentro do hemiciclo não são pessoais. Lello, reconhecidamente um «gamista» de carteirinha, foi lesto em meter o rabinho entre as pernas.
18 março, 2010
A antecâmara do sucesso
Marinho Pinto tem os dias contados na Ordem dos Advogados. O cerco aperta-se. Luis Filipe Carvalho é o mais forte candidato a sucedê-lo nas eleições de Novembro. Mais uma vez cumpriu, com distinção, o périplo da comunicação social. Também é preciso reconhecer que Rogério Alves, seu padrinho de candidatura e ex-bastonário, foi um bom professor. Está escrito nas estrelas que nos dias que correm, para se atingir o degrau máximo de qualquer instituição com visibilidade, é preciso levar com muitos focos luminosos e muito pó na cara. Faz parte do processo.
Mestre das entrevistas
O ex-cozinheiro Manuel Luís Goucha tem um programa de entrevistas na TVI24 onde, em breve, irá entrevistar a ex-primeira dama, Maria José Rita, e a actual, Maria Cavaco Silva. Segundo conta o «Jornal de Notícias», Goucha pretende entrevistar a própria mãe, Maria de Lurdes Sousa. Nada a opôr. Recomenda-se, apenas, uma declaração de interesses prévia, para não fazer o ridículo que as manas Avillez, uma delas de apelido Nogueira Pinto, fizeram numa célebre entrevista transmitida há um par de anos na SIC-Notícias.
Transferência galáctica nos «media»
Deve ir ganhar menos do que Cristiano Ronaldo, Kobe Bryant ou Fernando Alonso, mas acaba de protagonizar uma transferência galáctica no sector dos «media» norte-americanos. A jornalista Christian Amanpour vai deixar a CNN e será a partir de Agosto a apresentadora do programa «This Week», da concorrente ABC.
17 março, 2010
Aliança com asas
Fixem esta foto. Rui Rio e António Costa. Autarcas das duas maiores cidades do país uniram esforços e vontades e acordaram que o Red Bull Air Race se disputará, alternadamente, em Lisboa e no Porto. Rio e Costa são, para alguns aprendizes de «Zandinga», como eu, os putativos candidatos a primeiro-ministro dos dois maiores partidos portugueses. Daqui a uns dois anos, talvez menos, teremos que resgatar esta imagem dos arquivos fotográficos para fazer um «antes» e um «depois». De queridos amigos, a inimigos viscerais. Como se diz no pontapé na bola, a política é mesmo assim.
Camaleão «Trocas-te»
O «Trocas-te» continua a dar que falar. A «peça» da TVI mostra o «nosso» Primeiro, no day after da gafe, com a sua vertente amável para câmara filmar e a outra face, menos amável, que não seria suposto divulgar. A ver.
Dress code parlamentar
Vejo o deputado do BE José Soeiro em pleno hemiciclo, a usar da palavra, trajado com um polo russo acastanhado, com a inscrição «04». Se no Bloco se veste de forma alternativa, pelo menos quem dirige os trabalhos, e hoje a «fava» calhou à centrista Teresa Caeiro, devia chamar à atenção do senhor parlamentar para a infeliz indumentária escolhida.
16 março, 2010
José «Trocas-te»
Se o video que está alojado no YouTube não é uma manipulação, então este é, seguramente, um dos momentos do ano. Durante a apresentação da Estratégia Nacional para a Energia, José Sócrates foi chamado ao palco instalado na sala principal do Pavilhão de Portugal, pelo speaker de serviço que o apresentou como «José Trocas-te», o nome do conhecido boneco do programa humorístico «Contra-Informação», da RTP. Parece demasiado ostensivo para ser um lapso. Dizem que Sócrates não escondeu a irritação e a assistência não evitou o burburinho. Esta «voz-off» está mesmo a precisar de uma «lei da rolha» socialista. Se tudo correr normalmente, nos próximos 3 anos é melhor que o homem esqueça qualquer pretensão de prestar serviços a empresas do Estado.
15 março, 2010
O eterno pinga amor
Desportivamente as coisas não estão a correr bem, mas no foro (ou forno, como diria o coach Jesus) do coração, Pinto da Costa continua imbatível. A imprensa del corazón atribui-lhe um novo caso, desta feita com Fernanda Miranda, uma brasileira de 23 anos, que, como manda a tradição, o presidente do FC Porto levou até Santiago de Compostela, tal como já havia feito no passado com Carolina Salgado e outra conquista «zuca». Cada um tem a sua fé e devoção, mas a avaliar pelo desempenho dentro das quatro linhas, talvez fosse boa ideia rumar até Fátima.
Traumatismo cavaquista
Santana Lopes é um ser politicamente mal resolvido. Ainda padece, com pouca probabilidade de cura, de um duplo traumatismo cavaquista e sampaísta. Ora critica um, ora critica o outro. Sem piedade. O ex-PM lembrou-se de dizer que Cavaco, em tempos idos, também mandou uns quantos militantes para o olho da rua por delito de opinião. Não havia necessidade... A invenção da «lei da rolha» vai fazer com que as próximas duas semanas sejam passadas a falar desta alteração estatutária no PSD.
