08 setembro, 2008

Lance de génio

Lance Armstrong, vencedor de 7 edições consecutivas da Volta a França, vai regressar em 2009 e correr o “Tour”, anuncia o jornal “VeloNews” no seu sítio oficial, citando fontes anónimas. De acordo com o “VeloNews”, Lance Armstrong vai correr pela Astana, formação liderada por Johan Bruyneel, que o conduziu a todas as vitórias no Tour (1999 a 2005), e não vai cobrar qualquer salário ou bónus. A revista Vanity Fair irá publicar, na próxima edição, a ser lançada no final do mês, uma extensa entrevista de Lance Armstrong, na qual o ex-ciclista confirma o regresso, também segundo a “VeloNews”. Armstrong, que travou e venceu uma dura batalha contra o cancro, completa 37 anos dentro de 10 dias. Com o ciclismo de rastos, e sem nenhuma figura de monta, o regresso de Lance seria, seguramente, para obter o 8º "Tour", tornando este registo inatingível nas próximas duas ou três décadas, pelo menos.

Disparate à vista

O presidente da Real Federacion Espanhola de Futebol, Angel Maria Villar, admitiu este fim-de-semana, em entrevista à Rádio Marca, uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha para o Mundial 2018. Depois da África do Sul, em 2010, e do Brasil, em 2014, seria o regressar do campeonato à Europa. Madaíl já tinha pensado nisso. Cavaco é que não gostou da ideia. Este Governo, como adora projectos megalómanos, vai embarcar neste, de certeza. Mais um disparate de colossais consequências.

Abrasivo calor com origem no Alaska

O tandem McCain/Palin já lidera nas sondagens, com uma média de 3 pontos percentuais à frente de Obama/Biden. Segundo os analistas, o «factor Palin» terá pesado na subida da candidatura republicana. A governadora do gélido Estado do Alaska, aqueceu a campanha, e de que forma. Os americanos e a América profunda veneram ultra-conservadores e enormes famílias. De preferência, se der para verter umas lágrimas. McCain é um herói de guerra que leva ao delírio qualquer um dos seus compatriotas e a vida de Palin tem os ingredientes de uma qualquer novela. A 2 meses de eleições, McCain é favorito. O balão de Obama perde fôlego, enquanto aumenta o seu arrependimento por não ter escolhido Hillary para o «ticket» rumo à Casa Branca. Mário Soares e a esmagadora maioria dos europeus vão corar de vergonhar se o seu candidato bege for derrotado. Mas a maioria da América, que reside nos Estados-chave, ainda é assim. Avessa à mudança.

País desigual

Portugal é o país da Europa com mais caixas multibanco, 12 mil, segundo dados do Banco Central Europeu (dos jornais)


1,7 milhões de portugueses ganham menos de 600 euros líquidos mensais (dos jornais)

A traição do subconsciente

O canal do Estado anda com malapata em relação aos nossos políticos mais relevantes. Primeiro foi o lamentável problema com o som durante a comunicação ao País de Cavaco Silva sobre o Estatuto dos Açores. Há pouco, no Telejornal, no insersor de caracteres apareceu a legenda «José Sócartes», quando o Primeiro-Ministro falava num acto público. Imperdoável. Abra-se mais um inquérito interno. Porventura o técnico de serviço pensou na «arte» do Sócrates para a comunicação, a imagem e a manipulação, ontem denunciada por Ferreira Leite. Traído pelo subconsciente...

A foto do dia

A finlandesa Marjanna Vare em acção nos Jogos Paralímpicos em Pequim

O incontinente verbal

O autarca da notícia em baixo, depois das cambalhotas do fim-de-semana, voou até Lisboa para uma entrevista de fundo na SIC-Notícias, com o inefável Crespo. A incontinência verbal de Luís Filipe Menezes é um diagnóstico médico seguro. Jurou estar ano e meio em silêncio, mas fala todas as semanas. Menezes já não sonha com a liderança do partido, mas jurou vingança aos que o fizeram capitular. Assim está o PSD. Uma rebaldaria. Sem futuro. À espera de perder por poucos e já a preparar o próximo congresso.