15 março, 2012

Domadores de homens

Está provado que um treinador ganhador tem primeiro que saber conquistar/domar um balneário de egos insubordinados, do que propriamente procurar transmitir a melhor estratégia táctica. Se os jogadores não querem, nada feito. Bastou ver o abraço com que os jogadores do Chelsea e do Sporting brindaram os seus novos treinadores, Di Mateo e Sá Pinto, depois das vitórias sobre o Nápoles e o City para a Liga Europa, para perceber que Villas-Boas e Domingos, por muita competência que tivessem, e têm, não iam dar a volta por cima. Mourinho, para além de condutor de homens, consegue domá-los. É neste ponto que reside o segredo do seu sucesso. Já agora parabéns ao Sporting. Contra todas as expectativas, eliminou uma das equipas mais fortes da Europa e pode chegar bem longe na Liga Europa. O sorteio é amanhã, na Suiça.

O milagre de Assunção

Pareceu milagre. Na altura em que Assunção Cristas começou a discursar no Plenário sobre a seca, abateu-se sobre Lisboa um violento temporal de granizo, com trovoada à mistura. Terá dado mais para destruir o que resta, do que propriamente ajudado, mas fica o registo da coincidência. Com dizem nuestros hermanos, «no acredito em brujas, pero que las hay, hay...»

A frase do dia



«António Mexia continua a ser o verdadeiro ministro da Energia em Portugal», Mira Amaral, presidente do Banco BIC, Negócios Online, 15 Março 2012