29 maio, 2011

Sábias palavras de um respeitável ancião

O ancião Soares disse hoje no Porto que «não é o momento para deixar cair José Sócrates». Não podia estar mais de acordo. Pode-se perfeitamente esperar pela noite de 5 de Junho...

A frase do dia

«Ainda vêm Madonna e Lady Gaga tirar uma foto com Sócrates», Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, TVI24 Online, 29 Maio 2011

Dúvidas existênciais

Os portugueses estão cheios de dúvidas quanto ao seu voto, pelos vistos até os pequenos como a foto documenta. Realmente estar dividido entre um mentiroso catedrático e um aprendiz de mentiroso que está a fazer a prova de aferição para entrar na universidade é verdadeiramente um desafio à existência de qualquer ser humano responsável. Vale moeda ao ar para desempatar?

Banco alimentar contra a indiferença

Isabel Jonet, a presidente dos 19 bancos alimentares portugueses, é uma daquelas mulheres com «eles no sítio». O seu projecto de ajudar o próximo voltou a bater este fim de semana o recorde de recolha de bens alimentares para os que mais precisam. E parece que registados já são mais de 300 mil concidadãos. Convidada especial na «homília» dominical de Marcelo na TVI, Jonet falou de forma serena e ponderada sobre um problema gritante que a todos devia inquietar. Diz a economista que depois do Verão, quando as medidas da «troika estrangeira» apertarem, ainda será pior. Jonet ainda disse o óbvio: se o Estado tivesse um planeamento estratégico como têm as empresas portuguesas, nunca aqui teríamos a chegado. A mulher até era capaz de dar uma boa gestora da causa pública. Se ainda for a tempo de figurar no boletim de voto de 5 de junho, a doutora tem o meu apoio.

A respeitável senhora odeia o Sócrates e prejudica Passos

Manuela Ferreira Leite odeia José Sócrates. O engenheiro é uma obsessão para ela. A velha senhora admite-o e voltou a fazê-lo ontem, no pior local possível, em plena campanha e ao lado do candidato do PSD que o quer derrotar. A ex-líder social-democrata, pediu desculpa a Passos, mas disse não estar à procura de um primeiro-ministro, mas sim ansiosa por ver Sócrates fora da política, nem sequer na oposição. Mais um contributo para reforçar que estas eleições são um plebiscito de resposta «sim» ou «não» para eleger Sócrates. É preciso ter respeito pela senhora, mas Ferreira Leite tem sido tudo menos fiel a Passos, para começar no facto de lhe ter negado um lugar nas suas listas no Parlamento, impossibilitando-o de dirimir debates quinzenais em S. Bento com o Primeiro-Ministro.

Visca el Barça!

A máquina trituradora da Catalunha voltou a fazer mais uma vítima na final da Champions, apagando do mapa o colossal Manchester United. Foram 3-1, podiam ter sido mais, numa das mais claras vitórias dos últimos anos. A melhor equipa do mundo, futebolisticamente falando, reside em Barcelona. Contudo, a equipa mais solidária e amiga do mundo também tem a sua morada no Nou Camp. Em nome da amizade, Puyol e Javi concederam a honra de levantar o caneco ao francês Abidal, que há três meses esteve a lutar pela vida numa sala de operações quando lhe extraírm um tumor no fígado. Dizer que o Barcelona é «mais do que um clube» não são palavras vãs ou slogans de marketing. Visca el Barça!