29 dezembro, 2009

Processo de abate em curso

O novo presidente da Câmara de Leiria já deve ter espiolhado as contas para perceber o «cancro» que constitui o «elefante branco» construído para o Euro 2004. Se em Aveiro pensam implodir o estádio local, também fruto da explosão demográfica de mamutes de cimento verificada nesse inesquecível ano para a nação valente e imortal, em Leiria pensam vender um imóvel que dá um prejuízo de 5 mil euros por dia. Coisa pouca.

Hooliganismo político

Durou pouco a travessia do «benzonca» e moderado João Tiago Silveira pela função de porta-voz do PS, substituindo essa inexistência chamada Vitalino Canas. João Tiago assume as funções de secretário de Estado da Presidência, um daqueles cargos políticos que não aquece, nem arrefere. Candidatos fortes para o apetitoso posto de voz do dono do Largo do Rato são os hooligans de serviço, Ricardo Rodrigues e Sérgio Sousa Pinto, recentemente elogiados em público por «il capo».

Crónica de uma lenta morte anunciada

É confrangedor ver como os jornais portugueses vão definhando. Os dados conhecidos hoje, compreedendo o período entre Janeiro e Outubro, indicam que apenas os títulos económicos e a revista «Sábado» resistem à hecatombe, permanecendo o «Expresso» e o «Correio da Manhã», apesar de terem perdido mais uns leitores, os navios-almirante da imprensa escrita nacional. Complicada está a vida para o império jornalístico de Joaquim Oliveira. A Controlivest afunda-se com o «24 Horas» e o »DN» a venderam uns ridículos, 27 mil e 34 mil exemplares por dia, respectivamente. A colagem ao Governo do jornal de João Marcelino não parece ter agradado aos que ainda se mantinham fiéis ao jornal da Avenida da Liberdade. A notícia da queda do «DN» surge no dia em que o periódico cumpre 145 anos e para comemorar a efeméride oferece uma garrafa de espumante aos seus leitores. Infelizes coincidências. Qualquer dia já nem dá para pagar os gastos com a electricidade na redacção.
Para finalizar uma menção honrosa para o «I». Para um jornal com menos de um ano, «tirar» mais de 12 mil exemplares por dia não é de menosprezar. O que acontece é que temos todos cada vez mais saudades da irreverência do «Independente» de Portas e Esteves Cardoso. Óh tempo volta para trás!

Há petróleo na Luz

Não consta que o sheik do Manchester City esteja interessado em adquirir o Benfica, o Estádio da Luz, o Media Market e a águia Vitória, mas Pinto da Costa lá deixou uma das suas picadas venenosas sobre a frenética contratação de jogadores por parte do rival da capital: «Se há petróleo em Lisboa, no Porto não há». Até pode passar a haver se se confirmar a milionária transferência do karate kid, Bruno Alves, para o Manchester...United. Pinto da Costa pode ter muitos defeitos, mas é um mestre na arte de negociar e vender por exorbitâncias jogadores banais, que até nem é o caso do ainda jogador do FC Porto.

A conclusão do dia

Ordem dos Médicos reitera que não existe tratamento para a homossexualidade, in TSF Online, 29 Dezembro 2009