08 julho, 2007

A frase do dia

"Este mundo está um lugar cada vez mais perigoso.Parece que dizer uma piada já só vai ser permitido entre as paredes de nossa casa - e é se elas estiverem devidamente insonorizadas, não vá o vizinho de baixo ou o de cima ou o do lado sentir-se ofendido.Imaginem a gente a contar a última do Benfica, e logo o Ernesto, do 5.º esquerdo a bater-nos à porta prometendo queixa na Polícia, porque é sócio do "glorioso", daqueles que até tiveram direito a kit quando se inscreveram, e não admite que se brinque com coisas sérias", Alice Vieira, escritora, Jornal de Notícias, 8 de Julho

"Chama o Carmona"

Está ao rubro e a enveredar pelo lado mais reles da política, a campanha eleitoral para a CML. Um episódio "pimba" marcou este dia. Segundo o "Público", a empresa municipal Gebalis, que gere os bairros sociais da Câmara, fez propaganda de um concerto do cantor Toy, autor do hino de campanha e apoiante de Carmona Rodrigues, que nas anteriores eleições autárquicas concorreu pelas listas do PSD. Fernando Negrão exigiu de pronto a demissão do presidente da Gebalis, que integra as listas de Carmona, e promete enviar uma queixa para a CNE.
Parafraseando Toy e adaptando a sua música "Chama o António", o novo arranjo musical podia ficar assim: "se queres sair para curtir, chama o Carmona, chama o Carmona". O ex-presidente de Câmara reuniu o apoio de todos os actores, fadistas, cantores pimba, compositores e bateristas do país, facto que se estranha pelo simples facto de não se conhecer obra respectiva no plano cultural.

O lado obscuro da internet

A fazer fé num estudo que o DN de hoje antecipa, e que dará origem a um livro intitulado "O abominável mundo dos cibernautas", com a chancela da Gradiva, há menores que praticam sexo virtual na net a troco de carregamentos de telemóvel. Sessões de strip através de uma webcam pelo preço de 10 euros, transformados em saldos de telemóvel pelos "clientes" após passagem pelo multibanco mais próximo, é uma moda que alastra. Os autores, Renato Montalvo e Conceição Monteiro, compilaram centenas de diálogos em chats da internet e deixam uma pergunta pertinente quase no fim do texto: será que os pais de uma jovem de 12 anos sabem que ela anda no chat às 4 da manhã?
PS: Sinal de que as más notícias para os portugueses correm depressa como se de um rastilho se tratasse, aqui vai o link da edição digital do El Pais

O sexo e a cidade

Já se sabia que São Paulo (SP) era conhecida por ter o maior registo de homicídios do Brasil e por liderar o dinamismo económico naquele país. Nos últimos meses, um novo fenómeno está a tornar-se popular: chama-se "dooging" em "Sampa" (abreviatura de São Paulo e designação pela qual a cidade é conhecida). Mediante contacto prévio tido na internet, casais encontram-se num local público do centro de SP, e mantêm relações sexuais rápidas, ou "rapidinhas" para ir direito ao assunto, dentro dos seus veículos. O mais inovador no "dooging" são os voyeurs que, se assim o desejarem, podem assistir a esta orgia em directo e sem filtros e, se se proporcionar, juntar-se à "molhada". O "dooging" já tem uma comunidade constituída por cerca de dois mil entusiastas seguidores, mas a polícia paulista, guardiã da moral e dos bons costumes, está atenta a estas movimentações e promete levar à justiça sempre que houver "flagra".

5 vezes Federer

A imagem parece de dor e drama, mas, afinal, é de emoção pela vitória. Federer iguala Borg ao conquistar o quinto triunfo em Wimbledon.

A "catedral" do protesto

A política apresenta coincidências envolvendo primeiros-ministros que não podem deixar ninguém indiferentes. Senão veja-se: António Guterres foi entregar o prémio ao vencedor do master de ténis no Pavilhão Atlântico e foi assobiado. Invocou o "pântano" e desapareceu, exilando-se como "refugiado" de luxo. Durão Barroso foi à inaguração do estádio da Luz e o público não o poupou também. Fugiu para a presidência europeia, recompensa por ter sido o organizador da cimeira das Lages. Santana Lopes nem teve tempo para ser assobiado, Sampaio atirou-lhe a casca de banana e ele caiu redondo no chão. Ontem, também no estádio da Luz, Sócrates, ao entrar para a cerimónia das "7 maravilhas", recebeu mais um coro de assobios. Devem os primeiros-ministros deste país fugir do desporto como o Diabo foge da cruz? Presumimos que eles não acreditem em bruxas, "pero que las hay..."

Alô? É a Paris Hilton?

Shira Barlow era uma discreta e anónima estudante de uma universidade de Los Angeles, quando, por monumental coincidência, lhe atribuíram o antigo número de telefone de Paris Hilton. Resultado: os telefonemas não param de cair, 24 horas por dia, 7 dias por semana, a altas horas da madrugada. Mas parece que a jovem não se importa e até gosta. Todos temos direito aos nossos 15 minutos de fama, como dizia o criador da pop-art, Andy Warhol. E Shira está a aproveitá-los.





Prodígios da engenharia

As obras públicas em Portugal caracterizam-se por ser dispendiosas, demoradas e muitas vezes mal construídas e dimensionadas. Parece ser o caso da novel Ponte da Lezíria, ligando Carregado e Benavente, que hoje será inaugurada pelo engenheiro do Governo, Sócrates. Então não é que este projecto,com extensão de 12 quilómetros e que custou uns modestos 220 milhões de euro,s não permite que barcos tradicionais com mastros superiores a 20 metros a atravessem? Como diria o falecido Pessa: "E esta, heim?"


San Fermin

Com o espírito da "fiesta" de Hemingway em "la sangre", começaram ontem, em Pamplona, as festas de San Fermin. O primeiro "encierro", que durou 2 minutos e 40 segundos, terminou sem feridos com gravidade. A massiva afluência de público, muitos deles estrangeiros, obrigou a atrasar em 5 minutos a largada de touros, que começa pontualmente às 8 da manhã. Já hoje, domingo, a largada foi mais acidentada. Um touro com pouco sentido de orientação realizou diversas investidas provocando 5 feridos graves, 2 deles graves, por cornadas profundas.

O Big Ben no Tour

O Big Ben, Buckingham Palace e os jardins de Hyde Park, foram o enquadramento perfeito para o início de mais uma edição do Tour de France que, pela primeira vez, em 104 anos, principia em Londres. O fantasma do doping ensombra a prova que pela primeira vez não conta com o dorsal número 1 em corrida.