14 março, 2010
Condóminos sociais-democratas
O último dia do congresso do PSD, em Mafra, dedicado à votação de alterações estatutárias mais parecia uma daquelas enfadonhas reuniões de condóminos, em que ninguém se entende. Das propostas do «gangue santanista» apenas passou a que a partir de agora criticar os líderes do partido nos dois meses anteriores a um acto eleitoral passa a ser considerada uma infracção grave. Como ouvimos um comentador dizer, «o camarada Estaline está vivo e veste de laranja».
Passo(s) em falso
Mesmo a terminar o seu discurso, Passos Coelho ousou dirigir uma graçola a Jardim que teve efeito «boomerang». O acto saiu-lhe mal e, de imediato, o presidente do governo regional levantou-se e sentou-se ao lado de Rangel, em claro sinal de apoio. O partido não deverá fugir ao antigo líder da JSD, mas é garantido que os cerca de 5 mil votos dos militantes sociais-democratas da RAM já têm dono.
13 março, 2010
Memórias de 2005
Marcelo, sempre apareceu, e desafiou o partido a mobilizar-se para eleger Cavaco. Santana, sempre presente e a andar por aí, mandou uma indirecta ao PR, aludindo ao célebre artigo publicado no «Expresso». «Era esta a boa moeda, senhor Presidente?», acrescentou, citando a opinião de Cavaco que terá contribuído para a sua saída do Governo. Santana mantém o título de campeão dos aplausos nos congressos sociais-democratas. Os factos de 2005 ainda lhe estão atravessados na garganta.
12 março, 2010
Forte(s) na língua, fraco na pista
Por certo que se lembram dos lamentos do atleta Marco Fortes quando foi eliminado das Olímpiadas de 2008, em Pequim, na prova de lançamento do peso. Justificou o então atleta do Sporting que as qualificações começaram de madrugada e que devia estar-se era na caminha. O comentário custou-lhe um imediato bilhete de regresso a Lisboa e muitas mostras de solidariedade. Dois anos depois, nos mundiais de pista de coberta, em Doha, no Qatar, Fortes, agora no Benfica, voltou a quedar-se pela ronda de qualificações. Nem um ensaio válido na prova de lançamento de peso. O atleta admitiu a sua desilusão e confessou que tem tido «mais dias maus do que bons». Custa dizer, mas ele é a imagem da degradação do atletismo e, no fundo, do desporto português. Durante anos estivemos viciados nos isolados feitos de Lopes, Rosa e Fernanda. Agora ficar nos dez primeiros, diante da nata do atletismo mundial, já é um prémio de consolação. Afinal, o atletismo, como todas as modalidades à excepção do futebol, é tratado, por cá, como sendo uma actividade puramente amadora.
Já nem os congressos do PSD entusiasmam
Já nem os congressos do PSD são aquilo que sempre foram. Longos e emocionantes. Segundo o «CM», o evento deste fim-de-semana em Mafra pode decorrer apenas durante um dia, em vez dos dois inicialmente previstos. A proposta foi apresentada por Rui Machete aos responsáveis pelas candidaturas à presidência do partido. A hotelaria e a restauração da zona Oeste é que não vão ficar muito satisfeitas.
11 março, 2010
A frase do dia
«Não sei se (Sócrates) mentiu ou se não mentiu. Mas, se mentiu, nem acho que seja assim muito grave (...) mentira muito mais grave foi a que disse Durão Barroso, ao garantir que tinha visto as provas das armas de destruição massiva no Iraque», Inês de Medeiros, deputada do PS, comentando a alegada tentativa de compra da TVI por parte da PT, revista «Sábado», 11 Março 2011
Money, money, money
Teixeira dos Santos conseguiu o milagre de mobilizar a oposição contra a frase por si proferida, «money for the boys». O ministro das Finanças declarava a sua irredutibilidade para acrescentar na Lei das Finanças Locais uma verba para remunerações dos presidentes de Junta de Freguesia. Não se sabe se o ministro se referia aos milionários administradores da PT...
10 março, 2010
Finíssimo trato
É sabido que com o mal dos outros podemos bem, mas é reconfortante ver este video transmitido no «TVI 24», quando tanto se fala por cá na asfixia a vários níveis, para ver como é que os políticos, ainda por cima o PM Berlusconi e o titular da Defesa, de La Russa, lidam com os jornalistas em Itália. Lá, a humilhação e a manipulação acontecem às claras. Não concordam que Santos Silva comparado com os métodos do sr. La Russa é um menino de coro?
Um desastre Real
A segunda era dos galácticos deverá ter sido enterrada hoje. O golo de Cristiano Ronaldo não evitou a eliminação do Real Madrid pela sexta vez consecutiva nos oitavos de final, diante do Lyon de Lisandro Lopez. Os merengues vêem-se privados de disputar a final da Champions, agendada para Maio, precisamente no Santiago Bernabeu. Se em termos comerciais a época está a correr bem, desportivamente o desastre está à vista.
Subscrever:
Mensagens (Atom)