14 abril, 2009

O ditador de avental

O segredo mais bem guardado de Oliveira Salazar não era o seu caso com a jornalista Christine Garnier, mas o facto de ter sido maçon. A tese é defendida pelo juiz José da Costa Pimenta, no livro «Salazar - o Maçon», editado pela Bertrand. O título é provocativo e, para além de se denominar a maçonaria como a «nova fé» do Presidente do Conselho, abre-se o apetite ao potencial leitor, com a chamada na capa para «todas as provas ocultas» publicadas nas páginas interiores. Uma das «provas» que o magistrado defende com unhas e dentes é o facto de Salazar «ter deixado de se confessar e de comungar», o que atesta o seu «afastamento da Igreja Católica». Vai ser Best-seller, certamente.

A crise? Que a pague o vizinho!

O economista Silva Lopes personifica o típico português que aceita sacrifícios, desde que comecem pelo vizinho do lado. Relata o «Correio da Manhã», que o ex-governador do Banco de Portugal e ex-administrador do Montepio Geral, recebeu, em 2008, por quatro meses à frente da gestão deste último banco, gratificações do ano anterior no valor de 410 mil euros. Um belo exemplo que este senhor dá à sociedade, sabendo-se que há uns tempos propôs o congelamento de salários dos portugueses para fazer face à crise.

Está por aí o ministro Pinho?

* A economia portuguesa deverá registar este ano uma contracção de 3,5%, com paralelo apenas na recessão de 1975
* A Quimonda anunciou o lay-off de seis meses para 800 operários, sendo que 200 se mantém em funções e os restantes - com contratos a termo, serão dispensados a partir do final do mês de Maio
Fonte: dos jornais

O anti-talibãs

Carlos Queiroz apostou tudo no cargo de seleccionador nacional, tendo deixado o seu cargo de ajudante de Ferguson, no Manchester United. Está à beira de perder tudo. Dos melhores no trabalho de formação e planificação, Queiroz deixa algo mais a deixar como treinador principal, fazendo transparecer alguma falta de autoridade. As suas intempestivas «boutades» começam a dar para uma compilação: «limpar a porcaria», «levar os jogadores para a selva» e ontem, já sem barba, «o futebol português está cheio de talibãs», são dignas de figurar em destaque no friso que os jornais dedicam às frases dos outros. A verdade é que os talibãs continuam por aí e o professor, infelizmente para a selecção, vai perder o emprego, lá para o final do ano, quando for confirmado o nosso afastamento do Mundial 2010.

E o candidato é...Paulo Rangel!

O suspense foi tanto que mais parecia que Hitchcock se tinha instalado na sede do PSD. Possivelmente embaraçada com tantas recusas, e à falta de melhor, Ferreira Leite teve de socorrer-se da prata da casa. O jurista do Porto, Paulo Rangel, vai concorrer com Vital Moreira nas eleições de Junho. O mais engraçado é que Rangel vai ser uma espécie de «bombeiro de serviço», porque promete manter o cargo de líder do grupo parlamentar do PSD durante e depois da campanha para as europeias, até à posse como eurodeputado, em Julho. Tivesse o PS apresentado o candidato mais forte e o PSD teria um resultado miserável. No duelo Rangel-Vital, o equilíbrio de forças afigura-se mais apurado. Ainda assim, não desfazendo as qualidades de Paulo Rangel, mas considerando as mais recentes sondagens (que não são críveis que se alterem substancialmente em 2 ou 3 meses), o PSD deverá lutar para perder por poucos. Com Marques Mendes outro galo cantaria. Temos pena!!!

Um olho no burro, outro no cigano

Luís Filipe Vieira desceu à Terra, para dizer que o Benfica tem um treinador, o cigano, por mais um ano e que devolveu a estabilidade a um clube que não a tinha antes de assumir a presidência. Só não soube explicar como é que em 8 anos de «consulado» só conquistou um título de campeão nacional. Os habituais avisos à navegação tiveram, desta vez, um destinatário identificado. Não, não foram para Pinto da Costa ou Soares Franco, mas sim para o «engenheiro Paulo Fernandes», o dono do «Correio da Manhã», jornal que a entourage do presidente acha estar a fazer uma campanha (sempre a maldita campanha) contra o Benfica.
Bagão Félix, reformado e jardineiro nos tempos livres e Fernando Seara, o autarca que está louco por abandonar a terra das queijadas, têm um apetite voraz pela cadeira do poder da Luz. O afastamento da Liga dos Campeões podia precipitar eleições, marcadas para o mês de Outubro.